Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Cadeira de rodas inovadora permite que usuários levantem e se locomovam

por Fabio Doom | 27/09/2016
Copiado!

Um projeto da startup israelense UPnRIDE Robotics está chamando a atenção do mundo inteiro. Trata-se de uma cadeira de rodas inovadora que permite aos usuários se levantar e locomover de pé. É uma opção para pessoas paralisadas do pescoço para baixo que, além de sentar, podem ficar em outra posição para transitar em lugares abertos e fechados.

cadeira de rodas inovadora blog da engenharia

Foto: Divulgação

Como funciona a cadeira de rodas inovadora?

A cadeira de rodas foi desenvolvida por um grupo de especialistas e será apresentada em um congresso médico na Alemanha, em outubro. A previsão é que esteja disponível no mercado a partir de 2017, caso seja liberada após os dois testes clínicos restantes.
A ideia é do engenheiro de 63 anos Amit Goffer, proprietário da empresa e que ficou tetraplégico em função de um acidente de carro, em 1997. Após o trágico evento, o profissional decidiu investir em conceitos para mudar a vida desse grupo, como um exoesqueleto robótico que permite que pessoas paralisadas da cintura para baixo possam andar.
Tanto quanto a cadeira de rodas, esse projeto visa a utilização de giroscópio e um software de auto estabilização, que serão melhorados futuramente. A ideia é unir todos esses sistemas para garantir maior qualidade de vida aos usuários.
“Dignidade, autoestima… Se sentir parte da sociedade de novo, do centro da sociedade, não da margem. O efeito psicológico é dramático. Conseguir se levantar e se locomover por conta própria é extremamente importante para a saúde psicológica das pessoas”, revela Goffer.

cadeira de rodas unpride

Foto: Divulgação


Já para um diretor do Hospital de Sheba, um dos principais de Israel, o conceito é muito interessante tanto pelo fato da pessoa se locomover de pé quanto para ajudar a evitar incômodos futuros, como problemas cardiovasculares e respiratórios.
“A ideia é fascinante. Existem dispositivos hoje em dia que ajudam pessoas a se moverem de um lugar para outro, mas por distâncias curtas e nunca em terrenos irregulares. A principal diferença é que a nova cadeira tem a habilidade de se ajustar e se estabilizar. Então não importa a superfície em que esteja, o usuário vai ficar sempre em pé, com um centro de gravidade firme, diminuindo os riscos de levar um tombo”, disse.
Quer saber mais sobre esse projeto incrível? Confira o vídeo!

Referência: O Globo

Copiado!

Comentários