Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Cientistas descobrem como produzir petróleo a partir do esgoto

por Jennifer Evaristo | 07/12/2016
Copiado!

biocru-blog-da-engenharia
A formação do petróleo é feita pelo processo de decomposição de matéria orgânica como algas, restos vegetais e de animais marinhos ao longo de milhões de anos. Porém, um grupo de cientistas conseguiu imitar esse procedimento um laboratório e gerar esse mesmo processo em minutos.
Esse grupo é de pesquisadores do Pacific Northwest National Laboratory (PNNL), do Departamento de Energia dos EUA, e descobriu como transformar o esgoto em petróleo, provando que é possível encontrar novas fontes de energia sem combustíveis fósseis.
biopetroleo-blog-da-engenharia
Para desenvolver esse procedimento, os cientistas reproduziram a liquefação hidrotérmica (HTL), que é uma tecnologia que imita as condições geológicas utilizadas pela Terra na criação do petróleo bruto. O resultado disso foi nomeado de óleo biocru ou biopetróleo. Esse petróleo é semelhante ao do solo, porém há uma pequena quantidade de água e oxigênio misturados.
petroleo-blog-da-engenharia
Refinando o óleo, é possível produzir etanol, gasolina ou diesel; já em larga escala, traria a resolução de dois problemas: o biopetróleo pouparia a exploração de jazidas de petróleo mundo afora, eliminando a necessidade de tratamento, transporte e descarte do esgoto das cidades, além da produção de combustível útil.
Segundo o grupo, a cada 1.100 litros de esgoto é possível fazer um barril de petróleo com cerca de 160 litros. A tecnologia foi criada pela Genifuel Corporation, e em parceria com autoridades canadenses panejam construir uma fábrica piloto. Veja abaixo o vídeo para conhecer um pouco mais:
https://www.youtube.com/watch?v=vrJwtx8NVL4

Copiado!

Matérias Relacionadas

Comentários