Localizada na Escócia, a roda de Falkirk ou Falkirk wheel é um ascensor de barcos rotativo, que permite que as pequenas embarcações transitem entre dois canais, o Forth e o Clyde.
Tal engenharia foi inaugurada em 2002 e apresenta um sistema de elevador com o mesmo nome, Falkirk, que custou cerca de £17.5 mi ou cerca de 54 milhões de reais (cotação de 2013), podendo acomodar barcos de até 4m de largura e 20m de comprimento. Confira mais informações e imagens a seguir, neste artigo do Engenharia 360!
Detalhes de engenharia da Roda de Falkirk
Com uma diferença de 24m entre os dois canais, o sistema da Roda de Falkirk funciona de forma que, quando um lado desce, o outro sobe automaticamente, em simultâneo. Assim, faz-se um movimento de rotação de 180º que leva 4 minutos e com um consumo de energia mínimo.
A saber, essa obra da Roda de Falkirk é um projeto de engenharia e arquitetura, desenvolvido em conjunto pelos escritórios RMJM Architects, Ove Arup & Partners e Butterley Engineering.
Confira mais sobre esta engenharia icônica no vídeo logo abaixo:
Veja Também: Conheça os aspectos técnicos da Ponte Rio-Niterói, um marco na engenharia nacional
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fontes: Wikipedia.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.