Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Cinco áreas da Engenharia e seus melhores cursos, no Brasil e no exterior

por Luciana Reis | 06/04/2016
Copiado!

Antes, durante e até mesmo depois de nossa formação acadêmica buscamos informações sobre o curso e faculdade escolhidos. Guias especializados em vestibulares, feiras estudantis e pesquisas através da internet são algumas das formas de ter acesso a mais informações sobre o curso pelos futuros estudantes. E para auxiliar nesta tarefa são divulgadas pesquisas em que as faculdades são classificadas a partir de diferentes critérios. Um exemplo foi o rankingk divulgado pela Consultoria QS. Foram avaliados cinco cursos da área de Engenharia: Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Produção e Engenharia de Minas.

engenharia-mecanica-blog-da-engenharia

Imagem: Youtube



Os cursos foram avaliados nos chamados QS World University Rankings, com avaliação de cursos e instituições de ensino a partir de 42 diferentes temas, como a reputação acadêmica e no mercado de trabalho e o impacto e citações das pesquisas realizadas pelos estudantes. Para as conclusões são realizadas entrevistas com acadêmicos e profissionais – para esta pesquisa, na edição de 2016, foram realizadas entrevistas com 76 mil acadêmicos e 44 mil empregadores.
Entre os cursos, a Universidade de São Paulo (USP) aparece entre as 100 primeiras instituições de ensino em Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Produção, e na 36ª posição no curso de Engenharia de Minas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por sua vez, está entre as 100 primeiras colocadas entre as universidades com o curso de Engenharia Elétrica e Eletrônica. Confira a seguir mais detalhes sobre os resultados, de acordo com cada área:

1) Engenharia Química

No primeiro lugar do ranking do curso de Engenharia Química é o Massachustts Institute of Technology (MIT), seguida pelas também norte-americanas Stanford University e University of California, Berkeley (UCB). No top 10 estão ainda a Kyoto University, do Japão, e a University of Oxford, da Inglaterra.
Além da Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas aparece entre as 100 primeiras, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro entre as 150 primeiras colocadas.

engenheiro-químico-blog-da-engenharia

Imagem: Oli Scarff/Getty Images

2) Engenharia Civil

Em primeiro lugar novamente aparece o Massachustts Institute of Technology (MIT), seguido pela University of Cambridge, do Reino Unido e pela National University of Singapore, em Singapura. Entre as 10 primeiras universidades, destaque para a Delft University of Technology, na Holanda, e para The University of Hong Kong, na China.
A Universidade Estadual de Cammpinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão entre as 150 primeiras colocadas, enquanto a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estão nas primeiras 200 posições.

engenharia-civil-blog-da-engenharia

Imagem: jcnet

3) Engenharia Elétrica e Eletrônica

Na área de Engenharia Elétrica e Eletrônica o troféu vai para o Massachustts Institute of Technology (MIT), seguida pela Stanford University e, em terceiro lugar, pela a University of California, Berkeley (UCB). Ainda destacam-se a ETH Zurich-Swiss Federal Institute of Technology, da Suiça, e a Harvard University, dos EUA.
Entre as brasileiras há destaques para além da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que está entre as 100 primeiras. A Universidade de São Paulo está entre as 150 primeiras, assim como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aparece entre as 200 primeiras, assim como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

engenharia-eletricista-blog-da-engenharia

Imagem: Tesla Concursos

4) Engenharia Mecânica, Aeronáutica e de Produção

Esta área que engloba diferentes profissionais e especializações foi avaliada pela consultora e, em primeiro lugar, novamente destaque para o Massachustts Institute of Technology (MIT), seguido pelo Stanford University e pela University of Cambridge. O Imperial College London, no Reino Unido, e a National University of Singapore, em Singapura, estão entre as dez melhores.
No Brasil, destaque para a Universidade de São Paulo, entre as 100 primeiras, mas também para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre as 150 primeiras. A Universidade de Santa Catarina (UFSC), por sua vez, está entre as 200 melhores e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre as 300 melhores.

engenharia-aeronautica-blog-da-engenharia

Imagem: Info Aviação

5) Engenharia de Minas

A Engenharia de Minas é destaque na Colorado School of Mines, nos EUA, no Massachustts Institute of Technology (MIT) e na Stanford University, respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugares. Entre os 10 primeiros cursos destaque ainda para The University of Hong Kong, na China, e The University of Queensland, na Austrália.
Entre os destaques brasileiros, chama a atenção a posição da Universidade de São Paulo (USP), na 36ª colocação. Também aparecem no ranking, entre as 100 primeiras instituições de ensino na área, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

engenharia-de-minas-blog-da-engenharia

Imagem: Divulgação


Quer ver ainda mais detalhes do ranking? Confira no site da Consultoria QS, onde é possível filtrar a pesquisa de acordo com a área e região.
Referências: Exame, QS World University Ranking

Copiado!

Comentários