Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Falcon Nest e Antilia: qual é a maior e qual é a mais alta casa do mundo?

por Simone Tagliani | 18/11/2020
Copiado!

Cada ano surgem mais e mais arranha-céus, cada vez mais altos e com volumes mais ousados. Mas a arquitetura de casas também pode surpreender.

Desde sempre, o homem tem uma verdadeira fascinação por ultrapassar barreiras. Já na antiguidade, ele tentava atingir novas marcas para a arquitetura – o maior monumento, o maior edifício e mais. Um importante exemplo disso é o conjunto de pirâmides do Egito. Mas, neste texto, vamos apresentar outras duas construções realmente surpreendentes: a casa mais alta do mundo e a maior casa do mundo. Confira!

Falcon Nest House , a casa mais alta do mundo
Falcon Nest House (imagem extraída de Home Crux)

Falcon Nest: a casa mais alta do mundo

Localização

Em primeiro lugar, vamos falar da Falcon Nest. Ela é conhecida como a casa mais alta do mundo. Seu terreno fica localizado perto de Prescott, a uma hora ao norte de Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, em uma região de lindas vistas, próximo ao marco chamado de Thumb Butte. Tal edificação tem dez andares de altura e foi construída no ano de 1994, com projeto assinado pelo arquiteto Sukumar Pal.

Falcon Nest House , casa mais alta do mundo
Falcon Nest House (imagem extraída de Arizona Oddities)

Importância arquitetônica

De acordo com informações divulgadas na internet, em seus 575m² , a Falcon Nest teria três quartos e quatro banheiros, mais cozinha. Porém, o que impressiona mesmo é a vista de 360 graus que se tem dos ambientes para o vale. Do solário coberto por vidros, no sétimo andar pode-se enxergar até mesmo os picos de São Francisco, na Califórnia – estado vizinho. E para acessar cada um dos andares é possível utilizar um elevador hidráulico.

Porém, além de ser conhecida como a casa mais alta do mundo, a Falcon Nest também foi apelidada como uma das casas mais ecológicas do mundo. É que, de fato, seu projeto arquitetônico apresenta qualidades que demonstram certa consideração com o meio ambiente. Por exemplo, com sistemas de aquecimento e resfriamento de ambientes alimentados por energia solar – por isto outro apelido, “Palsolaral House”.

Diz-se que a Falcon Nest, a casa mais alta do mundo, seria um bom exemplo educacional de arquitetura, geologia e sustentabilidade. Também que é um ótimo lugar para relaxar e aproveitar vistas únicas, como um SPA!

quarto da casa Falcon Nest House
Falcon Nest House (imagem extraída de Luxuo Thailand)
varanda da casa Falcon Nest House
Falcon Nest House (imagem extraída de Luxuo Thailand)

Antilia: a maior casa do mundo

Localização

Bem como a Falcon Nest – casa mais alta do mundo –, a Antilia – chamada assim em homenagem a uma ilha no Atlântico – também impressiona. Ela é considerada a maior casa do mundo. Foi projetada pelo escritório de arquitetura Perkins + Will, em parceria com a empresa Leighton Holdings. Está localizada no bairro Altamount Road, em Mumbai, na Índia. Ela pertence ao bilionário Mukesh Ambani, um dos homens mais ricos desse país e do mundo, de acordo com a revista Forbes.

Antilia House
Antilia House (imagem extraída de Toronto Storeys)

Importância arquitetônica

À primeira vista, Antilia parece um típico arranha-céu. Mas se trata mesmo da maior casa do mundo – maior até que o Palácio de Versalhes, na França. É um símbolo máximo de riqueza, mas também de excesso, justamente por estar em um dos países com mais pobres e miseráveis do planeta. No total, a casa possui 27 andares – uma medida, contudo, menor que a da casa anteriormente citada -, e 37 mil m² de área, num design bem futurista – sendo que seus diferentes níveis podem ser acessados por nove elevadores diferentes.

Antilia House
Antilia House (imagem extraída de All That’s Interesting)

Esta propriedade privada, além de grandiosa, prometia ser “o edifício mais verde do mundo”. Era para ter uma fachada coberta por folhagens. Contudo, não passa hoje de uma austera estrutura em aço. Ainda assim, sua volumetria e geometria atraem bastante a atenção dos observadores – em tese, podendo resistir até mesmo à abalos de oito pontos na escala Richter de terremotos.

Dentro da Antilia há amplas instalações. Por exemplo, uma garagem para 168 carros com oficina mecânica, um templo hindu, um ginásio de esportes, um estúdio de ioga, uma sala de cinema para 50 pessoas, piscinas, salões de festa, e jardins. Fora isso, na cobertura, ainda tem-se um heliponto e uma torre de controle de tráfego aéreo.

Infelizmente, não há qualquer indício no edifício de eficiência energética, o que tira desta arquitetura qualquer título original de eco-friendly!

Arquitetura casa
Antilia House (imagem extraída de IB Times)

Conheça também:


Fontes: Casa Vogue, Inhabitat, Elle Decor, Independent, Mega Curioso, Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Arch Daily, Estado de Minas.

Copiado!
Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquiteta & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.

Comentários