Engenharia 360

Será que faço Engenharia Civil ou Arquitetura?

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/05/2022 | Atualizado em 18/09/2022 5 min

Será que faço Engenharia Civil ou Arquitetura?

por Redação 360 | 02/05/2022 | Atualizado em 18/09/2022
Engenharia 360

Conte para nós se você está naquele momento pré-vestibular decisivo, em que tem dúvidas sobre qual o curso de graduação escolher! Então, ponderou já as suas paixões e considerou trabalhar com construção civil, mas tem dúvidas sobre cursar Engenharia Civil ou Arquitetura & Urbanismo? Sem problemas, pois esse tipo de questionamento é até que bem normal.

Por hora, foque em entender quais as áreas de atuação de cada uma dessas profissões. Logo você verá que existem semelhanças e diferenças entre as duas. Lembrando que, de cada lado desse “muro”, engenheiros e arquitetos não devem ser tratados como rivais, mas parceiros de projetos, com muitas habilidades em comum, mas também algumas competências particulares da sua formação. Quer conhecê-las? Fizemos um resumo disso no artigo a seguir!

Engenharia Civil

As atribuições de engenheiros civis estão descritas, de modo combinado, no Artigo 7 da Lei 5.194/66 e também nos artigos 5 parágrafo 1 da Resolução 1.073/2016, 28 e 29 do Decreto 23.569/33 e 7 da Resolução 218/73 do CONFEA. Eis as principais:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Concepção de projetos

Como de pontes, barragens, edificações, muros de contenção, estradas de rodagem, canais, aeroportos, entre outros. Nesta fase, também são apresentados orçamentos e manuais técnicos para padronização, mensuração e controle de qualidade.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Mapa da Obra
engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de JZ Engenharia
engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de APL Engenharia

Fiscalização de obras

Incluindo conferência de materiais, acompanhamento técnico e administrativo do projeto inicial.

Exame técnico de estruturas

Com reunião de informações através de estudos aprofundados, laudos, inspeção, avaliação, perícia, monitoramento, parecer técnico, auditoria e arbitragem, registrando eventuais problemas, erros de construção e mais. Esta especialização do engenheiro garante que o profissional ajude a sociedade a garantir a segurança das construções para a prevenção de possíveis desastres e outros acidentes.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Realizarte Palestras

Veja Também: Saiba como funciona o serviço de perícias técnicas em Arquitetura e Engenharia Civil

Manutenção de obras

Visando encontrar soluções para valorização da edificação, manutenção, montagem, operação, reforma, restauração, reparo e renovação, além da melhora de desempenho de sistemas. Nesses casos, o engenheiro civil pode ajudar realizando estudos, organização de alocação de recursos e previsão de possíveis problemas.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Amigo Construtor

Subprojetos

A Engenharia Civil também estuda o solo e as rochas – ramo chamado de geotecnia – para saber se a obra realmente pode prosseguir; procedimentos de análises topográficas; sistemas urbanos de abastecimento de água, drenagem, irrigação, esgotamento sanitário e resíduos sólidos; sistemas de instalação e aproveitamento de energia; sistemas de produção e fabricação de peças para construção civil; ações que possam amenizar a interferência do seu trabalho no meio ambiente – sem se esquecer da viabilidade técnico-econômica disso-, como estratégias de prevenção e sustentabilidade; e segurança do trabalho.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Versal Engenharia
engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Total Pav
engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Vernalha Pereira Advogados

Arquitetura & Urbanismo

Já as áreas de atuação dos arquitetos estão descritas na redação da Resolução Nº 51 do CAU e também no art. 2° da Lei n° 12.378, de 2010. Eis as principais:

Projeto arquitetônico

Entra nisso o projeto de edificações variadas e monumentos, mais compatibilização com propostas de estruturas e projetos complementares.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Obramax

Projeto de Arquitetura de Interiores

Trata do projeto de interiores, com coordenação e compatibilização de propostas para ambientes e projetos complementares, incluindo mudanças de pontos de subsistemas, estruturas e mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Casa de Valentina

Projeto de Arquitetura Paisagística

Projeto original ou de recuperação da arquitetura da paisagem – desde jardins, terraços, praças, parques, orlas e além.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Live Apto

Projeto urbano e regional

Análise e relatórios técnicos urbanísticos, mais planos para novos traçados de cidade, plano diretor, plano de requalificação urbana, plano de habitação de interesse social e plano de regulamentação fundiária.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Urbanidades

Trato do patrimônio cultural, arquitetônico e urbanístico

Projetos e coordenação de obras de intervenção do patrimônio cultural, edificado ou natural, mais compatibilização com projetos complementares.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de ArchDaily

Veja Também: Retrofit: conheça esta tendência sustentável para conservação do patrimônio histórico em Arquitetura e Engenharia

Análise de estruturas e conforto ambiental

Análise de estruturas para fins de vistoria e criação de laudos ou para manutenção, reformas e atualizações, definindo aplicação de técnicas para o estabelecimento de melhores condições climáticas, acústicas, lumínicas e ergonômicas adequadas na concepção e organização dos espaços.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Estação do Gás
engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Sympla

Acompanhamento de execução

Por fim, é preciso ressaltar que arquitetos também acompanham a execução de obras. Inclusive, em alguns casos, se os clientes pagam consultoria, esses profissionais acompanham pesquisa de mercado, compra de materiais, aluguéis de equipamentos e contratação de mão-de-obra.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de União Engenharia

Veja Também: Conheça o material “OSB”, sua fabricação e aplicação na Engenharia e Arquitetura


Fontes: CAU, UFSC.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo