Engenharia 360

Será que faço Engenharia Civil ou Arquitetura?

Engenharia 360
por Redação 360
| 02/05/2022 | Atualizado em 23/01/2023 5 min

Será que faço Engenharia Civil ou Arquitetura?

por Redação 360 | 02/05/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Engenharia 360

Conte para nós se você está naquele momento pré-vestibular decisivo, em que tem dúvidas sobre qual o curso de graduação escolher! Então, ponderou já as suas paixões e considerou trabalhar com construção civil, mas tem dúvidas sobre cursar Engenharia Civil ou Arquitetura & Urbanismo? Sem problemas, pois esse tipo de questionamento é até que bem normal.

Por hora, foque em entender quais as áreas de atuação de cada uma dessas profissões. Logo você verá que existem semelhanças e diferenças entre as duas. Lembrando que, de cada lado desse “muro”, engenheiros e arquitetos não devem ser tratados como rivais, mas parceiros de projetos, com muitas habilidades em comum, mas também algumas competências particulares da sua formação. Quer conhecê-las? Fizemos um resumo disso no artigo a seguir!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia Civil

As atribuições de engenheiros civis estão descritas, de modo combinado, no Artigo 7 da Lei 5.194/66 e também nos artigos 5 parágrafo 1 da Resolução 1.073/2016, 28 e 29 do Decreto 23.569/33 e 7 da Resolução 218/73 do CONFEA. Eis as principais:

Concepção de projetos

Como de pontes, barragens, edificações, muros de contenção, estradas de rodagem, canais, aeroportos, entre outros. Nesta fase, também são apresentados orçamentos e manuais técnicos para padronização, mensuração e controle de qualidade.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Mapa da Obra
engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de JZ Engenharia
engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de APL Engenharia

Fiscalização de obras

Incluindo conferência de materiais, acompanhamento técnico e administrativo do projeto inicial.

Exame técnico de estruturas

Com reunião de informações através de estudos aprofundados, laudos, inspeção, avaliação, perícia, monitoramento, parecer técnico, auditoria e arbitragem, registrando eventuais problemas, erros de construção e mais. Esta especialização do engenheiro garante que o profissional ajude a sociedade a garantir a segurança das construções para a prevenção de possíveis desastres e outros acidentes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Realizarte Palestras

Veja Também: Saiba como funciona o serviço de perícias técnicas em Arquitetura e Engenharia Civil

Manutenção de obras

Visando encontrar soluções para valorização da edificação, manutenção, montagem, operação, reforma, restauração, reparo e renovação, além da melhora de desempenho de sistemas. Nesses casos, o engenheiro civil pode ajudar realizando estudos, organização de alocação de recursos e previsão de possíveis problemas.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Amigo Construtor

Subprojetos

A Engenharia Civil também estuda o solo e as rochas – ramo chamado de geotecnia – para saber se a obra realmente pode prosseguir; procedimentos de análises topográficas; sistemas urbanos de abastecimento de água, drenagem, irrigação, esgotamento sanitário e resíduos sólidos; sistemas de instalação e aproveitamento de energia; sistemas de produção e fabricação de peças para construção civil; ações que possam amenizar a interferência do seu trabalho no meio ambiente – sem se esquecer da viabilidade técnico-econômica disso-, como estratégias de prevenção e sustentabilidade; e segurança do trabalho.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Versal Engenharia
engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Total Pav
engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Vernalha Pereira Advogados

Arquitetura & Urbanismo

Já as áreas de atuação dos arquitetos estão descritas na redação da Resolução Nº 51 do CAU e também no art. 2° da Lei n° 12.378, de 2010. Eis as principais:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Projeto arquitetônico

Entra nisso o projeto de edificações variadas e monumentos, mais compatibilização com propostas de estruturas e projetos complementares.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Obramax

Projeto de Arquitetura de Interiores

Trata do projeto de interiores, com coordenação e compatibilização de propostas para ambientes e projetos complementares, incluindo mudanças de pontos de subsistemas, estruturas e mais.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Casa de Valentina

Projeto de Arquitetura Paisagística

Projeto original ou de recuperação da arquitetura da paisagem – desde jardins, terraços, praças, parques, orlas e além.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Live Apto

Projeto urbano e regional

Análise e relatórios técnicos urbanísticos, mais planos para novos traçados de cidade, plano diretor, plano de requalificação urbana, plano de habitação de interesse social e plano de regulamentação fundiária.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Urbanidades

Trato do patrimônio cultural, arquitetônico e urbanístico

Projetos e coordenação de obras de intervenção do patrimônio cultural, edificado ou natural, mais compatibilização com projetos complementares.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de ArchDaily

Veja Também: Retrofit: conheça esta tendência sustentável para conservação do patrimônio histórico em Arquitetura e Engenharia

Análise de estruturas e conforto ambiental

Análise de estruturas para fins de vistoria e criação de laudos ou para manutenção, reformas e atualizações, definindo aplicação de técnicas para o estabelecimento de melhores condições climáticas, acústicas, lumínicas e ergonômicas adequadas na concepção e organização dos espaços.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Estação do Gás
engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de Sympla

Acompanhamento de execução

Por fim, é preciso ressaltar que arquitetos também acompanham a execução de obras. Inclusive, em alguns casos, se os clientes pagam consultoria, esses profissionais acompanham pesquisa de mercado, compra de materiais, aluguéis de equipamentos e contratação de mão-de-obra.

engenharia x arquitetura
Imagem reproduzida de União Engenharia

Veja Também: Conheça o material “OSB”, sua fabricação e aplicação na Engenharia e Arquitetura


Fontes: CAU, UFSC.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo