A energia solar tem se tornado uma das principais alternativas para geração de energia sustentável, com diversos modelos de instalação disponíveis no mercado. Com o avanço da tecnologia, sistemas de energia solar para residências estão cada vez mais acessíveis. Uma dessas inovações são os sistemas híbridos de energia solar, que combinam diferentes tecnologias para maximizar a eficiência e a independência energética. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
Sistemas híbridos com armazenamento de energia
Inicialmente, toda a energia solar gerada deveria ser utilizada no momento da geração. Porém, com a inclusão de baterias em sistemas solares, é possível armazenar a energia gerada para uso posterior. Isso é especialmente útil para pessoas que passam o dia fora de casa, consumindo energia principalmente à noite. Adicionar armazenamento à geração de energia solar pode ser a solução para esse público, proporcionando autonomia energética e economia.
Existem dois tipos principais de sistemas de armazenamento de energia solar: sistemas off-grid e sistemas on-grid. Mas qual a diferença entre eles?
Sistemas Off-Grid
Os sistemas que não são ligados a rede elétrica, são chamados de off-grid. Nele, toda a energia solar gerada será para consumo da residência. Não haverá nenhuma ligação com a concessionária local, e toda a energia gerada será autossuficiente para o funcionamento da sua casa. Hoje, o principal problema dos sistemas off-grid é o auto custo para o empreendimento.
Uma casa de classe média precisará investir cerca de 65 mil para este sistema. Por isto, sistemas off-grid para geração de energia são mais utilizados em áreas remotas do que em bairros residenciais.
Sistemas On-Grid
Já nos sistemas on-grid, ou seja, os sistemas interligados a rede elétrica a energia gerada não será autossuficiente para o funcionamento do sistema. Porém, você pode gerar até 95% de energia solar para consumo próprio. Neste tipo de sistema são gerados créditos de energia, que explicamos melhor nesta matéria aqui. E a bateria do sistema não serve para alimentar a residência, mas serve como um tipo de reserva: você poderá utilizar a noite, ou quando faltar energia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Sistemas híbridos com aquecimento de água
Outra inovação no mercado são os sistemas híbridos de energia solar com aquecimento de água. Esse sistema une a geração de energia solar com o aquecimento de água, oferecendo uma solução inteligente para aumentar a eficiência dos painéis solares. Isso porque, quando os painéis ficam muito quentes, sua eficiência diminui. O aquecimento de água atua como um radiador, resfriando os painéis e aumentando sua eficiência em até 75%.
Embora essa tecnologia ainda seja relativamente nova e tenha um custo elevado, a tendência é que em 5 a 10 anos ela se torne padrão nas instalações residenciais, devido aos seus benefícios de longo prazo.
Fontes: Portal Energia, Portal Solar
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Beatriz Zanut Barros
Engenheira de Energia; formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; com Mestrado em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya, em Barcelona; profissional no setor de armazenamento de energia com vasta experiência em expansão de sistemas de transmissão e análise de mercado de energia em países latino-americanos.