Engenharia 360

Acampamento moderno: barraca de camping tecnológica com energia renovável e conexão à Internet

Imagem padrão usuário
por Luciana Reis
| 10/12/2015 | Atualizado em 29/04/2023 2 min

Acampamento moderno: barraca de camping tecnológica com energia renovável e conexão à Internet

por Luciana Reis | 10/12/2015 | Atualizado em 29/04/2023
Engenharia 360

Para quem gosta de acampar, o contato com a natureza e a distância do restante do mundo são grandes atrativos. Mas se você não dispensa algumas facilidades, e ainda está sempre atento a projetos sustentáveis, há um conceito de barraca de camping com sinal de internet , que capta energia solar e com ela consegue carregar dispositivos móveis, como celulares.

É a “Concept Tent” (barraca conceito, em um tradução livre), invenção que resultou da parceria entre a empresa norte-americana consultora em design de produto, a Kaleidoscope, e a inglesa Orange Communication.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

solar-blog-da-engenharia

Conhecendo o design dessa barraca de camping tecnológica

A ideia dessa barraca de camping tecnológica foi baseada em um projeto anterior que já havia sido anunciado pela Orange para o Glastonbury Festival, um dos maiores festivais de música do Reino Unido. O que possibilita estes diferenciais da “Concept Tent” é o tecido especial que a reveste, mantendo a barraca com uma temperatura agradável, e dispositivos sensíveis à luz, instalados de forma a otimizar a captura da luz solar.

No interior da barraca há um sistema responsável pelo processamento da luz solar captada, e que permite que o dono veja os níveis de energia gerados. A partir deste dispositivo, que utiliza a tecnologia wireless, também é possível utilizar a internet dentro da barraca – um sonho para muitos adeptos do campismo, ou para quem acampa em ocasiões específicas, como em festivais de música. A energia gerada também pode ser utilizada no aquecimento interno e, além disso, há também um indutor magnético utilizado para o carregamento de celulares.

OrangeSolarConceptTent-blog-da-engenharia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, pensando nos participantes desses festivais, outra inovação é a tecnologia “glo-cation”, que auxilia na localização da barraca através do envio de um SMS, que faz acender um dispositivo, possibilitando que o dono a veja à distância.

Mesmo com estes atributos, a barraca, desde seu lançamento, é um conceito, ou seja, não há previsão de comercialização por enquanto. Mas é mais um exemplo de invenção com a preocupação sustentável, e que pode originar novas ideias e mecanismos futuros.

Veja Também:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Imagens: Divulgação
Fontes: Pensamento Verde, Inspired Camping

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo