Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

7 dúvidas comuns sobre energia elétrica

por Fabio Doom | 10/02/2016
Copiado!

A energia elétrica é um assunto que está em pauta no Brasil. Com uma crise que está longe de acabar,  muita gente se questiona sobre quais aparelhos gastam mais e quais gastam menos.
Uma coisa é fato: sabendo economizar e ficando de olho no gasto, dá para pagar pouco no fim do mês. Pensando nisso, o BDE esclarece algumas dúvidas comuns sobre energia elétrica:

1. Quando eu sei que um aparelho está gastando energia?

O calor é o principal indicador do consumo de energia em um aparelho. Coloque a mão em cima do gabinete de um computador ou atrás da TV para perceber que, quanto mais quente, mais está gastando.
energia-eletrica-blog-da-engenharia

2. Posso deixar o carregador do celular conectado na tomada sempre?

Segundo especialistas, não há problema em deixar o carregador na tomada, mesmo quando o celular não está carregando. Também não precisa tirar o telefone quando a carga está completa, já que mantê-lo no local não trás nenhum prejuízo, pois o smartphone é inteligente e sabe a hora que a bateria está com toda a energia.

3. Preciso tirar os equipamentos da tomada quando vou viajar?

Não faz muita diferença na conta manter os aparelhos na tomada, mas, no caso de uma viagem, tirar tudo da tomada é uma boa prática. Se todos fizessem isso, a despesa abaixaria muito, no geral.

4. Quais lâmpadas são melhores?

Lâmpadas de LED gastam até 10 vezes menos que as fluorescentes, por isso são as mais indicadas para a iluminação da casa.
lampadas-de-led-blog-da-engenharia

5. O que gasta mais energia em casa?

O chuveiro elétrico fica no topo do ranking dos apetrechos que dão mais despesa na hora da conta. Depois, vem o ferro de passar, a geladeira e o ar condicionado. Entre os eletrodomésticos, quem ganha é o cooktop (um tipo de fogão elétrico).

6. Aparelhos mais velhos consomem mais?

Sim, pois a tecnologia usada nos equipamentos mais novos é eficiente para um consumo moderado em relação aos antigos. Perceba que uma geladeira velha esquenta bem mais do que um modelo atual. Muitos desenvolvedores e fabricantes visam a otimização da energia elétrica, com aparelhos mais sustentáveis.

7. Como economizar energia elétrica?

Nessa hora vale sempre frisar algumas dicas básicas que devem virar hábito: não deixar luzes acesas sem necessidade, reduzir o tempo no banho, evitar abrir a geladeira sem necessidade, lavar toda a roupa de uma vez na máquina, usar lâmpadas LED.
Fotos: Reprodução

Copiado!

Comentários