Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Afinal, como definir um Engenheiro de Produção?

por Patrícia Pereira Pacheco | 22/05/2017
Copiado!

São inúmeras as definições para o Engenheiro de Produção e seus campos de atuação, mas, na verdade, como caracterizá-lo de forma mais concreta em relação ao nome propriamente dito?
Dizer que é uma profissão super abrangente pode não esclarecer muito bem as coisas. Muitas pessoas, até mesmo em empresas, não sabem ao certo o que o profissional de Engenharia de Produção faz.

Fonte: Reprodução.


Para definir ENGENHARIA, aqui vai um trecho do livro de Luis Fernando Espinosa Cocian:

“A engenharia é a arte da aplicação dos princípios matemáticos, da experiência, do julgamento e do senso comum, para implementar idéias e ações em benefício da humanidade e da natureza. Os engenheiros projetam pontes, equipamentos médicos, assim como desenvolvem processos para o processamento de dejetos tóxicos e sistemas para o transporte de massas. Em outras palavras, a engenharia é o processo de produzir um produto técnico ou sistema, que seja adequado para resolver uma questão especifica. Outra definição interessante pode ser: a engenharia é a aplicação das matemáticas e das ciências, para criar algum elemento de valor, a partir dos recursos naturais.”

Já para PRODUÇÃO, Pablo Nunes usa a seguinte definição:

“Produção (derivada do latim producere, que significa “fazer aparecer”) é um tipo de fenômeno que consiste na atuação do Homem sobre a Natureza com o objetivo de obter, através de um processo produtivo, bens necessários para a satisfação das suas necessidades, sejam eles produtos ou serviços. A produção inclui os bens iniciais e todas as operações que lhe agreguem valor. Constituem operações de produção diversos tipos de atividades: transformação industrial, armazenamento, transporte, comunicação e marketing, distribuição e venda e a prestação de serviços.”

Fonte: Reprodução.

Interpretando as definições

Através do estudo, análise de processos produtivos, pesquisas de mercado e oportunidades e levantamento de dados, o Engenheiro de Produção pode implantar melhorias em benefício do processo produtivo, reduzindo custos e desperdícios, tornando as operações mais eficientes.
Assim como toda engenharia, a de produção é capaz de projetar novos métodos, procedimentos e layouts que assegurem mais qualidade e confiabilidade aos produtos ou serviços oferecidos pelas indústrias. Para cada empresa, uma questão específica ou mais poderão ser avaliadas e modificadas. Seja o fluxo de processo, arranjo físico, métodos de custo, planejamento e controle da produção ou forma de vendas, a Engenharia de Produção é responsável por produzir um modelo ou ferramenta que vá resolver determinado problema. Sim, a Engenharia de Produção também consiste na elaboração de projetos. 😉
Quanto à produção… Bem, os métodos e estudos do Engenheiro de Produção são voltados às questões de produção e tudo o que agrega valor ao produto, ou tudo aquilo que é necessário para o funcionamento do processo – isso vai da concepção do produto, serviço ou marca até sua entrega. Tudo o que constitui as etapas de “entradas, processamento e saídas” é objeto de estudo e atuação do profissional de Engenharia de Produção.

Fonte: Reprodução.

Pode-se dizer que…

“Cabe ao Engenheiro de Produção, através de ferramentas e projetos, implantar ações de melhorias em benefício das indústrias que produzem bens e/ou serviços, estudando modelos de produção e segmentos, a fim de criar novas ferramentas ou adequar as já existentes, possibilitando a execução de um projeto eficaz. É “fazer aparecer” produtos e processos de valor que atendam às necessidades das pessoas em cada segmento e setor, do planejamento ao transporte.”

Se a habilidade do profissional será geral ou específica, é característico da escolha do profissional. Mas a efetividade deve ser característica de todos.


Referências:
NUNES, P. Knoow.net. Conceito de Produção. Disponível em: //knoow.net/cienceconempr/economia/producao/ . Acesso em: 10 mai. 2017.
COCIAN, L. F. E. Engenharia – Uma breve introdução. Disponível em: https://engeducs.files.wordpress.com/2011/08/engenharia-uma-breve-introduc3a7c3a3o-cocian-l-f-e.pdf. Acesso em: 10 mai. 2017.

Copiado!

Comentários