Cada vez mais tem se falado sobre micro geração de energia eólica, uma das soluções para os grandes centros urbanos foram a árvore dos ventos desenvolvida pela empresa francesa New Word Wind. Esta solução é ideal para centros urbanos, porque estamos falando de geração de energia sem barulho, e que pode ter sua energia gerada com pouco vento.
Outro fator que faz a árvore dos ventos ser bem aceita pelo público, é o aspecto visual! Porque, um dos problemas que nos temos na geração de energia eólica tradicional é o fator design. Muitos parques eólicos não são bem aceitos pelo público, principalmente em locais perto da costa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS

Como a árvore dos ventos funciona?
Bem, estamos falando de uma árvore artificial, em que cada folha é representada por uma mini hélice. Hoje a empresa New Word Wind oferece a opção de implementar ao sistema purificador de ar, para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.
Para integrar ao sistema elétrico, na base da árvore existe uma bateria. Esta bateria funciona apenas para integração a rede elétrica, e para o funcionamento da árvore. Penso que um dos motivos para isto é: se a árvore fosse capaz de armazenar energia, seu valor comercial seria muito mais caro. Talvez até impossível de chegar a fase de comercialização.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Esta bateria será conectada a uma cabine elétrica, que deverá ter uma distância máxima de 20 metros da árvore. Sendo que a New Word Wind disponibiliza a cabine, e toda a possível adaptação que deverá ser feita.
Na minha opinião, o único problema da árvore dos ventos é sua capacidade de geração de energia: sua capacidade vai até 10800W. Comparando com os métodos tradicionais, que podem gerar 1,8MW por turbina.

Veja Também:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários

Beatriz Zanut Barros
Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.