Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


3 melhores faculdades de engenharia elétrica do Brasil

por Clara Ribeiro | 03/02/2021

Listamos as instituições com maior gabarito no curso de engenharia elétrica. Conheça!

O curso de bacharelado em engenharia elétrica é um dos mais procurados do Brasil, tanto quando se trata de engenharias quanto no Ensino Superior em geral. A graduação dura em média 5 anos e o profissional formado pode atuar em diferentes áreas, como Automação, Construção Civil, Tecnologia da Informação, e obviamente no Fornecimento de Energia Elétrica.  

Além da grande procura, há também um expressivo número de universidades que oferecem o curso em todo o país. Sendo assim, e para facilitar a pesquisa de quem deseja seguir nessa carreira, veja abaixo um pouco sobre algumas das mais reconhecidas de todo o Brasil.  

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Escola Politécnica (USP) 

Uma das escolas de engenharia mais tradicionais do Brasil, na área elétrica a USP oferece um bom leque de especializações: 

  • Controle e automação
  • Computação 
  • Energia e automação 
  • Sistemas eletrônicos 
  • Telecomunicações 

Além de seu alto conceito nos rankings do país, a POLI foi uma das escolas pioneiras e oferecerem um duplo-diploma.

Isto é, por meio de convênio com universidades parceiras, o estudante consegue um segundo diploma. A maioria dessas universidades parceiras são europeias. 

mão sobre planta elétrica representando curso engenharia elétrica faculdade

Instituto Militar de Engenharia (IME) 

Até receber o nome com a sigla IME, esta escola militar carioca passou por várias mudanças, sendo herdeira da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, existente desde 1792.  

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sendo localizada no bairro da Urca, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, os cursos de graduação desta instituição são conhecidos por serem de difícil admissão. Além de ser altamente concorrido, a dificuldade das provas é considerada acima da média. 

Além da forte tradição, atualmente o curso de engenharia elétrica do IME é o mais bem conceituado pelo Ministério da Educação (MEC). 

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) 

Localizada no município de Juazeiro (BA), na fronteira com Pernambuco, a UNIVASF tem se destacado nos últimos anos como um importante polo na área da engenharia elétrica.

Oferecendo uma sólida formação em Sistemas Agroindustriais, a universidade também pode ser uma ótima opção para aqueles que procuram uma pós-graduação. 

Em 2018 realizou-se o I CONEEVASF, o primeiro Congresso de Engenharia Elétrica do Vale do São Francisco. O evento foi realizado no Complexo Multieventos da universidade, também em Juazeiro, reunindo pesquisadores de todo o Brasil.  

Dentre os principais assuntos discutidos no evento, vale ressaltar o uso de energias renováveis, principalmente a energia eólica. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E então, gostou do artigo? Concorda com a lista dos melhores cursos de engenharia elétrica? Comente!

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.