Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Aeroporto na China é transformado em parque público

por Redação 360 | 07/04/2021

Por sua sustentabilidade, o projeto foi premiado na China e nos EUA

Um espaço de 14.63 hectares, que durante 80 anos funcionou como uma pista do Aeroporto Longhua, em Xangai, hoje é o Xuhui Runway Park. Localizado às margens do rio Xuhui, a área foi reformada pela empresa Sasaki.

Apesar ter mudado bastante, o local ainda mantém algumas características originais do aeroporto. A Sasaki descreve o projeto em seu site: “O parque integra partes do concreto da pista original, onde possível, para prolongar a memória do local.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Vista de cima do Xuhui Runway Park

Eles ainda acrescentam: “A equipe de projeto identificou uma fileira de painéis de pista estruturalmente sólidos com 3,6 m de largura para servir como a principal via de pedestres do parque, com suas marcações de direção originais preservadas. Perto da extremidade norte, grandes porções do concreto da pista são integradas ao bosque de observação de pássaros para formar espaços de descanso intrincados. Todos os novos pavimentos e móveis são feitos de concreto arquitetônico, com variações acentuadas em pontos chave. O perfil do mobiliário do local é projetado para lembrar os elementos da aeronave. ”

Sustentabilidade em foco

O Xuhui Runway Park teve uma abordagem sustentável em sua construção, como por exemplo o uso de materiais reciclados em suas estruturas, bambu reutilizado e iluminação LED. Além disso, o parque é dotado de um sistema de coleta de água da chuva.

Outras atrações também são fontes, trilhas, pistas de ciclismo, restaurantes e um playground. Ademais, o parque também inclui um jardim submerso, com capacidade de aproximadamente 900 pessoas.

O espaço também é habitat de algumas aves, e contém um jardim de borboletas. Quanto a sua flora, contém mais de 82 espécies de plantas domésticas e 2227 árvores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto antes e depois da reforma, em foto de satélite.

Parques são soluções para projetos obsoletos

O projeto da Sasaki foi concluído em abril de 2020. Por sua sustentabilidade, foi premiado na China e nos EUA. Além disso, recebeu outras quatro premiações por seu design.

Xuhui Runway Park

Sobretudo por sua natureza sustentável, projetos como esse têm ganhado cada vez mais força entre as soluções de urbanismo. Um exemplo são as rodovias construídas nos anos 1970 em Seul, na Coreia, que hoje foram transformadas em um jardim suspenso no coração da cidade.

Fontes: Sasaki; Wonderful Engineering; De Zeen.

E você, o que achou desta solução? Já viu ou participou de algum projeto assim na sua cidade? Conte nos comentários!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.