Engenharia 360

Conheça o Impulse 2, o primeiro avião a energia solar a dar a volta ao mundo

Engenharia 360
por Redação 360
| 05/10/2022 | Atualizado em 06/10/2022 2 min

Conheça o Impulse 2, o primeiro avião a energia solar a dar a volta ao mundo

por Redação 360 | 05/10/2022 | Atualizado em 06/10/2022
Engenharia 360

Uma equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu o projeto Solar Impulse, idealizado pelo explorador suíço Bertrand Piccard e o engenheiro suíço Bertrand Borschberg. A escola, que tem como foco de seus serviços a fabricação de aeronaves, trabalhou com a ideia de um modelo movido a energia solar, ou seja, sem queima de combustível. O mesmo apresenta um design semelhante ao Boeing 747, pesando 1 tonelada e meia apenas.

Solar Impulse 2
Imagem reproduzida de Showmetech

Assim surgiu o Impulse 2, com 4 motores elétricos, capaz de percorrer 43 mil quilômetros sem poluir o ambiente e movido pela energia de mais de 17 mil células fotovoltaicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Solar Impulse 2
Imagem reproduzida de PortaldoAviador

Mais sobre a tecnologia do Impulse 2

Aviões como o Impulse 2 estão sendo considerados laboratórios ambulantes. Porque, como sabemos, este é realmente o objetivo da Engenharia, transformar esses veículos em um modo de transporte movido à eletricidade. E pelo que os cientistas perceberam, os mesmos possuem grande eficiência em seus motores; apenas 27% do sistema seria térmico, os propulsores não utilizam combustível e perdem no processo apenas 3% de toda sua energia. Em comparação, motores movidos a propulsão por meio da combustão chegam a perder até 73% de energia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Solar Impulse 2
Imagem reproduzida de Portogente
Solar Impulse 2
Imagem reproduzida de Portal Energia

Recorde já quebrado pelo Impulse 2

A saber, o Impulse 2 é o primeiro avião movido a energia solar a dar a volta ao mundo!

Em 2016, foi realizada uma experiência com o protótipo. Coberto de 17 mil painéis solares e com estrutura pesando apenas o equivalente a um carro SUV, ele ficou meses e meses no ar. Na ocasião, sobrevoou a Terra sem usar uma gota de combustível. Não é impressionante? Escreva a impressão que você teve da tecnologia na aba de comentários!

Solar Impulse 2
Imagem reproduzida de Conexão Planeta

Quer saber mais sobre o Impulse 2, confira esta matéria que publicamos em 2015, antes da travessia dos Oceanos Atlântico e Pacífico.


Fontes: Click Petróleo e Gás, CNN.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo