Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Guia do calouro

por Colaboradores BDE | 28/01/2014
Copiado!

Para quem passou no vestibular e vai começar a faculdade, o frio na barriga e as dúvidas são muito maiores do que para qualquer outro aluno. Pensando nisso, preparamos um guia para todos os calouros de engenharia. Vamos lá!

Como encarar essa mudança?

BixoEnquanto estávamos na escola, muitos de nós não criaram o hábito de estudar a matéria depois das aulas, seja porque achávamos fácil ou por preguiça. Na universidade é completamente diferente. Estudar a matéria depois da aula torna-se um fator crucial para o desenvolvimento profissional. Cursos de extensão, atividades extra curriculares, palestras e simpósios farão você entender melhor o mercado de trabalho e ainda agregarão valor ao currículo. Na faculdade, estudar deixa de ser para passar de ano e passa a ser para exercer a profissão que você escolheu, em muitos casos, para o resto da vida. Portanto, sua formação inicial é muito importante. Ela não deve ser negligenciada.
Neste momento de nossas vidas, começamos a nos tornar independentes de nossos pais. Não haverá ninguém para cobrar nosso desempenho. Foco e concentração devem fazer parte da vida do estudante.

Como estudar?

Reserve uma parte do seu dia para estudar.

Reserve uma parte do seu dia para estudar.


Separe de uma a três horas por dia para estudar o conteúdo da matéria que você teve em aula. Leia a bibliografia recomendada, faça exercícios e tire dúvidas. Na internet existem diversos recursos para que você possa aprender e diversas pessoas que podem ajudá-lo. Use fóruns, converse com seus professores, assista aulas em vídeo. Torne-se um estudante ativo, independente, que corre atrás do seu objetivo. Encontre meios de aprender e não seja totalmente dependente de um tutor para lhe ensinar algo que não sabe. Aprenda a usar novas ferramentas que facilitem seu trabalho e aumentem seu rendimento (como o Wolfram|Alpha e o Desmos).

Ok, mas mas a matéria x não tem nada a ver com profissão que escolhi, não vou me preocupar com ela

Nós ouvimos (e reclamamos) desde o início da nossa vida escolar que não gostamos da matéria x e que a matéria x não vai fazer nenhuma diferença. Se você ainda pensa assim, é hora de mudar. É hora de encarar as coisas e entendê-las.
Cada matéria que aprendemos na escola tem um objetivo. A escola visa dar uma ideia geral para que possamos ter condições de escolher uma profissão. Aprendemos Língua Portuguesa não só por conta da gramática e ortografia, mas para desenvolver ideias escritas e conhecer a nossa literatura. Aprendemos História para entender como nosso mundo funciona e como chegamos ao que somos hoje. Aprendemos geografia para conhecer outras culturas e sua influência em nossas vidas. Matemática para desenvolver nosso senso crítico e raciocínio. Arte para compreender a vida, costumes e expressões do ser humano. Todo esse conhecimento acumulado por gerações agora está facilmente acessível para nós, com uma facilidade nunca vista antes na história da humanidade. E na Universidade não é diferente.

TOPIO ("TOSY Ping Pong Playing Robot") is a bipedal humanoid robot designed to play table tennis against a human being. TOPIO version 3.0 at Tokyo International Robot Exhibition, Nov 2009

Nós não vamos trabalhar com robôs.


Para nós, estudantes de Engenharia, é muito comum desprezarmos determinada matéria por a considerarmos “da área de Humanas”. Em algumas universidades estas matérias são dadas online, e é aí que muito aluno sequer faz as atividades. Isso é um erro. Podemos estar em um curso onde o cálculo é extremamente importante, mas não podemos esquecer que não vamos trabalhar com robôs. Vamos trabalhar com pessoas, vamos gerir pessoas, vamos contratar pessoas. Tais matérias visam nos treinar para tais habilidades para que nosso relacionamento interpessoal melhore. Estudem-nas e tirem o melhor proveito, assim como vocês devem tirar proveito de todas as outras. Comece a entender o motivo daquela matéria estar em sua grade curricular.
E vocês, concordam com essas dicas? Deixem seu comentário!
 


Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por email para [email protected] e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!

Copiado!

Matérias Relacionadas

Comentários