Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

A aplicação do método PDCA para resolução de problemas

por Colaboradores BDE | 07/04/2017
Copiado!

A necessidade de produtos e serviços de qualidade é essencial para a sobrevivência de toda empresa. No entanto, quando as anomalias acontecem, as empresas devem utilizar metodologias apropriadas para a resolução desta não conformidade.
O PDCA é um método que visa a melhoria contínua dos processos e a eliminação das anomalias, sendo muito utilizado também para atingir metas padrão, ou para manter os resultados em um certo nível desejado. O método PDCA está dividido nas seguintes etapas e suas respectivas subetapas:

Foto: Reprodução.

Plan – Planejar:

Gerenciar a tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias de uma organização. Faz parte dessa etapa:

  1. Identificação do Problema: definir claramente qual o problema a ser analisado. Ferramentas Utilizadas: Gráfico Sequencial; Gráfico de Controle.
  2. Análise do Problema: permitir a localização do foco do problema. Ferramentas Utilizadas: Estratificação; Folha de Verificação; Gráfico de Pareto.
  3. Análise das Causas do Problema: identificar a causa raiz de um problema. Ferramentas Utilizadas: Brainstorming; Diagrama de Causa Efeito; 5 Porquês; Matriz GUTFI.
  4. Preparação do Plano de Ação: definir o conjunto de atividades e tarefas suficiente para o alcance das metas. Ferramenta Utilizada: 5W2H

Do – Realizar:

Executar e acompanhar as tarefas propostas exatamente como foram planejadas.

Check – Verificar:

Monitorar e verificar os resultados obtidos e se os trabalhos estão sendo executados conforme planejado. Tal monitoramento se dará pelos indicadores da organização.

Act – Atuar:

Analisar desvios, implementar ações corretivas e padronizar.

Fonte: Shutterstock.

Se o plano de ação tiver sido insuficiente para solucionar o problema, é preciso um plano de ação complementar que permita girar novamente o método PDCA. Isto pode ser feito por meio do Relatório das Três Gerações, que aborda o que foi planejado (passado), executado, os resultados, as causas do problema (presente) e a proposição para resolver as causas do problema (futuro).


*Artigo escrito por Maycky Kennedy da Silva, 23 anos, Engenheiro de Produção Mecânica

Copiado!

Comentários