Engenharia 360

Expo Dubai 2020: o que rolou no megaevento de tecnologia e arquitetura

Engenharia 360
por Simone Tagliani
| 08/10/2021 | Atualizado em 12/05/2022 4 min

Um dos maiores eventos de tecnologia e sustentabilidade está acontecendo agora. É a Expo 2020, um megaevento realizado na cidade de Dubai! Veja!

Expo Dubai 2020: o que rolou no megaevento de tecnologia e arquitetura

por Simone Tagliani | 08/10/2021 | Atualizado em 12/05/2022

Um dos maiores eventos de tecnologia e sustentabilidade está acontecendo agora. É a Expo 2020, um megaevento realizado na cidade de Dubai! Veja!

Engenharia 360

Obviamente, se você não conhece, pelo menos já deve ter ouvido falar na Torre Eiffel. Ela foi inaugurada em 1889, durante a Exposição Universal. Por razões semelhantes, muitas outras obras emblemáticas de Arquitetura também foram realizadas – por exemplo, o Parque das Nações, em Lisboa.

2020 era o ano da cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, receber a maior exposição de tecnologia e arquitetura mundial. Contudo, veio a Pandemia. Mas tudo bem, pois o megaevento foi transferido para 01/10/2021 a 31/03/2022. Serão cerca de 25 milhões de visitantes ao longo de seis meses, com direito a um pavilhão dedicado ao Brasil. Saiba mais no texto a seguir!

Algumas curiosidades sobre a exposição de Dubai em 2022

O tema da Expo 2020, que acontece em Dubai, será “Connecting minds and creating the future” ou “Conectando mentes e criando o futuro”. Dentro do complexo, foram montados 200 pavilhões representando 191 países. E a programação prevê para os visitantes mais de cinquenta atividades diferentes, incluindo palestras e debates sobre sustentabilidade, mobilidade e oportunidades de negócios.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo
dubai 2020
Imagem reproduzida de
Khaleej Times
dubai 2020
Imagem reproduzida de ArchDaily Brasil
dubai 2020
Imagem reproduzida de ArchDaily Brasil
dubai 2020
Imagem reproduzida de Panrotas

O pavilhão brasileiro

Com a Expo 2020 realmente será possível conhecer um pouco mais da cultura e dos projetos de várias nações. Isso inclui a China, cujo pavilhão, de acordo com projeto, será em forma cilíndrica; o Reino Unido, com seu pavilhão em fibra ótica; a Holanda, com pavilhão piramidal; e o próprio Emirados, com um suntuoso pavilhão desenhado por nada mais nada menos do que o famoso arquiteto Santiago Calatrava.

Mas e como é o pavilhão brasileiro? Bem, dizem que ele foi montado na The Sustainability Pavilion, uma estrutura em forma de funil dedicada à sustentabilidade. A subestrutura, destinada ao Brasil, foi montada com aço e lona branca, e envolta de um imenso espelho d’água – lembrando a questão da importância dos recursos hídricos. Em seu interior, estão sendo transmitidas imagens e sons da natureza. E, de acordo com os projetistas, todos os detalhes do projeto foram pensados para que o local seja democrático, ponto de reflexão, tranquilidade e brincadeiras.

“Espero que as crianças, principalmente, entrem no espelho d’água e se divirtam curtindo os sons do Brasil.”,
“À noite, o pavilhão se converte numa enorme tela de projeção. Cento e vinte e cinco projetores de alta definição vão converter o pavilhão em uma viagem pelo Brasil. Vamos convidar os visitantes para percorrerem nossos patrimônios históricos, nossas indústrias, nosso agro e tudo que o Brasil tem a oferecer pro mundo.”

– Raphael Nascimento, em reportagem de UOL.

dubai 2020
Imagem reproduzida de TripAdvisor
City Milano News
Imagem reproduzida de City Milano News

Os verdadeiros impactos da Expo 2020 sobre o urbanismo de Dubai

A Expo 2020 não é apenas uma atração de arquitetura ou uma oportunidade de lançamentos de inovações tecnológicas. Assim como acontece quando cidades são sedes de eventos como Olimpíadas e Copas Mundiais de Futebol, tal tipo de exposição deve mudar a cada desta cidade – que já é tão incrivelmente encantadora.

Muito do design arrojado criado especialmente para a exposição precisará ser adaptado, no futuro, para a construção de um novo bairro de Dubai. Cerca de 80% das estruturas inteligentes e sustentáveis devem permanecer nesta nova área urbana. Por exemplo, a Al Wasl Plaza, a maior cúpula sem suporte do mundo, com 150 metros de diâmetro, que servirá, primeiramente, para conectar alas da Expo 2020.

dubai 2020
Imagem reproduzida de Teatur Viagens
dubai 2020
Imagem reproduzida de Prefeitos e Gestores

Atualização | Março 2022

A Itaipu Binacional, a convite do Governo Federal, foi responsável por encerrar a programação brasileira na Expo 2020 Dubai, que foi realizada por conta da Pandemia, e como dito antes neste texto, agora entre 2021 e 2022. Para a ocasião, a empresa preparou vários atrativos, como mostras de interconexões entre água, biodiversidade, clima e energia – muito pensando na questão da sustentabilidade no planeta e a preservação da natureza, como a nossa Mata Atlântica. E tudo isso só foi possível graças a utilização de recursos tecnológicos, como de realidade aumentada. A saber, os expectadores da feira puderam visualizar em modo virtual os rios voadores do Brasil e mais. Foi o fechamento perfeito para a participação do nosso país neste evento que, certamente, entrou para a história da Arquitetura e Engenharia Global!

dubai 2020
Imagem reproduzida de TN Petróleo

Fontes: UOL, O Globo, Click Foz do Iguaçu, Mercado e Eventos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais e Jornalismo Digital; estudante de Marketing; e proprietária da empresa Visual Ideias.

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo