Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


Conheças as 8 lojas Apple com o conjunto 'Design e Arquitetura' mais bonito e moderno | Lista 360

por Simone Tagliani | 27/09/2021

Tim Cook foi o CEO da Apple durante muitos anos. No tempo em que trabalhou como vice-presidente de operações mundiais, propôs que a empresa cortasse parceria com todas as varejistas parceiras e montasse a sua própria rede de lojas. Na sequência, o lendário Steve Jobs começou a estudar novas maneiras de vender e exibir os produtos da marca de maneira física. Ele buscou apoio nos grandes nomes da indústria e, em 2001, apresentou ao público as duas primeiras Apple Stores, em Virgínia e Califórnia.

As lojas Apple ao redor do mundo

As lojas Apple foram projetadas para oferecer a melhor experiência possível para os seus usuários. Isso fica muito evidente através do cuidado estético rigoroso de seus ambientes, com um conceito arquitetônico, design arrumação e funcionamento impecáveis. São quase 300 unidades só nos Estados Unidos. E aqui, no Brasil a primeira Apple Store do país – e também da América Latina – foi inaugurada em 2014, na cidade do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao todo, são 500 lojas Apple distribuídas em 25 países ao redor do mundo, incluindo o Reino Unido e China – algumas unidades de rua e outras localizadas dentro de shoppings. O mais legal é que o seu visual está bem diferente do que se via lá no início dos anos 2000, muito mais ousadas, diferentonas e seguindo as tendências modernas.

Seria muito difícil comentar sobre todas as lojas Apple mais bonitas ou de localização mais peculiares, formas diferenciadas, melhor integração com praças públicas e mais, pois a lista poderia ser muito extensa. Por isso, nós, do 360, nos limitamos a trazer àquelas que julgamos parecer mais futuristas, com característica de partido arquitetônico semelhantes. Confira as 7 melhores de acordo com a nossa lista!

1.Marina Bay Sands

Esta unidade da Apple está localizada em Singapura. Trata-se de uma loja nova, inaugurada em 2020, com estrutura flutuante lembrando uma bolha que é feita de vidro e marcada por brises horizontais que protegem seu interior da incidência solar.

2.Central World

Esta é mais uma unidade da Apple inaugurada em 2020. Ela está localizada na praça central da cidade de Bangkok, na Tailândia. Sua estrutura é circular, com um grande pilar central feito de madeira – onde estão as circulações de escada e elevador -, tem dois andares, sendo envolta de placas de vidro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

3.Zorlu Center

Apple Zorlu Center

Esta loja fica localizada em um complexo comercial em Istambul, Turquia. É um lindo exemplo do Estilo Minimalista de Arquitetura. Sua estrutura é parcialmente subterrânea, com um grande bloco quadrado de vidro circundado por um espelho d’água.

4.Piazza del Liberty

Apple Piazza Liberty

Esta Apple fica em Milão, Itália. Seu projeto é um dos que melhor resolve a questão da integração de uma praça pública e Store por meio de uma escadaria que serve para apreciação da paisagem. E sua fachada é destacada por uma linda fonte por trás do pano de vidro, marcando também a entrada da loja.

5.Pudong

Apple Store em Xangai, na China (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: Apple Store em Xangai, na China (Foto: Divulgação/Apple))

Esta unidade da Apple está localizada no distrito de Pudong de Xangai, na China. Seu design representa o Estilo Impressionista de Arquitetura. Diferente das construções anteriores, seu modelo de vidro transparente segue um formato cilíndrico, formado por placas curvadas – uma tecnologia cara e muito complexa de executar.

6.Quinta Avenida

A Apple Store em Nova York, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/Apple)

A Arquitetura da Apple de Nova York parece uma mistura das lojas da Turquia e da China, citadas antes. Também é um cubo com estrutura parcialmente subterrânea, marcada por uma escadaria de vidro que leva os visitantes da praça na Quinta Avenida para o nível inferior.

7.Sanlitun

A Apple Store que está em Pequim (Foto: Divulgação/Apple)

Claro que, com a maior população do mundo, a China não poderia ter apenas uma loja Apple com Design e Arquitetura que chamassem a nossa atenção. Precisamos destacar também a loja de Pequim, com estrutura composta de peças de aço inoxidável.

8.IFC Shopping Center

A Apple Store que fica em Hong Kong (Foto: Divulgação/Apple)

Por último, destacamos a loja de Hong Kong. Esta Arquitetura predial apresenta uma estrutura ousada, suspensa entre dois arranha-céus e sobre uma via pública. Seu efeito visual é incrível!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Então, o que achou destas lojas Apple que listamos? Já conhecia alguma delas? Escreva para nós nos comentários!

Veja Também: Será mesmo verdade que o relógio inteligente Apple Watch poderia salvar vidas?


Fontes: MAC Magazine, Techtudo, Techtudo 2, Forbes.

Comentários

Engenharia 360

Simone Tagliani

Graduada em Arquitetura & Urbanismo e Letras; especialista em Artes Visuais; estudante de Jornalismo Digital e proprietária da empresa Visual Ideias - Redação, Edição e Produção de Conteúdos.