Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Como funcionam os sistemas híbridos de energia solar

por Beatriz Zanut Barros | 14/09/2019
Copiado!

Diversos modelos de instalação de energia solar já estão presentes no mercado. Com o avanço da tecnologia, alguns tipos de geração de energia solar já está presente para instalação residencial. Esta união de tecnologias são conhecidas como sistemas híbridos de energia solar.

Sistemas Híbridos com armazenamento de energia

A princípio, toda a energia solar gerada deveria ser utilizada naquele momento. Porém, e se for incluído baterias a este sistema? Facilitaria para as pessoas que não irão consumir esta energia durante o dia, não é mesmo? É comum vermos pessoas que trabalham durante todo o dia, e voltam para casa somente a noite. Por isto, incluir o armazenamento de energia a geração de energia solar pode solucionar o problema de muitas pessoas.

Existem dois tipos para armazenamento de energia solar: os ligados a rede elétrica e os que não possuem esta conexão. Mas como assim?

Os sistemas que não são ligados a rede elétrica, são chamados de off-grid. Nele, toda a energia solar gerada será para consumo da residência. Não haverá nenhuma ligação com a concessionária local, e toda a energia gerada será autossuficiente para o funcionamento da sua casa. Hoje, o principal problema dos sistemas off-grid é o auto custo para o empreendimento. Uma casa de classe média precisará investir cerca de 65 mil para este sistema. Por isto, sistemas off-grid para geração de energia são mais utilizados em áreas remotas do que em bairros residenciais.

Já nos sistemas on-grid, ou seja, os sistemas interligados a rede elétrica a energia gerada não será autossuficiente para o funcionamento do sistema. Porém, você pode gerar até 95% de energia solar para consumo próprio. Neste tipo de sistema são gerados créditos de energia, que explicamos melhor nesta matéria aqui. E a bateria do sistema não serve para alimentar a residência, mas serve como um tipo de reserva: você poderá utilizar a noite, ou quando faltar energia.

Sistema Híbrido com aquecimento de água

Este tipo de sistema de geração de energia solar conseguiu juntar duas tecnologias: a geração de energia solar e o aquecimento de água.

Esta tecnologia foi desenvolvida devido ao fato de que quanto mais quente os painéis solares ficam, menos eficientes eles se tornam. Pois é, o excesso de exposição ao sol pode ser um problema para estes equipamentos. Deste modo, o sistema de aquecimento de água funciona como um radiador aos painéis solares e tornando os painéis mais eficientes em até 75%. Como toda tecnologia relativamente nova, os sistemas com aquecimento de água ainda possuem um alto valor no mercado e são pouco conhecidos. Penso que a médio prazo, cerca de 5 a 10 anos; só serão comercializados este tipo de painéis solares nas residências.

Referências:

Portal Energia, Portal Solar

Copiado!
Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

Comentários