Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Barraca de camping produz energia e tem sinal de internet

por Luciana Reis | 10/12/2015
Copiado!

Para quem gosta de acampar, o contato com a natureza e a distância do restante do mundo são grandes atrativos. Mas se você não dispensa algumas facilidades, e ainda está sempre atento a projetos sustentáveis, há um conceito de barraca de camping com sinal de internet , que capta energia solar e com ela consegue carregar dispositivos móveis, como celulares.
É a “Concept Tent” (barraca conceito, em um tradução livre), invenção que resultou da parceria entre a empresa norte-americana consultora em design de produto, a Kaleidoscope, e a inglesa Orange Communication.
solar-blog-da-engenharia

A ideia foi baseada em um projeto anterior que já havia sido anunciado pela Orange para o Glastonbury Festival, um dos maiores festivais de música do Reino Unido. O que possibilita estes diferenciais da “Concept Tent” é o tecido especial que a reveste, mantendo a barraca com uma temperatura agradável, e dispositivos sensíveis à luz, instalados de forma a otimizar a captura da luz solar.
No interior da barraca há um sistema responsável pelo processamento da luz solar captada, e que permite que o dono veja os níveis de energia gerados. A partir deste dispositivo, que utiliza a tecnologia wireless, também é possível utilizar a internet dentro da barraca – um sonho para muitos adeptos do campismo, ou para quem acampa em ocasiões específicas, como em festivais de música. A energia gerada também pode ser utilizada no aquecimento interno e, além disso, há também um indutor magnético utilizado para o carregamento de celulares.
OrangeSolarConceptTent-blog-da-engenharia
Aliás, pensando nos participantes desses festivais, outra inovação é a tecnologia “glo-cation”, que auxilia na localização da barraca através do envio de um SMS, que faz acender um dispositivo, possibilitando que o dono a veja à distância.
Mesmo com estes atributos, a barraca, desde seu lançamento, é um conceito, ou seja, não há previsão de comercialização por enquanto. Mas é mais um exemplo de invenção com a preocupação sustentável, e que pode originar novas ideias e mecanismos futuros.
[youtube https://youtu.be/aJcCNaO8rac]
Imagens: Divulgação
Referência: Pensamento Verde, Inspired Camping

Copiado!

Comentários