Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


5 características de um engenheiro líder

por Larissa Fereguetti | 24/04/2019

Um bom líder nem sempre é reconhecido, infelizmente. Por outro lado, um mau líder é identificado de longe (é bem provável que você tenha pensado em algumas pessoas ao ler isso). Na Engenharia, a liderança é essencial para muitos aspectos da carreira, principalmente para quem quer empreender. Para você verificar se possui características de um engenheiro líder ou para começar a desenvolvê-las, fizemos uma listinha com algumas delas. Confira!

Características de um engenheiro líder:

1| Capacidade de tomar boas decisões

Lembra daquela velha piada (pesada) que um engenheiro diz que não fez medicina porque o médico, quando erra, só mata um? Então, ela lembra sobre o tamanho da responsabilidade do engenheiro e da necessidade de tomar boas decisões (o que um líder deve saber fazer).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na Engenharia, é preciso ponderar sobre vários aspectos ligados a um problema antes de tomar uma decisão, sabendo trabalhar com a informação disponível. Essa função cabe ao líder, que deve ter um pensamento analítico e conseguir analisar bem a situação.

engenheiro líder
Imagem: esub.com

2| Habilidade social

Tem gente que não gosta de gente. Porém, um engenheiro líder precisa gostar de gente e, acima disso, saber lidar com ela. Nós sabemos que pessoas são complicadas e que cada uma tem suas particularidades, de forma que é um verdadeiro desafio conseguir gerenciá-las.

engenheiro líder
Imagem: bachelorsportal.com

3| Saber lidar com grandes problemas

Sabe aquele problemão que todo mundo foge e vive passando de mão em mão? Um bom líder não foge disso. Ele consegue encará-lo e buscar soluções, mesmo quando os recursos são escassos. É o tipo de pessoa que toma iniciativa de resolver algo quando ninguém mais o fez.

engenheiro líder
Imagem: engineerjobs.co.uk

4| Ter boa comunicação

Um engenheiro líder precisa saber transmitir a informação para a sua equipe de forma eficiente. Por isso, habilidades de comunicação são fundamentais, principalmente quando se trata de projetos de engenharia complicados, que envolvem diferentes tipos de pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

engenheiro líder
Imagem: infineon.com

5| Possuir vários tipos de inteligência

liderançaSe você era muito bom em matemática quando era pequeno, é bem provável que tenha recebido o título de inteligente. Porém, inteligência vai muito além de matemática e lógica. Atualmente, nós sabemos que há vários tipos de inteligência e que cada pessoa pode ter algumas que se destacam.

Um bom engenheiro líder possui características de várias inteligências, desde a lógica para resolver os problemas de forma analítica até a intrapessoal, que envolve entender o que os outros estão sentindo e a interpessoal, e a interpessoal, que é muito ligada à capacidade de liderança em si.

engenheiro líder
Imagem: online.norwich.edu

É claro que há outras características, já que cada líder tem seu próprio jeito de agir. A boa notícia é que você pode se monitorar para desenvolver algumas dessas habilidades, como começar a prestar mais atenção nas necessidades das pessoas que fazem parte do seu círculo de convivência, identificando como e qual o motivo de agirem de determinada forma, aprimorando sua capacidade de comunicação, observando os diferentes vieses de um problema e mais.

Referências: Plato; Engineering Managem Institute.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.