Engenharia 360

Bolas azuis e buraco negro vomitando: o que está acontecendo no céu?

Engenharia 360
por Redação 360
| 26/10/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min

Bolas azuis e buraco negro vomitando: o que está acontecendo no céu?

por Redação 360 | 26/10/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Engenharia 360

Já está tudo meio estranho por aqui; mesmo assim, queremos também desvendar os enigmas muito além do céu – por que não? Olhando o espaço a partir do nosso planeta ou, ao inverso, olhando a Terra a partir do espaço, sempre podemos nos surpreender. E, recentemente, em duas ocasiões diferentes, o ser humano registrou eventos naturais extraordinários. Simplesmente bolas azuis sobre zonas habitadas e buraco negro aparentemente “vomitando” o que engoliu três anos atrás. Ficou curioso? Então, leia o texto a seguir!

As bolas azuis captadas em fotos da ISS

Imagina você estar no espaço, como astronauta, avistar e conseguir registrar em foto um evento inesperado acontecendo no céu. Incrível, não é mesmo? Foi isso que aconteceu com um astronauta da Estação Espacial Internacional (ISS). Enquanto a estrutura orbitava uma região do Sudeste Asiático, pôde foi possível observar uma bola azul brilhante logo acima do Mar do Sul da China e outra sobre o Golfo da Tailândia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

visão céu - espaço
Imagem reproduzida de Jornal da França

O que era isso? Bem, de acordo com o Earth Observatory da NASA, essas bolas azuis seriam simplesmente relâmpagos. Na imagem, pode-se ver o evento acontecendo numa lacuna entre nuvens, o que permitiu a criação de um tipo de anel luminoso.

Mas, detalhe, a bola menor que aparece no topo da foto – a original, sem cortes – é, na verdade, a Lua. Porque a luz do Sol, refletida, passa diretamente pela atmosfera da Terra, e esse fenômeno transforma a Lua em uma bolha azul brilhante. Agora, em outros pontos da foto, o que se vê são alguns borrões de luzes em tons de branco e laranja. Isso acontece quando as nuvens de tempestade passam sobre áreas de alta concentração habitacional, como as cidades de Hainan, na China, e Ubon Ratchathani, na Tailândia.

O buraco negro que “vomitou” estrela

Outro fenômeno impressionante! Esse – bastante distinto – foi registrado por telescópio no Novo México, nos Estados Unidos. Trata-se de um buraco negro supremassivo – a 665 milhões de anos-luz da Terra – que, depois de três anos, “vomitou” uma estrela que havia “engolido” depois da mesma ter passado perto demais – caso chamado de “Evento de perturbação de marés”. O evento resultou em uma cena interessante, de um clarão luminoso de destruição violenta, em movimento à metade da velocidade da luz.

“Um buraco negro supermassivo se distingue de um buraco negro estrelar por geralmente ser encontrado no centro de galáxias e formado por aglomerações de milhões de estrelas ou nuvens de gás colossais, que colapsaram sobre a própria gravidade. Ele tem a massa milhões ou até bilhões de vezes maior que a do Sol.” – trecho de reportagem de R7.

visão céu - espaço
Imagem reproduzida de r7

Quando o buraco se “alimentou da estrela”, foi gerado uma espécie de corda esticada ao redor dele – processo chamado de “espaguetificação”. Em casos assim, esse fio gigante de luz gira e gera um flash brilhante, captado por telescópios e observatórios. Mas, desta vez, tudo foi mais luminoso e veloz, por assim dizer. E agora o que os cientistas querem é estudar se isso acontece com mais regularidade do que pensamos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

visão céu - espaço
Imagem reproduzida de Acesse Política

Divirta-se olhando também estes webstories:


Fontes: Época Negócios, R7.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo

Filmes na Netflix sobre viagens espaciais Descubra como a Terra é vista do espaço Força feminina: as maiores engenheiras da história Problemas da Física dignos de Nobel Furacões avassaladores da História
Filmes na Netflix sobre viagens espaciais Descubra como a Terra é vista do espaço Força feminina: as maiores engenheiras da história Problemas da Física dignos de Nobel Furacões avassaladores da História