Engenharia 360

COMO ASSIM? WhatsApp terá recurso de rastreamento em tempo real

Imagem padrão usuário
por Lucie Ferreira
| 19/04/2017 2 min

COMO ASSIM? WhatsApp terá recurso de rastreamento em tempo real

por Lucie Ferreira | 19/04/2017

Criado em 2009, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens para smartphones mais famoso do mundo. Os números divulgados pela companhia não negam: são mais de 1 bilhão de usuários, em mais de 180 países, que o utilizam para manter contato com amigos e familiares, em qualquer hora e lugar do mundo.
Embora a empresa tenha se juntado ao Facebook em 2014, ela afirma que continua operando de maneira independente, direcionando o foco em um serviço de mensagens de qualidade. Desde então, algumas novidades foram divulgadas, dentre elas uma ferramenta de rastreamento.

whatsapp 02 blog da engenharia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mais de 1 bilhão de pessoas usam o WhatsApp, em mais de 180 países (Foto: iGadgetware)

Como assim?

Parece coisa de stalker, mas o Live Location Tracking (ou rastreamento de localização em tempo real) permite aos seus contatos saberem onde você está em tempo real. Antes que o leitor fique preocupado com mais uma megacorporação violando a sua privacidade, vale dizer que o recurso virá desativado na configuração padrão.
A principal intenção do Live Location Tracking é compartilhar trajetos em um grupo. Imagine que você marcou um encontro para reunir alguns amigos e gostaria de saber onde cada um está, para não ser o primeiro a chegar e ficar esperando sozinho. Voilà! É para isso que o recurso serve – em tése, pelo menos.
Para funcionar, o rastreamento de local em tempo real precisa ser ativado pelo usuário. Com isso, suas atualizações poderão ser feitas a cada um minuto, cinco minutos e até indefinidamente, com a possibilidade de escolher quem poderá ver a localização.

whatsapp 01 blog da engenharia

O recurso de rastreamento só funciona se o usuário ativá-lo (Foto: Olhar Digital)

Faz alguns meses que a ferramenta está disponível na versão beta do WhatsApp (2.16.399 no Android e 2.17.3.28 no iPhone), ou seja, por enquanto apenas usuários selecionados podem testá-la. Ainda não há data oficial de lançamento.

Ferramenta semelhante

O WhatsApp já possui um recurso que possibilita compartilhar uma localização específica, acessado conforme o sistema operacional do aparelho. No Android, por exemplo, basta abrir uma conversa específica no app, clicar no botão de anexar (o clipe) e selecionar a opção Localização. Será exibida uma lista de lugares próximos, inclusive aquele em que estiver.
Fonte: Superinteressante, TechTudo e WhatsApp.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários