Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

7 coisas que produzem radiação e você nem imagina

Engenharia 360

2 min

POR Fabio Doom 24/02/2016

radiação-blog-da-engenharia
A radiação pode ser produzida de forma artificial ou natural. Não só as usinas nucleares, o microondas e as bombas atômicas tem esse efeito, que pode ser prejudicial ou não dependendo da fonte.
Existe uma diversidade de coisas bem próximas de nós que são radioativas e nem imaginamos. Para te surpreender, o BDE lista 7 delas:

+ Banana

Devido a seu código genético, a banana produz muita radiação. Você pode até se assustar, mas esse fato não afeta a saúde humana, ao menos que se coma uma quantidade enorme dessa fruta saborosa.

+ Castanha do Pará

Embora pareça inocente, a castanha do Pará é um dos alimentos mais radioativos do mundo. O motivo é porque a árvore cresce tão profundamente que acaba absorvendo altas quantidades de rádio, um mineral que produz radiação naturalmente. O consumo da castanha também não oferece perigo, somente se for consumida em excesso.
 
castanha-para-blog-da-engenharia

+ Caixa de areia de gatos

A argila bentonítica, material presente na areia dos bichanos, é eficaz na absorção das fezes e urina desses animais. Embora tenha uma função nobre, essa argila contém taxas de urânio e tório em sua composição, outros minerais radioativos.

+ Cigarro

Entre as inúmeras substâncias prejudiciais para o organismo, o cigarro possui chumbo-210 e polônio-210, que são liberados no ar quando é aceso e inalado pelo fumante. Por isso a fumaça é considerada extremamente tóxica tanto para o usuário quanto para as pessoas próximas. Não é a toa que o câncer de pulmão é um dos que mais mata em todo o mundo.
 
cigarro-blog-da-engenharia

+ Papel brilhante de revistas

Nada como ler uma revista novinha, com as aquelas páginas brilhantes e lindas. Pena que para conseguir esse aspecto, é utilizado o caulim na fabricação nas folhas, tipo de argila que também tem bons níveis de tório e urânio.

+ Detectores de fumaça

Grande parte desses objetos têm em sua composição o elemento amerício, que também emite radiação. O único risco que você tem com esse produto é caso quebre o detector e inale a fonte perigosa.

+ Grand Central Station

Uma das estações de trem mais famosas dos Estados Unidos produz tanta radiação quanto uma usina nuclear, tudo porque sua estrutura foi construída com granito, uma pedra que contém traços de urânio.
grand-central-blog-da-engenharia
Referência: Mistérios do Mundo

coisas radioativas
o que é radioativo
o que produz radiação
Radiação

Fabio Doom

mais
Imagem padrão usuário Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
3 redes sociais profissionais que você deve criar um perfil
Construtora x incorporadora: entenda a diferença
Jeff Bezos: o engenheiro e homem mais rico do mundo
Como e qual universidade escolher para cursar Engenharia?
Brasil terá sua maior usina de dessalinização construída no Ceará
20 Peças de Teatro disponíveis no YouTube para assistir na quarentena | Lista 360
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ