Engenharia 360

As 10 grandes obras de engenharia mais surpreendentes do mundo

Imagem padrão usuário
por Ana Luisa Almeida Santos de Oliveira
| 17/02/2017 | Atualizado em 08/12/2022 4 min

As 10 grandes obras de engenharia mais surpreendentes do mundo

por Ana Luisa Almeida Santos de Oliveira | 17/02/2017 | Atualizado em 08/12/2022
Engenharia 360

Algum palpite sobre as 10 grandes obras de engenharia mais surpreendentes do mundo? O Engenharia 360 preparou uma lista com informações sobre elas. São vários projetos incríveis, que mostram o avanço do homem e da nossa tão amada profissão. Confira!

1. Sky Cities

A criação conceito é de um espaço residencial e comercial que soluciona a previsão de superlotação das grandes metrópoles. A engenharia futurista propõe edifícios modernos que se ergueriam sobre à terra. A maior proposta é que a cidade cresça pelo céu, já que os metros atuais ocupam o subsolo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sky Cities uma das maiores obras de engenharia do mundo
Sky Cities uma das maiores obras de engenharia do mundo

2. Sistema de Metrô de New York

O sistema de metro de Nova York é considerado o maior sistema de metro nos EUA e o quarto maior do mundo. Ele funciona 24 horas em todos os dias do ano, com cerca de 6500 carros em 1100 km de trilhos.

Metro nova york, uma das maiores obras de engenharia do mundo
Metro nova york, uma das maiores obras de engenharia do mundo

3. Trem Transatlântico

O Trem Transatlântico permitiria viajar de Nova York para Londres em menos de uma hora. A proposta é  percorrer a 6500 km por hora ao longo do túnel oceânico em 54 minutos, porém há complicações que devem ser trabalhadas, sem falar no custo alto, que chega a 100 bilhões de dólares.

Trem Transatlântico uma das maiores obras de engenharia do mundo
Trem Transatlântico uma das maiores obras de engenharia do mundo

4. Caminho através do estreito de Bering

Já imaginou uma ponte ligando a Europa e América do Norte? Essa ideia foi pensada por Czar Nicholas II na Primeira Guerra Mundial e está ganhando forma por meio de um túnel que permitiria a passagem entre os dois continentes, partindo do Alaska (EUA) até a Sibéria (Rússia).

Os países possivelmente envolvidos possuem outras prioridades, mas o projeto continua em discussão com a previsão de 80 km de túnel.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Caminho através do estreito de Bering

5. Canal do Panamá

Chamado de oitava maravilha do mundo, o Canal do Panamá impactou as rotas comerciais entre o Oceano Pacífico e o Atlântico. Um atalho também foi criado através do Istmo do Panamá, que está 50 milhas, em seu ponto mais largo deste canal.

Com isso, o tempo de viagem dos navios de carga diminui praticamente pela metade.

Canal do Panamá uma das maiores obras de engenharia do mundo

6. Canal Dubai

O Canal Árabe está trabalhando para finalizar o restante do projeto que envolve a água no deserto de Dubai, dessa forma seria o maior canal do mundo com 74 mil km de comprimento, trazendo água para o interior para criar um oásis de deserto planejado ao longo das margens do canal.

Canal Dubai uma das maiores obras de engenharia do mundo

7. Repositório de Resíduo Nuclear da Montanha Yucca

A proposta é armazenar resíduos nucleares que está sendo atualmente guardado em mais de 121 locais em torno dos EUA. Já foram gastos aproximadamente US$ 9 milhões.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Repositório de Resíduo Nuclear da Montanha Yucca
7a blog da engenharia

8. Big Dig

O projeto de rodovia, localizado em Boston, é a obra mais cara dos Estados Unidos e também um dos mais complicados do mundo.

O trabalho transformou a estrada Interstate 93 em um túnel de 5,6 km sobre a cidade, e construiu o túnel Ted Willians. O projeto também reorganiza séculos de gás, água, telefones elétricos e linhas de cabo na estrada, no coração de Boston. Um dos desafios é mudar a principal rota de trânsito da cidade com espaço verde e parques públicos.

Big Dig
Big Dig

9. Hidrelétrica das Três Gargantas

Considerada o maior projeto de engenharia da China desde a Grande Muralha, a Hidrelétrica das Três Gargantas é a maior do mundo com 2335 metros de extensão e 181 de altura.

A barragem também foi criada para produzir cerca de 10% do fornecimento de eletricidade do país.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Hidrelétrica das Três Gargantas

10. Estação Espacial Internacional

Os americanos iniciaram os trabalhos na estação espacial em 1998, que esteve em operação desde novembro de 2000. A Estação Espacial Internacional (ISS) leva esse nome porque mais de 15 nações estão no programa.

A ISS é o maior projeto espacial até agora realizado e possui uma instalação de pesquisa de 400 km acima da Terra por um conjunto de agências espaciais de 16 países.

Na ISS os cientistas produzem experimentos e desenvolvem pesquisas impossíveis de serem realizadas na Terra, com o objetivo de, a longo prazo, explorar o espaço e avançar nos estudos de como os humanos poderão viver e trabalhar fora do planeta. 

 Estação Espacial Internacional
 Estação Espacial Internacional

E aí? Ficou faltando aqui algum projeto incrível? Compartilhe conosco.

Veja Também: 5 obras chinesas que vão te surpreender

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo