Engenharia 360

5 Artefatos Antigos Que Desafiam Engenheiros: Para Que Serviriam?

Engenharia 360
por Redação 360
| 23/06/2024 5 min
Imagem gerada em IA de Freepik

5 Artefatos Antigos Que Desafiam Engenheiros: Para Que Serviriam?

por Redação 360 | 23/06/2024
Imagem gerada em IA de Freepik
Engenharia 360

Ao longo da história, a arqueologia tem desenterrado muitos objetos fascinantes que só provam cada vez mais a engenhosidade e a criatividade das civilizações antigas. Contudo, a função de alguns artefatos antigos permanece uma incógnita, desafiando a compreensão de engenheiros e outros cientistas quanto ao nosso passado, levando-os a especular sobre capacidades tecnológicas e possíveis práticas culturais. O artigo a seguir, do Engenharia 360, explora cinco desses elementos enigmáticos. Tente desvendar seus segredos!

Cinco artefatos antigos que não se sabe para que servem

Em um artigo publicado no site The Conversation, a pesquisadora Natasha Harlow, do Departamento de Arqueologia da Universidade de Nottingham, apresentou cinco artefatos antigos que ninguém - até agora - sabe para que servem. E ela provoca a todos que tentem decifrar esse enigma. Segue a lista:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1. Bolas Neolíticas da Escócia

Essas pequenas esferas de pedra foram encontradas em sepulturas e assentamentos do período Neolítico (3200-2500 a.C.) localizados na Escócia. Elas apresentam detalhes decorativos entalhados, que variam de espirais a formas concêntricas. Mas as peças raramente são idênticas ou formam algum conjunto. Então, para que serviriam? Algumas hipóteses levantadas incluem armas, brinquedos, pesos de medida, adornos e até mesmo rolamentos para mover megalitos ou suportes para fios de tear. O que você acha?

artefatos antigos - enigma de engenharia
Imagem reproduzida de University of Central Lancashire via History
artefatos antigos - enigma de engenharia
Imagem de Ashmolean Museum University of Oxford, Heritage Images, IMAGO reproduzida de DW

2. Dodecaedros Romanos

Esses artefatos antigos são datados entre os anos de 43 e 410 d.C. e fazem relação ao Império Romano, encontrados em vários países europeus - sendo a última descoberta na Grã-Bretanha. Eles são feitos de liga de cobre, possuem uma forma fascinante (com doze faces pentagonais, cada um com um buraco no meio) e geralmente não apresentam qualquer sinal de desgaste que identifique seu uso específico.

Aliás, é importante dizer que não existem menções sobre os dodecaedros em textos ou obras de arte antigas. Por isso, este é mais um tipo de objeto sem função exata conhecida. Alguns supõem que sejam armas, outros brinquedos e até calendários agrícolas. Porém, o mistério continua!

artefatos antigos - enigma de engenharia
Imagem de Norton Disney History and Archaeology Group em CanalTech
artefatos antigos - enigma de engenharia
Imagem reproduzida de Romano Impero
artefatos antigos - enigma de engenharia
Imagem reproduzida de Romano Impero

Veja Também: Engenharia e Arqueologia: explorando o mistério da construção mais antiga da humanidade

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3. Tambores de Giz Neolíticos

Mais um exemplo de artefatos antigos do período Neolítico e sem uma explicação. Esses tambores foram descobertos em 1889, em uma tumba de uma criança em Folkton, no norte da Inglaterra. Eles são feitos de giz, possuem formato cilíndrico e decorações geométricas que sugerem olhos, narizes e sobrancelhas. Apesar de terem ganho um nome sugestivo, não parecem ser instrumentos de percussão, já que não apresentam sinal de desgaste mecânico. Alguns estudiosos sugerem que são associados à observação astronômica.

artefatos antigos - enigma de engenharia
Imagem de Chris Trebble, Wikimedia Commons, reproduzida de Aventuras na História, UOL
artefatos antigos - enigma de engenharia
Imagem de Jononmac46 em Wikipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Tambores_de_Folkton#/media/Ficheiro:Folkton_Drums.JPG

4. Aneis-ferradura da Idade do Bronze

Esses pequenos aneis de ouro foram encontrados na Irlanda, Reino Unido e França. São, provavelmente, da Idade do Bronze (1000-800 a.C.). E apresentam designs lisos ou com delicadas gravações geométricas.

Numa primeira olhada, poderíamos dizer que são brincos, ornamentos nasais ou para cabelo. Mas para Natasha Harlow, essas sugestões parecem incorretas, pois um design como esse parece difícil ou incômodo de usar para tais funções. Então, seu propósito poderia ser bem diferente, talvez mais relacionado à engenharia, como de ferramentas para trabalhos delicados. Intrigante, não?

artefatos antigos - enigma de engenharia
Imagem de Colchester and Ipswich Museum Service reproduzida de DW
artefatos antigos - enigma de engenharia
Imagem de Condado de Norfolk, Andrew Williams, reproduzida de Aventuras na História, UOL

5. Almofarizes Romano-Britânicos

Por último, nesta lista de artefatos antigos, apresentamos estas pequenas estatuetas. Elas também foram encontradas na Grã-Bretanha e parecem pertencer ao período de domínio romano (100 a.C. a 200 d.C.). São feitas de liga de cobre e apresentam formatos variados, como de aves aquáticas a bovinos, além de motivos fálicos que remetem à fertilidade. Acredita-se que possam estar relacionados à produção de medicamentos, afrodisíacos, cosméticos ou narcóticos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Neste caso, o mistério está mais relacionado ao conteúdo que era processado em tais almofarizes (utensílios que servem para moer ou esmagar). Até agora, não foi possível identificar os materiais exatos, deixando uma lacuna significativa no entendimento de sua função prática.

A saber, hoje os almofarizes são considerados equipamentos essenciais em laboratórios de química e biologia, utilizados para triturar, misturar ou homogeneizar amostras diversas.

artefatos antigos - enigma de engenharia
Imagem de British Museum reproduzida de Fatos Desconhecidos

Veja Também:


Fontes: DW, UOL.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo