Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

9 dicas de linguagem corporal para o trabalho

por Lucie Ferreira | 04/11/2015
Copiado!

Linguagem-corporal1_Blog-da-engenharia
Linguagem corporal é a maneira que sua postura expressa como está se sentindo, podendo transmitir tensão, alegria, receio, relaxamento e outros tipos de emoções. No ambiente corporativo não bastam apenas palavras: a linguagem corporal também é interpretada e considerada.
Confira a seguir algumas dicas de linguagem corporal para serem usadas no trabalho e em negociações.

+ Contato visual

Foque na plateia ou em quem está do outro lado da mesa, piscando menos e evitando fitar slides e outros recursos que estiver utilizando. Essa conexão causa empatia e, consequentemente, credibilidade.

+ Preste atenção em sua postura

Evite braços cruzados, mão no bolso ou na cintura, pernas muito abertas e outras posturas que deem a impressão de incômodo. Ao invés disso, prefira posturas e gestos neutros, que não interfiram em uma apresentação, mas a reforcem, como manter as mãos ao lado do corpo.

+ Adapte-se a cada público

Se estiver em um grupo pequeno de pessoas, você pode permanecer sentado. Porém, caso sua audiência seja maior, estar de pé proporciona mobilidade e uma interação mais rica. Ou seja, mais recursos para complementar uma apresentação.

+ Respire profundamente

Um padrão de respiração mais lento, abdominal e profundo pode transmitir autoridade e demonstrar confiança, além de ajudar na oxigenação do cérebro e no controle da ansiedade.
Linguagem-corporal3_Blog-da-engenharia

+ Fale sem pressa

Entre uma frase e outra, pause e respire calmamente. Articule cada palavra com clareza, mantendo uma cadência tranquila e abaixando o queixo suavemente ao fim de cada frase.

+ Ao cumprimentar, coloque o pé esquerdo à frente

Deste modo, você consegue demonstrar, implicitamente, que está no comando de uma negociação e não faz concessões.

+ Aperte a mão com a palma para baixo

Ao manter a palma voltada para baixo, a pessoa é vista como dominante. A outra maneira, entretanto, demonstra que se espera o controle da outra parte.

+ Dê aperto de mão duplo

Indicado especialmente para mulheres, em situações nas quais lidam com um homem agressivo, o truque consiste em estender a mão direita e sobrepor a esquerda na mão da outra pessoa.

Linguagem-corporal1_Blog-da-engenharia+ Fale em tom de voz mais baixo

Um estudo da Universidade de Duke demonstrou que pessoas que falam mais baixo (por volta de 125 Hz) têm mais autoridade em um grupo, podendo até mesmo implicar em aumentos reais de salários.
Fontes: Exame e Endeavor

Copiado!

Comentários