Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Baterias poderão ser alimentadas por açúcar no futuro

por Fabio Doom | 19/04/2016
Copiado!

Que o açúcar funciona como combustível para o corpo humano muita gente já sabe, mas poucos imaginam que esse ingrediente poderá ser importante para as baterias no futuro. Quem chegou a essa conclusão foi um grupo de pesquisadores do MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos.

açúcar-blog-da-engenharia

Além do corpo: Açúcar pode se tornar uma opção de energia renovável para baterias de diversos dispositivos no futuro

+ Açúcar para baterias?

Segundo os responsáveis, o açúcar/sacarose pode ser tão eficiente para gerar eletricidade quanto os componentes usados hoje em dia. Em em estudo, eles usaram nanotubos de carbono alimentados com o ingrediente para testar as variações progressivas e gerar uma corrente elétrica.
Nisso, foi possível multiplicar por dez mil a intensidade da corrente elétrica obtida no experimento, o que permitiu sucesso no desenvolvimento dessa alternativa ao acender uma lâmpada LED.
Além disso, ao contrário dos modelos tradicionais, os pesquisadores concluíram que a bateria alimentada por açúcar possui um ciclo de vida maior, mais versátil e eficiente, podendo ser implementada em dispositivos de diversos tamanhos e como substituição às baterias convencionais de lítio.

bateria-açúcar-blog-da-engenharia

Nessa foto, um teste feito com açúcar de refrigerante para alimentar a bateria de um pequeno ventilador


Vale lembrar que esse estudo não é novo, e sim baseado em uma descoberta feita em 2010 por Michael Strano, professor de engenharia química do MIT. Na época, o profissional relatou que um arame feito de pequenos cilindros de carbono poderia produzir uma corrente elétrica quando aquecido de forma progressiva de uma ponta a outra. No início, a quantidade de energia gerada foi mínima, porém os resultados se mostraram mais promissores quando houve a adição da sacarose.
Uma alternativa barata e que pode ser de grande eficiência energética. Se tudo der certo, podemos ver as primeiras baterias alimentadas por açúcar num futuro próximo!

Copiado!

Comentários