Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Dá pra acreditar? Estas inovações tecnológicas incríveis podem se tornar realidade em 5 anos

por Lucie Ferreira | 07/04/2017
Copiado!

A IBM produz uma série de previsões audaciosas chamada 5 in 5, na qual especialistas convidados revelam cinco inovações tecnológicas que podem mudar nossas vidas nos próximos cinco anos. Neste post já revelamos a principal delas: a visão de raio x, como a do Superman.
Agora, que tal conhecer outras quatro tecnologias que podem se tornar realidade até 2022?

(Imagem: Wise Geek)

Diagnosticar doenças pela voz do paciente

Segundo uma equipe de pesquisadores consultada pela IBM, será possível diagnosticar doenças através da voz dos pacientes. Isso porque pessoas com Alzheimer, Parkinson, ansiedade e depressão têm um padrão de fala característico. Entretanto, ele é quase imperceptível ao ouvido humano.
Por meio da inteligência artificial, um computador poderia detectar essas doenças com precisão, até mesmo no estágio inicial. A entonação, a escolha de palavras e a sintaxe utilizada serviriam de pista para diagnosticá-las por meio de aplicativos instantâneos, projetados para reconhecimento vocal e monitoramento dessas doenças.

(Imagem: GigaOm)

Mapas de dados atualizados em tempo real

Outra aposta é a popularização dos macroscópios: mapas que reúnem dados variados e ajudam a enxergar padrões da sociedade, de cidades e de países. Esses dados poderão ser atualizados e gerados diariamente, mostrando informações sobre a saúde da população, os níveis de poluição e fatores sociais e econômicos, dentre outros.
Será como visualizar uma imensa base de dados em um mapa, atualizado a cada segundo por meio de computadores inteligentes. As informações serão coletadas em tempo real por drones, telescópios e equipamentos de previsão do tempo.

(Imagem: University of Cambridge)

Meio ambiente em foco

Assim como os macroscópios possibilitarão a visualização de dados em tempo real, também teremos informações atualizadas a cada segundo sobre a qualidade do ar, a produção de dióxido de carbono e mudanças climáticas gerais.
A velocidade da análise permitirá saber os poluentes acumulados na atmosfera e sua procedência. Com essa gama de dados, poderemos evitar desastres como vazamentos de gás, identificados em segundos, quando normalmente se leva semanas para isso.

(Foto: REUTERS/NASA/Tim Peake/Handout)

Chips que funcionam como laboratórios

Fazer exames vai ficar muito mais fácil com os laboratórios de bolso, que nada mais são do que chips de silicone. A diferença é que eles poderão analisar informações através do suor, do sangue e da urina do usuário. Para ficar ainda mais prático, eles poderão ser integrados a aparelhos portáteis de monitoramento de doenças, na própria casa do paciente.

E aí, qual dessas inovações tecnológicas você mais quer ver daqui a cinco anos? Ou você acha que ter visão de raio x continua sendo a previsão mais fantástica de todas?

Fonte: Blog da Engenharia e Superinteressante.

Copiado!

Comentários