Engenharia 360

Conheça o Impulse 2, o primeiro avião a energia solar a dar a volta ao mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/10/2022 | Atualizado em 27/01/2023 3 min
Imagem reproduzida de Vivagreen

Conheça o Impulse 2, o primeiro avião a energia solar a dar a volta ao mundo

por Redação 360 | 05/10/2022 | Atualizado em 27/01/2023
Imagem reproduzida de Vivagreen
Engenharia 360

Uma equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu o projeto Solar Impulse, idealizado pelo explorador suíço Bertrand Piccard e o engenheiro suíço Bertrand Borschberg. A escola, que tem como foco de seus serviços a fabricação de aeronaves, trabalhou com a ideia de um modelo movido a energia solar, ou seja, sem queima de combustível. O mesmo apresenta um design semelhante ao Boeing 747, pesando 1 tonelada e meia apenas.

Solar Impulse 2
Imagem reproduzida de Showmetech

Assim surgiu o Impulse 2, com 4 motores elétricos, capaz de percorrer 43 mil quilômetros sem poluir o ambiente e movido pela energia de mais de 17 mil células fotovoltaicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Solar Impulse 2
Imagem reproduzida de PortaldoAviador

Mais sobre a tecnologia do Impulse 2

Aviões como o Impulse 2 estão sendo considerados laboratórios ambulantes. Porque, como sabemos, este é realmente o objetivo da Engenharia, transformar esses veículos em um modo de transporte movido à eletricidade. E pelo que os cientistas perceberam, os mesmos possuem grande eficiência em seus motores; apenas 27% do sistema seria térmico, os propulsores não utilizam combustível e perdem no processo apenas 3% de toda sua energia. Em comparação, motores movidos a propulsão por meio da combustão chegam a perder até 73% de energia.

Solar Impulse 2
Imagem reproduzida de Portogente
Solar Impulse 2
Imagem reproduzida de Portal Energia

Recorde já quebrado pelo Impulse 2

A saber, o Impulse 2 é o primeiro avião movido a energia solar a dar a volta ao mundo!

Em 2016, foi realizada uma experiência com o protótipo. Coberto de 17 mil painéis solares e com estrutura pesando apenas o equivalente a um carro SUV, ele ficou meses e meses no ar. Na ocasião, sobrevoou a Terra sem usar uma gota de combustível. Não é impressionante? Escreva a impressão que você teve da tecnologia na aba de comentários!

Solar Impulse 2
Imagem reproduzida de Conexão Planeta

Quer saber mais sobre o Impulse 2, confira esta matéria que publicamos em 2015, antes da travessia dos Oceanos Atlântico e Pacífico.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: Click Petróleo e Gás, CNN.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo