Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

5 áreas da Engenharia que talvez você não conheça

por Kaíque Moura | 09/12/2020
Copiado!

Existem algumas engenharias que ainda são um pouco desconhecidas no mercado de trabalho e no meio acadêmico.

Quando falamos sobre engenharia, logo vem em mente projetos, pontes, construções e uma enorme quantidade de cálculos. O que muitas pessoas não sabem é a quantidade enorme de campos que a engenharia dispõe em sua estrutura.

Óculos, compasso e lápis em cima de projetos.
Créditos: maisengenharia.altoqi.com.br

Talvez isso ocorra porque muitas pessoas não conhecessem de forma clara o conceito em si de trabalhar na engenharia. A UNESCO esboça que engenheiros trabalham com “compreensão, design, desenvolvimento, invenção, inovação e o uso de materiais, máquinas, estruturas, sistemas e processos para fins específicos”. Isso nos dá uma noção de quanta coisa a engenharia está envolvida. E tem áreas que muitas pessoas nem imaginam. Assim, hoje vamos conhecer algumas áreas ligadas à engenharia que talvez você não conheça.

Engenharia Biomédica

Esse campo da engenharia trabalha com a criação de projetos de produtos ou sistemas médicos, como por exemplo peças de substituição da articulação ou instrumentos de trabalho cirurgião. Ou seja, os(as) engenheiros(as) biomédicos irão projetar, criar e testar novos equipamentos. E essas criações podem ajudar a salvar a vida das pessoas.

Engenheiro no laboratório observando uma análise representando áreas da engenharia
Créditos: exame.com

Um detalhe curioso é que muitos engenheiros que atuam nessa área queriam ser médicos, mas entenderam que seguir nessa carreira lhes permitiria ajudar as pessoas e ainda explorar seu interesse no lado técnico da engenharia.

Engenharia Forense

O engenheiro forense é o profissional responsável pela investigação da real causa da falha em uma máquina, estrutura ou material e que tenha causado ferimentos ou danos materiais.

Engenheiro com notebook fazendo vistoria na máquina
Engenheiro Forense. Créditos: www.revistaferramental.com.br

Esses profissionais são chamados para investigar o motivo de um produto não estar funcionando conforme estabelecido, tornando possível melhorar o desempenho futuro. Eles geralmente se especializam em áreas específicas como mecânica, civil ou elétrica.

Engenharia de Petróleo

Para aquelas pessoas que curtem viajar e conhecer engenheiros de todo mundo, a engenharia do petróleo é uma excelente opção. Com os maiores assentamentos no Oriente Médio e na América do Norte, o setor de petróleo atrai engenheiros de todo o mundo.

Engenheiros conversando próximo a tubulações de petróleo e gás representando áreas da engenharia
Créditos: marcuspetroleoegas.blogspot.com

Uma das atribuições designadas a esses profissionais é analisar novas reservas de petróleo para calcular se sua exploração é lucrativa. Caso a resposta seja positiva vão de fato atuar nos nos poços e nas usinas de extração para tirar o óleo sob a superfície da forma mais segura e eficiente em termos de custo.

Engenharia de Mineração

Sabe-se que o mundo depende também dos combustíveis fósseis. E para essa área específica existe um profissional extremamente importante que é o engenheiro de mineração. Essa área da engenharia é para quem deseja abrir poços e minas subterrâneas , supervisionar a construção de túneis em minas subterrâneas e calcular a melhor maneira de transportar materiais escavados para usinas de processamento e refinarias. Manter os mineiros seguros é uma parte importante desta profissão.

Dois engenheiros conversando e apontando para máquinas
Engenharia de Mineração. Créditos: www.lgnpneus.com.br

De acordo com o State Bureau of Labor Statistics dos EUA, a expectativa é de que haja um crescimento na área de mineração de 6% entre 2014 e 2024. Este escritório também indicou que as oportunidades de emprego para engenheiros que ingressam neste campo são “favoráveis”.

Engenharia Naval

De acordo com o Serviço Nacional de Corridas do Reino Unido, os engenheiros navais são profissionais que “projetam, constroem, testam e reparam barcos, barcos, engenhocas subaquáticas, plataformas offshore e equipamentos de perfuração”.

Engenheiros de uniforme azul andando no porto de navios representando áreas da engenharia
Engenheiros Navais. Créditos: lannav.com.br

Algumas das tarefas dos engenheiros navais são: construir, manter navios e garantir que os motores e instrumentos a bordo funcionem com segurança. Da mesma forma, há oportunidades de viagens, pois eles precisarão visitar a perfuração offshore em outros países e regiões onde os navios estão sendo construídos.

Um detalhe curioso é que os engenheiros navais precisam ter uma certa resistência física, pois podem estar trabalhando nas casas de máquinas dos navios, onde costumam ser atingidos 50ºC.

E se você quiser conhecer um pouco mais das mais de 39 engenharias homologadas no Brasil, clique aqui!

Referências: O Petróleo.

E você? Se interessou por alguma das engenharias citadas? Conta para a gente!

Copiado!
Engenharia 360

Kaíque Moura

Graduando em Engenharia de Produção no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Comentários