Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Descubra quais são as 6 habilidades mais procuradas no mundo

por Matheus Martins | 07/05/2020
Copiado!

O mundo evolui de maneira cada vez mais rápida. À sombra da 4ª revolução industrial, as organizações mudam e exigem cada vez mais de seus colaboradores e parceiros.

Enquanto, projetamos uma indústria 5.0 logo a frente, muitas habilidades surgem como requisitos essenciais para o profissional do futuro (neste caso, o futuro é logo ali, no curto prazo mesmo).

Muitas tecnologias são emergentes e será preciso que existam pessoas capacitadas para lidar com elas. Recursos como aprendizado de máquina, inteligência artificial, robótica avançada, big data e internet das coisas, são exemplos de tecnologias relativamente novas e que estão sendo inseridas no cotidiano das empresas e da sociedade de modo geral.

Homem olhando para parede com imagem de cérebro conectado a imagens de habilidades
Imagem: findes.com.br

Um relatório publicado em janeiro de 2020 pelo World Economic Forum, intitulado Jobs of Tomorrow – Mapping Opportunity in the New Economy, traz algumas skills necessárias e quais são as áreas que tem previsão de crescimento de oportunidades nos próximos três anos, conforme gráfico abaixo.

gráfico com percentual anual de crescimento de oportunidades por tipo de habilidade
Previsão do aumento de oportunidades por grupo de habilidades. Imagem: World Economic Forum.

Um outro relatório da McKinsey também apresenta as mudanças de habilidades que serão necessárias, frente a automação.

esquema apresentando mudanças estruturais necessárias nas organizações e as cinco opções sugeridas para construir um grupo de trabalho para o futuro
Mudanças de habilidades para o trabalho. Imagem: McKinsey.

Entre necessidades da indústria e das oportunidades no mercado de engenharia, listamos as principais habilidades/conhecimentos à agregar para você ficar preparado para o futuro do trabalho:

1. Ciência de Dados

A ciência de dados é uma área do conhecimento pouco explorada e tem se tornado cada vez mais necessária, dada a capacidade de captação e armazenamento de dados existentes atualmente. Os dados são o novo petróleo. No Brasil, os primeiros cursos de pós-graduação na área já foram iniciados.

2. Tecnologia da Informação Avançada

Inúmeras tecnologias estão sendo inseridas na indústria e precisam ser aplicadas na indústria. Podemos listar a Inteligência Artificial, o Gerenciamento de Blockchain, Aprendizado de Máquinas, Internet das Coisas, e outras mais, que são tecnologias intrínsecas e estarão no dia a dia da indústria naturalmente.

diagrama com luzes representando um cérebro com metade em números de algoritmos
Imagem: pinimg.com

3. Criatividade

A criatividade é algo imprescindível para o desenvolvimento do trabalho, na concepção de projetos e produtos. Novas tecnologias estão sendo incrementadas, como é o exemplo da abordagem do UX Design (Experiência do Usuário).

4. Inteligência Cultural e Diversidade

Importante aspecto trazido pela digitalização, e também pela globalização, é a diversidade cultural num grau elevado. Cada vez mais as empresas possuem pessoas de diferente raça, religião, idade, sexo, orientação sexual, entre outras características e saber lidar com essas diferenças com respeito e leveza é o que se busca.

grupo de cinco pessoas com diversidade cultural com roupas sociais de trabalho
Imagem: pinimg.com

5. Liderança e Inteligência Emocional

A capacidade de liderança é imprescindível em qualquer cenário desde sempre, no entanto, é importante ratificar esta habilidade como requisito. Outra skill requerida tem sido a inteligência emocional. Ter a capacidade de estar ciente, ter autocontrole e segurança ao expressar emoções será cada vez mais valorizada.

6. Marketing e Vendas

Inevitavelmente, estamos todos vendendo algo. Dominar ferramentas de marketing, comunicação, vendas e análise comercial, também será habilidade requisitada com maior frequência.

Quais habilidades que você acredita que são mais requisitadas no mercado? Deixe nos comentários!

Fontes: BBC, Época, Exame.

Copiado!
Engenharia 360

Matheus Alves Martins

Mestrando em Ciência dos Materiais, Engenheiro Civil, MBA em Gestão de Projetos e Auditor Líder ISO 9001:2015. Um sul-mato-grossense entusiasta da gestão, da qualidade e da inovação na indústria da construção. Fã de tecnologias e eterno estudante de engenharia.

Comentários