Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

7 dicas para se dar bem em uma entrevista online

por Clara Ribeiro | 05/04/2021

Mesmo sendo uma entrevista a distância, os candidatos à vaga devem manter nível igual de profissionalismo

Devido à pandemia do novo coronavírus, diversas medidas de segurança foram tomadas buscando frear a disseminação do vírus. Por isso, muitas empresas passaram a adotar a entrevista online para recrutar novos colaboradores. 

Em síntese, o processo seletivo pela internet funciona da mesma maneira do que é realizado presencialmente. Na maioria dos casos é por uma live. Em alguns, o candidato pode se apresentar em um vídeo gravado e aguardar a resposta da empresa.

mulher em frente a computador fazendo Entrevista online

Seja como for, a tendência é que mesmo após o fim da pandemia da Covid-19, boa parcela do mercado continue funcionando de forma remota. Desse modo, o home office e a realização de entrevista online devem permanecer acontecendo.

Lembrando que, quanto mais as corporações souberem aproveitar a internet a seu favor, mais conseguirão otimizar o tempo de suas equipes e conquistarão benefícios. A entrevista remota é uma dessas ferramentas.

Por isso, selecionamos diversas dicas de como se dar bem em entrevista online, acompanhe o artigo e fique por dentro!

Dicas para fazer entrevista online

Mesmo sendo uma entrevista a distância, os candidatos à vaga devem manter nível igual de profissionalismo diante de um processo seletivo assim.

Veja a seguir dicas importantes para conseguir realizar uma entrevista bem sucedida. 

1. Teste o aplicativo antes da sua entrevista online

Faça o download do aplicativo com antecedência para realizar a testagem da câmera, microfone e alto-falante, garantindo que todas as funções estão funcionando normalmente. 

Abaixo uma lista de aplicativos muito populares para realização de entrevista online:

  • Zoom 
  • Google Meet 
  • Skype
  • Whatsapp 

Leia também: 8 programas e aplicativos para fazer videochamadas em grupo

2. Escolha um local apropriado 

Reserve um local tranquilo e bem iluminado, se possível com silêncio absoluto. Além disso, certifique-se que animais de estimação e membros familiares não irão interrompê-lo durante a conversa. 

3. Vista-se adequadamente

Escolha um traje profissional para o seu primeiro contato com o recrutador. Além disso, vista-se por completo, não apenas da cintura pra cima. Afinal, pode ser que você tenha que se levantar em algum momento da conversa e acabe pagando ‘mico’.

Outra dica é evitar roupas que possam tirar o foco principal da entrevista online, que é o que você tem a falar.

4. Preste atenção na postura

Olhar para a câmera enquanto fala e ouvir o recrutador é fundamental, jamais mostre-se disperso.

Além disso, faça movimentos visíveis e sorria, mantenha uma boa postura e faça gestos com as mãos de maneira apropriada. 

5. Cuidado com as interferências 

Silencie todos os alertas de e-mails, SMS, textos, redes sociais, entre outros.

Ademais, feche todos os programas que você não irá utilizar durante a entrevista, além de todas as guias desnecessárias.

Também silencie ou desligue os aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizados. Assim como avise quem mora com você sobre esse compromisso, pedindo para que não seja interrompido.

6. Mantenha a calma 

Segurar o nervosismo e manter a calma tornou-se algo fundamental nas entrevistas de emprego. Por isso, se possível, entre na reunião com 5 ou 10 minutos de antecedência. 

Ou seja, essa medida visa deixar o candidato mais calmo e já no clima da entrevista online por vídeo. 

7. Agradeça após a entrevista online

Por fim, ao final da entrevista peça o e-mail do recrutador e envie uma nota de agradecimento pela oportunidade concedida.

Leia também: Quais as piores consequências de mentir na entrevista de emprego?

E então, gostou das dicas? Conte para a gente se você já realizou alguma entrevista online e como foi!

Comentários

Engenharia 360

Clara Ribeiro

Jornalista especializada em arquitetura e engenharia. Ávida consumidora de informação; viciada em produzir conteúdo; amante das letras, das artes e da ciência.