Arquitetura

Conheça o material “OSB”, sua fabricação e aplicação na Engenharia e Arquitetura

{{post.author.node.name}}

Por: Simone Tagliani | Em: | Atualizado: 23 meses atrás | 6 min de leitura

Imagem reproduzida de O Blog do Sistema Light Steel Frame

Compartilhe »

Se você for precisar lidar com Engenharia e Arquitetura, uma hora ou outra vai ouvir falar do material Oriented Strand Board (OSB) ou, na tradução, "tiras de madeira orientadas". Trata-se de uma placa composta, obviamente, por tiras de madeira organizadas na mesma direção. E assim como outros painéis de madeira, como MDF ou MDP, apresenta boas características, variações de espessura, densidade e pode ser utilizada para diversos fins. Saiba mais no texto a seguir!

OSB
Imagem reproduzida de Sul Módulos

Características do OSB

As lascas de madeira coladas e pressionadas em forma de placa tornam o material OSB bastante resistente a impactos físicos e à umidade - embora não à água em excesso. Mas justamente isso é que dá o aspecto rugoso tão charmoso de suas placas - o que, aliás, não compromete a sua qualidade, mas impede uma boa aderência de revestimentos laminados em sua superfície, só suportando vernizes e tintas.

Imagem reproduzida de dzainer

Chapas de OSB x chapas tradicionais de madeira

Cuidado para não confundir chapas de OSB com chapas de compensado, pois são coisas diferentes! Por exemplo, o OSB é feito de tiras de madeiras alinhadas, mas o compensado é produzido com lascas de tamanhos distintos e não alinhadas, o que gera bolsões de ar dentro da placa, tornando-a propensa a rachaduras.

Na comparação, o OSB tem qualidade superior, sendo muito mais durável. Também é mais econômico, estável, versátil, resistente às chamas - tendo um complemento retardante ao fogo -, possui ótimo isolamento térmico e acústico, e pode ser utilizado em diversas situações de Engenharia, Arquitetura e ainda Decoração de Ambientes.

Fabricação do material

As placas de OSB são compostas por quatro camadas com lascas de madeiras orientadas em direções diferentes. Agora, sabe porque o processo da sua fabricação é considerado sustentável ou menos impactante ao meio ambiente? Primeiro porque são utilizadas só madeiras de reflorestamento. Segundo, pois consegue-se aproveitar 90% do tronco das árvores.

As toras são descascadas e cortadas. Em seguida, isso é misturado em resina de colagem à prova d’água, parafina e inseticida. Após a secagem, as tiras de madeira são cortadas. O "colchão" de madeira é prensado em alta temperatura e pressão. E, enfim, as chapas de madeira são cortadas com maquinário especial.

OSB
Imagem reproduzida de Hometeka

Veja Também: Prédio sustentável com wood frame é construído em 8 dias no Paraná

Uso das placas

O OSB pode ser usado na construção civil para o fechamento de estruturas de steel e wood frame, como telhados, paredes, pisos e lajes. Porém, cuidado, pois só se consegue passar a camada de massa corrida por cima disso utilizando grampos de fixação! Fora isso, também serve para fazer tapumes e barracões de obras.

Já no design de interiores, pode ser visto em luminárias, mesas, cadeiras, aparadores, bancadas, pallets, cômodas e outros mobiliários para decoração de aspecto rústico e industrial. Aliás, o OSB é um material muito bom para solucionar projetos de cozinhas e banheiros. E mesmo sem pintura, deixa os cômodos com visual super moderno e despojado ao mesmo tempo que acolhedor, conferindo conforto térmico e acústico. Contudo, é claro que é possível pintá-lo, sim, com as cores que combinam com a decoração proposta!

OSB
Imagem reproduzida de Obras360
OSB
Imagem reproduzida de Jular - Madeiras, Casas Modulares, Pavimentos, Decks, Estruturas, Revestimentos e Placas
Imagem reproduzida de Tecnoframe
OSB
Imagem reproduzida de Miranda Container

Veja Também: Eventos de ciência e tecnologia que estão acontecendo em 2022 [+ novidades da FEMAGRI]

Como escolher o modelo

"Mas, afinal, qual placa de OSB escolher para o meu projeto?". Bem, montamos uma pequena lista com três exemplos para você! Veja!

  • Para paredes e telhados com perfis espaçados em 40 cm = placas de espessura 9,5 mm; 1,2 x 2,4 1,2 x 3 m; e peso 17,5 e 21,9 kg.
  • Para paredes e telhados com perfis espaçados em 60 cm = placas de espessura 11,1 mm; 1,2 x 2,4 1,2 x 3 m; e peso 20,4 e 25,6 kg.
  • Para paredes com perfis espaçados em 60 cm, paredes com perfis espaçados em 80 cm, além de pisos e lajes secas a 40 cm = placas de espessura 15,1 mm; 1,2 x 2,4 m; e peso 27,8 kg.
  • E para pisos e lajes com perfis espaçados em 60 cm = placas de espessura 18,3 mm; 1,2 x 2,4 m; e peso 33,7 kg.

Veja Também: Saiba o que são as Gang Forms e por que são usadas na construção de prédios de alto luxo


Fontes: Hometeka, Quadrilátero.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO