Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Nosso amigo LED

por Eduardo Mikail | 14/07/2015
Copiado!

Elas fazem parte da nossa vida de uma forma que a gente nem percebe. Estão presentes nas casas, carros, eletrodomésticos, telefones celulares e por ai vai. Seu valor tecnológico vem sendo cada vez mais valorizado e estudado pelos cientistas.
Mas por que as lâmpadas de LED são tão importantes assim?
lãmpadas de LED
Chamada de Diodo Emissor de Luz, a luz de LED foi criada em 1963 e seu objetivo era somente de mostrar se algum aparelho eletrônico encontrava-se ligado ou desligado.
Com a evolução criou-se o LED de luz branca, que significou um grande salto, possibilitando a aplicação em diversos equipamentos.

+ Mas como funciona?

O LED é um componente eletrônico, semicondutor, similar a um chip de computador, que consegue transformar energia elétrica em luz. É importante lembrar que ele utiliza o próprio “corpo” para produzir luz, diferente das lâmpadas incandescentes que utilizam um filamento e as fluorescentes que usam gás.

+ Além das lâmpadas de casa, serve para mais o quê?

Elas funcionam com excelência durante o dia ou a noite. Devido a essa característica pode ser empregada em faróis de carros, corredores de ônibus ou aviões. Alterar a cor do ambiente, seja de trabalho ou lazer tem sido muito buscado já que ele oferece uma grande variedade de cores. Televisores e telefones celulares utilizavam do plasma, que ultrapassado foi trocado pelo LED.

+ Vantagens e desvantagens

Sem dúvida a economia é a parte mais atraente. Ela chega a utilizar 80% da energia consumida e a converte em luz. Por outro lado vem o preço, que é considerado alto e necessita de uma boa avaliação para definir sua aplicabilidade. Outra vantagem é a baixa emissão de calor pela luz gerada, melhorando assim o funcionamento do equipamento que o utiliza. O aquecimento que existe é extinto por um dissipador existente nele. Não existe mercúrio em sua composição, logo colabora com o meio ambiente, e sua durabilidade é muito maior comparada com outros modelos.

+ Já foi responsável por um Prêmio Nobel de Física

O prêmio foi concedido a três físicos que criaram a luz azul num LED, para como resultado final o tão esperado branco. Com os LED’s azuis ele também criaram lasers que são responsáveis pela leitura de discos “blu ray”.

+ O Led Para sua Casa!

Atualmente o Led pode ser considerado a melhor opção para iluminação residencial, pois proporciona uma considerável economia no consumo de energia elétrica, se comparado a outros tipos de fontes luminosas, existem diversos modelos de luminárias como: spots led, plafons led, refletores led, entre outros, com designs e funcionalidades inovadoras para as áreas interna e externa do lar.”
 
Referências: IAR, Uniled
 

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários