Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

7 dicas para calouros de engenharia

por Matheus Martins | 02/03/2020
Copiado!

Para quem inicia um curso de engenharia, podem surgir muitas dúvidas ao longo da jornada. Às vezes você já tem um amigo ou familiar engenheiro, ou conhece algum veterano. Mas talvez pode não ser o caso e você não tem ninguém na sua rede de relacionamentos.

Em ambas as situações, todo calouro é alguém que não conhece muito o ambiente da universidade de engenharia. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a iluminar seus primeiros passos na jornada para se tornar um engenheiro. Vamos a elas:

1. Converse com as pessoas

É preciso conhecer pessoas e fazer conexões durante a graduação. Conhecer pessoas é o que pode proporcionar inúmeras e impensáveis (agora) oportunidades no futuro. Mesmo que seja tímido, busque contato e esteja aberto a conversar com outras pessoas. Além de que, como engenheiro, é preciso lidar com pessoas diariamente e não tem para onde correr.

Uma forma indispensável de se comunicar, conhecer e ser conhecido pelas pessoas é o LinkedIn.

2. Seja curioso

Busque informações sempre que pensar ser necessário. Seja curioso. Assim você conhecerá coisas que outras pessoas menos curiosas não conhecerão, e assim você estará à frente. Conheça o seu entorno, seu ambiente. Saiba quem são seus veteranos, seus professores, quem são as empresas da sua região, quais instituições apoiam e desenvolvem o seu setor. Seja curioso e busque as informações. Sempre.

mulher jovem olhando para cima com interrogações na cabeça representando calouros com dúvidas
Imagem: terra.com.br

3. Busque identificar suas aptidões e paixões

Conheça suas aptidões e paixões, as coisas que você mais se identifica durante o curso. Estes serão seus primeiros sinais do que pode ser seu perfil profissional e a sua futura carreira. Ter esse autoconhecimento, permitirá uma lucidez quando estiver prestes a ingressar no mercado de trabalho.

4. Participe de eventos

É indispensável participar de eventos. A cada evento, é como dar um boom na sua cabeça, de forma que cada vez mais tenha sua mente aberta a novas ideias. Os eventos é uma excelente oportunidade de conhecer pessoas, empresas, mercados e novas tecnologias, além de se manter atualizado sobre o que está acontecendo. Desde semanas acadêmicas, seminários e encontros até as feiras nacionais e internacionais. Participe!

5. Aproveite as oportunidades do período acadêmico

A fase acadêmica te permitirá inúmeras oportunidades.

Poderá participar de iniciação científica, conhecendo um pouco mais da área de pesquisa e desenvolvimento para engenharia. Isto só tende a reforçar o caráter do engenheiro no sentido de que somos cientistas que resolvem problemas. A iniciação permitirá entender as metodologias científicas.

Outra oportunidade ímpar que a fase acadêmica permitirá é participar de uma empresa júnior. A empresa júnior agrega uma experiência absurda, pois é como estar no mercado de trabalho como um café com leite, supervisionado por professores. Assim você poderá conhecer estratégias de negócio, modelo de empresas, gestão empresarial, marketing, finanças e muito mais.

Pessoas em reunião ao redor de uma mesa discutindo.
Imagem: drivetrafficmedia.net

Sem falar na oportunidade de participar dos centros acadêmicos, CreaJr e outros conselhos possíveis. Além de comissões de organização de eventos. Isso permite experiências incríveis e conexões que fortalecerão seu networking.

6. Faça estágio

O estágio é um ponto estratégico para o acadêmico. É o momento de transição na fase acadêmica para a fase profissional. O estágio permite conhecer como é o cotidiano profissional e saber como é ser engenheiro. É bom que se faça quantos estágios for possível. Sempre que estiver em um estágio e não houver mais o que aprender (e nem chances de ser efetivado), busque outras oportunidades e aprenda novas coisas. Este é o objetivo maior do estágio. Conhecer como são as empresas, conhecer profissionais que já atuam no mercado e visualizar oportunidades para ingressar no mercado.

Três engenheiros com capacete amarelo sentados em ao redor de uma mesa analisando um projeto.
Imagem: artigonal.com.br

7. Conheça o seu mercado de trabalho

É preciso conhecer o seu mercado de trabalho. Hoje você é um calouro, mas um dia será o vetera máximo e estará a um passo de sair da faculdade. E neste momento, você precisa estar muito preparado para iniciar sua jornada profissional.

Por isso, é importante que conheça o mercado de trabalho onde irá atuar. Uma excelente oportunidade para isso é o estágio ou a empresa júnior.

Quando estiver fora da graduação precisará ingressar no mercado em uma empresa como engenheiro ou como um empreendedor. E sem conhecimento do mercado, não será possível iniciar de uma forma tão satisfatória e os problemas serão maiores para estabilização.

Leia também: Guia do Calouro

Copiado!
Engenharia 360

Matheus Alves Martins

Mestrando em Ciência dos Materiais, Engenheiro Civil, MBA em Gestão de Projetos e Auditor Líder ISO 9001:2015. Um sul-mato-grossense entusiasta da gestão, da qualidade e da inovação na indústria da construção. Fã de tecnologias e eterno estudante de engenharia.

Comentários