Engenharia 360

Árvore dos ventos: A tecnologia em micro geração eólica para centros urbanos

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 16/10/2019 | Atualizado em 11/08/2022 2 min

Árvore dos ventos: A tecnologia em micro geração eólica para centros urbanos

por Beatriz Zanut Barros | 16/10/2019 | Atualizado em 11/08/2022
Engenharia 360

Cada vez mais tem se falado sobre micro geração de energia eólica, uma das soluções para os grandes centros urbanos foram a árvore dos ventos desenvolvida pela empresa francesa New Word Wind. Esta solução é ideal para centros urbanos, porque estamos falando de geração de energia sem barulho, e que pode ter sua energia gerada com pouco vento.

Outro fator que faz a árvore dos ventos ser bem aceita pelo público, é o aspecto visual! Porque, um dos problemas que nos temos na geração de energia eólica tradicional é o fator design. Muitos parques eólicos não são bem aceitos pelo público, principalmente em locais perto da costa.

ventos

Como a árvore dos ventos funciona?

Bem, estamos falando de uma árvore artificial, em que cada folha é representada por uma mini hélice. Hoje a empresa New Word Wind oferece a opção de implementar ao sistema purificador de ar, para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.

Para integrar ao sistema elétrico, na base da árvore existe uma bateria. Esta bateria funciona apenas para integração a rede elétrica, e para o funcionamento da árvore. Penso que um dos motivos para isto é: se a árvore fosse capaz de armazenar energia, seu valor comercial seria muito mais caro. Talvez até impossível de chegar a fase de comercialização.

Wind Tree Engenharia 360 Beatriz Zanut Barros 3

Esta bateria será conectada a uma cabine elétrica, que deverá ter uma distância máxima de 20 metros da árvore. Sendo que a New Word Wind disponibiliza a cabine, e toda a possível adaptação que deverá ser feita.

Na minha opinião, o único problema da árvore dos ventos é sua capacidade de geração de energia: sua capacidade vai até 10800W. Comparando com os métodos tradicionais, que podem gerar 1,8MW por turbina.

Wind Tree Engenharia 360 Beatriz Zanut Barros 4

Veja Também:

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo