Engenharia 360

Como Construtoras Podem Evitar Atrasos na Entrega de Obras?

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 29/11/2023 3 min
Imagem de Yury Kim em Pexels

Como Construtoras Podem Evitar Atrasos na Entrega de Obras?

por Simone Tagliani | 29/11/2023
Imagem de Yury Kim em Pexels
Engenharia 360

Precisamos admitir que o brasileiro, em geral, não tem boa fama quando a questão é o cumprimento de prazos. Mas podemos mudar essa realidade, não é mesmo? É importante que as construtoras façam o máximo de esforço para evitar atrasos na entrega de obras. Isso é o mínimo para atingir a satisfação dos clientes, manter a reputação da empresa no mercado e reduzir custos extras.

Lembre-se: atrasos podem comprometer o plano original e ainda acarretar penalidades contratuais e dificultar futuras parcerias ou participação em licitações públicas. O texto a seguir, do Engenharia 360, aponta quais as possíveis causas e como evitar atrasos na entrega de obras. Acompanhe as dicas!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Atrasos na Entrega de Obras de Construtoras
Imagem de Bhanu Prasad Pappuleti em Pexels

Quais são as principais causas de atraso na entrega de obras na construção civil?

Podemos começar este texto apontando como a primeira grande causa da maioria dos atrasos na entrega de obras na construção civil como sendo os problemas de gestão. Depois disso vem os custos inesperados (às vezes, inesperados já por conta dessa falta de planejamento), as condições naturais desfavoráveis (um coeficiente que não deve ser ignorado, por conta do avanço das mudanças climáticas), e barreiras burocráticas.

O relacionamento entre os membros trabalhadores das construtoras também é apontado por especialistas como algo que pode contribuir ou evitar os atrasos das obras, a depender da situação. Problemas de comunicação entre profissionais e equipes podem comprometer essa relação, essencial para garantir o fluxo de trabalho previsto. Isso ainda pode ter relação com uma má gestão. Só um planejamento bem detalhado desde o início da concepção do projeto pode minimizar ou até evitar atrasos na entrega de obras.

Atrasos na Entrega de Obras de Construtoras
Imagem de Mathias Reding em Pexels

Veja Também: Quais as maiores construtoras do mundo?

Quais são as principais recomendações para evitar a execução de obras em atraso?

O planejamento de projeto de Engenharia deve vir acompanhado de um cronograma detalhado. Também é recomendado que as construtoras trabalhem, ao mesmo tempo, um plano de gestão de crises com foco na qualidade, com sugestões de medidas e soluções caso esses atrasos ocorram; por exemplo, liberação de mais recursos ou contratação de mais mão-de-obra. Esse pacote "combo" de planejamento deve prever também como será preparado o canteiro; gerido os recursos financeiros, tecnologias, suprimentos, e contratações de profissionais e maquinário; além da realização do controle de estoque.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nesse cenário, um planejamento integrado, gestão de cronograma e sistemas de gestão de projeto deve ser a combinação certa para evitar atrasos na entrega de obras por parte das construtoras.

Agora, se mesmo assim ocorrem atrasos, o que fazer? Bem, pode ser preciso realizar um ajuste no cronograma de projeto e execução da obra, focando nos pontos críticos.

Atrasos na Entrega de Obras de Construtoras
Imagem de Bruno Charlier em Pexels

Confira mais medidas preventivas que as construtoras podem tomar para evitar atrasos na entrega de obras:

  • Elaborar um orçamento preciso.
  • Trabalhar com fornecedores confiáveis.
  • Ter reservas financeiras para emergências.
  • Manter um controle de estoque eficiente.
  • Contratar profissionais capacitados.
  • Realizar visitas frequentes à obra.
  • Não centralizar toda a responsabilidade da obra em uma só pessoa.
  • Garantir que a documentação esteja em dia.
  • Utilizar softwares e tecnologias de gestão para controle.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Money Times, Obra Prima.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo