Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

[Lista 360] Descubra quais são as melhores faculdades de Arquitetura e Engenharia em 2021

por Simone Tagliani | 17/05/2021

Uma das áreas de carreiras que mais atraem jovens no Brasil e no Mundo é Arquitetura e Engenharia - em diferentes atuações. Confira as melhores faculdades!

Atualmente, sabemos que existem muito mais opções de carreiras que podemos seguir dentro do mercado nacional e internacional. Portanto, hoje já é uma realidade atuarmos em uma área que possa não apenas nos trazer dinheiro, mas satisfação pessoal. Alinhado a isso, é preciso lembrar que a sociedade precisa formar constantemente profissionais em setores específicos considerados como essenciais para o funcionamento de qualquer país. Estamos nos referindo à Medicina, Advocacia, além da Arquitetura e Engenharia – aliás, todas as engenharias!

Pensando nisso, nós montamos este texto que tem como objetivo esclarecer a todos sobre quais as universidades que oferecem os melhores cursos de Arquitetura e Engenharia no Brasil e no mundo em 2021. Use este material para te guiar em novas escolhas de carreira muito bem sucedidas!

Melhores Faculdades de Arquitetura e Engenharia

Faculdades de Arquitetura

MEC

Aqui no Brasil, o MEC – Ministério da Educação – costuma classificar em uma nota de 3 a 5 as universidades e outras instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação e de pós-graduação. Especialmente na área da Arquitetura, ela destaca algumas com a nota máxima. As primeiras da sua lista são:

  1. Universidade Estácio de Sá de Ribeirão Preto, São Paulo;
  2. Universidade Federal de São João del Rei, em Minas Gerais;
  3. Centro Universitário Filadélfia, em Londrina, Paraná;
  4. Centro Universitário Fiam, em São Paulo capital; e
  5. Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
universidade
Centro Universitário de Ribeirão Preto – imagem extraída de Em Ribeirão

Quacquarelli Symonds

Agora, em termos mundiais, a consultora britânica Quacquarelli Symonds montou recentemente o ranking que classifica as melhores escolas de Arquitetura com base em sua reputação acadêmica, empregador e impacto na pesquisa científica. De acordo com ela, a melhor faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Brasil seria a oferecida pela Universidade de São Paulo, USP – estando entre as 50 melhores faculdades da área no mundo, empatada com a Universidade Jiao Tong de Xangai, na China. 

A QS coloca como as cinco primeiras melhores faculdades de Arquitetura no mundo:

  1. Massachusetts Institute of Technology, em Massachusetts, Estados Unidos = um dos melhores investimentos em tecnologias, incluindo de construção civil, desde 1867; onde estudaram 77 ganhadores do prêmio Nobel Mundial.
  2. University College London, Inglaterra = contabiliza 29 prêmios Nobel, destaque em um curso de arquitetura interdisciplinar; seus alunos desenvolveram um método de sintaxe espacial.
  3. Delft University of Technology, Holanda = um dos maiores Campus universitários do mundo, apresenta o curso de arquitetura baseado em três pilares – design, tecnologia e sociedade.
  4. Swiss Federal Institute of Technology, em Zurique = teve como um de seus alunos o famoso matemático Albert Einstein, mantém pesquisas teóricas com foco na especialização em técnicas construtivas e tecnológicas.
  5. Harvard University, Estados Unidos = uma das instituições mais prestigiadas e antigas do mundo, fundada em 1636; seu curso de Arquitetura enfatiza técnicas de design contemporâneo e inclui no currículo disciplinas de história e tecnologia.

Veja Também:

Saiba por que é importante os estudantes universitários trabalharem a sua Inteligência Emocional

Vestibular de Engenharia: saiba TUDO sobre os principais desafios enfrentados pelos estudantes

universidade
Centro Universitário de Ribeirão Preto – imagem extraída de Em Ribeirão

Faculdades de Engenharias

Colocamos a palavra ‘Engenharia’ no plural justamente porque existem várias vertentes da Engenharia no mundo, além da Engenharia Civil. Os engenheiros, de um modo geral, podem trabalhar com organizações elétricas de edifícios, construções de barragens e indústrias, planejamentos de maquinários, programação e desenvolvimento de softwares, projetos de aviões e rodovias, e muito mais. A gama de setores que se beneficiam com a sua contribuição é ampla – e é justamente o foco das reportagens e mais conteúdos principais do Engenharia 360!

Quacquarelli Symonds

Todos os anos, muitos jovens tentam ingressar em cursos de Engenharia por todo o mundo. A mesma consultora britânica citada antes, a Quacquarelli Symonds, publicou uma atualização em 2021 com o ranking das melhores universidades de Engenharia de entre 5500 instituições avaliadas. Ela considerou a Universidade de São Paulo como a melhor do Brasil e a mais bem colocada da América Latina, seguida pela Universidade Nacional Autônoma do México e a Pontifícia Católica do Chile. E no topo da sua lista o Massachusetts Institute of Technology – a mesma universidade apontada como a melhor entre os cursos de Arquitetura. São outras cinco universidades consideradas pela QS como as melhores em engenharias:

  1. Stanford University, Estados Unidos;
  2. University of Cambridge, Reino Unido;
  3. Swiss Federal Institute of Technology, Zurique;
  4. Nanyang Technological University, Singapura; e
  5. University of Oxford, Reino Unido.
universidade
Centro Universitário de Ribeirão Preto – imagem extraída de Em Ribeirão

Times Higher Education

Podemos usar também como referência outras listas desenvolvidas pelo mundo. Uma delas foi criada pela Times Higher Education, avaliando as universidades por áreas de estudo com a mesma metodologia, dando extrema importância à questão da inovação. Eis as cinco primeiras universidades destacadas em seu ranking:

  1. Harvard University, Estados Unidos = que oferece cursos em áreas variadas da Engenharia, como matemática aplicada, ciência da computação, física, elétrica, ambiental e mecânica.
  2. University of Oxford, Reino Unido = seus alunos podem escolher entre várias áreas de Engenharia para estudar e afunilar seus estudos até a especialização, como biomedicina, informação e civil.
  3. Stanford University, Estados Unidos = referência em vanguarda das novas tecnologias e da inovação desde o século passado, possui diversos departamentos e institutos, além de centros e laboratórios em engenharias divididas em oito cursos interdepartamentais.
  4. Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos = possui oito departamentos acadêmicos e dois institutos interdisciplinares, com diversas opções de graduação e pós-graduação que incentivam seus alunos a conduzir pesquisas independente do nível do curso.
  5. University of California Berkeley, Estados Unidos = suas faculdades de engenharia funcionam desde os anos 30;  faz parte do corpo dos seus ex-alunos co-fundadores das empresas Apple, Tesla, Coyrsera e Google.
universidade
Centro Universitário de Ribeirão Preto – imagem extraída de Em Ribeirão

MEC

Já aqui no Brasil, o Ministério da Educação também montou uma lista que classifica os cursos de Engenharia de acordo com seu conceito. Foram os cinco primeiros colocados em seu ranking no ano de 2018:

  1. Unicamp, em Campinas, São Paulo;
  2. IME, no Rio de Janeiro capital;
  3. ITA, em São José dos Campos, São Paulo;
  4. Unisinos, em São Leopoldo, no  Rio Grande do Sul; e
  5. PUC RJ, no Rio de Janeiro capital.
universidade
Centro Universitário de Ribeirão Preto – imagem extraída de Em Ribeirão

Ranking Universitário Folha | Guia de Faculdade

Já o Ranking Universitário Folha, outra referência de pesquisa nacional, analisou cada especialização oferecida pelas universidades e criou uma lista das mais bem colocadas. Com base nisso, o Guia de Faculdade coloca como algumas das melhores faculdades de Engenharia do Brasil:

CURSOS/ÁREAS INSTITUIÇÕES
Engenharia da Computação Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Engenharia de Telecomunicações Instituto Nacional de Telecomunicações, MG
Engenharia Elétrica Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Engenharia Bioquímica, de Bioprocessos e Biotecnologia Universidade de São Paulo
Engenharia Florestal Universidade de São Paulo
Engenharia de Alimentos Universidade de São Paulo
Engenharia de Biossistemas Universidade de São Paulo
Engenharia Civil Universidade de São Paulo
Engenharia de Minas Universidade de São Paulo
Engenharia de Produção Universidade de São Paulo
Engenharia Mecânica Universidade de São Paulo
Engenharia Mecatrônica Universidade de São Paulo
Engenharia Naval Universidade de São Paulo
Engenharia Aeronáutica Universidade de São Paulo
Engenharia Agrícola Universidade Estadual de Campinas, SP
Engenharia de Alimentos Universidade Estadual de Campinas, SP
Engenharia de Controle e Automação Universidade Estadual de Campinas, SP
Engenharia Industrial Madeireira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Engenharia de Materiais Universidade Federal de Campina Grande, PB
Engenharia Ambiental e Sanitária Universidade Federal de Itajubá, MG
Engenharia Eletrônica Universidade Federal de Santa Catarina
Engenharia Acústica Universidade Federal de Santa Maria, RS
Engenharia Química Universidade Federal de São Carlos, SP
Engenharia de Petróleo Universidade Federal do Rio de Janeiro
Engenharia Metalúrgica Universidade Federal do Rio de Janeiro
Engenharia de Energia Universidade Federal do Rio Grande do Sul, POA

Veja Também:

3 melhores faculdades de engenharia elétrica do Brasil

O que diferencia as faculdades e os engenheiros?


Fontes: UOL, SuperProf, Engenheiro na WEB, ArchDaily, Casa Vogue, Decor Fácil, Ideias Decor.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.