Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

7 dicas para facilitar o seu trabalho no Sketchup [+BÔNUS]

por Engenharia 360 | 22/05/2017
Copiado!

O SketchUp é um programa muito simples, mas incrivelmente poderoso para quem precisa apresentar projetos em 3D de maneira fácil e rápida. Não é à toa que ele é usado por mais de 80% dos profissionais de arquitetura, por exemplo. Mas mesmo para quem tem familiaridade com ele, sempre há algo a se aprender. Por isso nós recomendamos que você faça um curso de Sketchup, e pensando nisso, preparamos essa lista com 7 dicas que podem (e vão!) acelerar e melhorar o seu fluxo de trabalho. Vamos nessa?

Fonte: A Arquiteta

1. Use extensões!

Com opções pagas e gratuitas, são as extensões que transformam o Sketchup em um programa poderoso! Se você deseja um resultado profissional, algumas são quase que obrigatórias. Destacamos 3 delas:

  • Weld –  Esta extensão solda duas linhas em uma. Muito simples e muito útil;
  • S4U Make Face –  É muito usado para trazer seus arquivos de CAD, ou outros modelos em 3D para o Sketchup de uma maneira mais rápida e redonda, ou seja, sem dar problemas;
  • CLF Scale & Rotate Multiple –  É um randomizador de modelos. Exemplo: usando ele em modelos de árvores o resultado é um conjunto de modelos inseridos de forma aleatória, dando a sensação real de uma floresta, e não aqueles modelos colados um ao lado do outro certinho. Ele randomiza o tamanho e a rotação dos modelos.

2. Estilos de desenhos

Embora muita gente não use, os estilos de desenhos podem ajudar imensamente aqueles que precisam apresentar suas ideias de maneira artística, mas sem a necessidade de uma renderização. O SketchUp vem com uma grande variedade de estilos que podem ser usados para diferentes perspectivas artísticas e você pode acessá-lo pela janela > estilos (Styles).

Fonte: A Arquiteta

3. Renderizadores

Programas de renderização 3D (como Shaderlight, Kerkythea e Vray) podem ser instalados no SketchUp e produzem imagens fotorrealistas de forma simples. Os preços e limitações variam entre um e outro, mas todos são altamente recomendados.

Fonte: A Arquiteta

4. Espelhando objetos

No Sketchup, é possível espelhar um objeto através da ferramenta de escala. Como? Copie o objeto para o lado e selecione-o. Depois aperte a letra S ou o comando Scale. Em seguida selecione o eixo central da lateral do objeto que deseja transpor e no final digite (menos) – 1. E pronto!

5. Movendo ou rotacionando objetos

Sabia que se você clicar no botão de rolagem do mouse você vai executar o comando orbit, e caso queira fazer o move, basta segurar o shift com o botão de rolagem? Conclusão: segure e solte o shift para mover ou orbitar seus projetos.

6. Deixando o programa mais rápido para não travar

É, infelizmente pode acontecer de o programa demorar para responder a um comando e até travar. Para evitar isso, você pode desligar sua sombra (view>sombras), o que faz com que ele processe menos informações; usar somente vegetação em 3D quando for realmente necessário (ela tem muitos vértices e demanda bastante da placa de vídeo da sua máquina) e, por fim, usar camadas, ocultando aquilo que não precisa ser visto e trabalhado no momento.

Fonte: A Arquiteta

7. Use o The Large Toolset

A pior coisa é quando você deseja girar ou dimensionar alguma coisa e não sabe como chegar naquele comando, mas o Large Toolset é um atalho que abre todas as opções das ferramentas. Para acessar, basta ir em: vista > barras de ferramentas …> large toolset.

[+BÔNUS]


Não sabe usar o Sketchup ou precisa dar uma melhorada? O site A Arquiteta, que tem mais de 23.000 alunos no Brasil e no exterior e é especializado no ensino de softwares nas áreas de arquitetura, engenharia e design de interiores, além de ser associado da ABED – Associação Brasileira de Educação à Distância, oferece o curso por um preço barato e de forma flexível (você pode estudar quando quiser e de onde estiver). Além disso, as horas do curso podem ser usadas no relatório de atividades extracurriculares da faculdade e tem certificado!
As aulas abordam desde os primeiros passos até os módulos mais avançados com foco prático voltado para o mercado. Saiba mais:

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários