Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

5 características de um engenheiro líder

por Larissa Fereguetti | 24/04/2019
Copiado!

Um bom líder nem sempre é reconhecido, infelizmente. Por outro lado, um mau líder é identificado de longe (é bem provável que você tenha pensado em algumas pessoas ao ler isso). Na Engenharia, a liderança é essencial para muitos aspectos da carreira, principalmente para quem quer empreender. Para você verificar se possui características de um engenheiro líder ou para começar a desenvolvê-las, fizemos uma listinha com algumas delas. Confira!

Características de um engenheiro líder:

1| Capacidade de tomar boas decisões

Lembra daquela velha piada (pesada) que um engenheiro diz que não fez medicina porque o médico, quando erra, só mata um? Então, ela lembra sobre o tamanho da responsabilidade do engenheiro e da necessidade de tomar boas decisões (o que um líder deve saber fazer).

Na Engenharia, é preciso ponderar sobre vários aspectos ligados a um problema antes de tomar uma decisão, sabendo trabalhar com a informação disponível. Essa função cabe ao líder, que deve ter um pensamento analítico e conseguir analisar bem a situação.

engenheiro líder
Imagem: esub.com

2| Habilidade social

Tem gente que não gosta de gente. Porém, um engenheiro líder precisa gostar de gente e, acima disso, saber lidar com ela. Nós sabemos que pessoas são complicadas e que cada uma tem suas particularidades, de forma que é um verdadeiro desafio conseguir gerenciá-las.

engenheiro líder
Imagem: bachelorsportal.com

3| Saber lidar com grandes problemas

Sabe aquele problemão que todo mundo foge e vive passando de mão em mão? Um bom líder não foge disso. Ele consegue encará-lo e buscar soluções, mesmo quando os recursos são escassos. É o tipo de pessoa que toma iniciativa de resolver algo quando ninguém mais o fez.

engenheiro líder
Imagem: engineerjobs.co.uk

4| Ter boa comunicação

Um engenheiro líder precisa saber transmitir a informação para a sua equipe de forma eficiente. Por isso, habilidades de comunicação são fundamentais, principalmente quando se trata de projetos de engenharia complicados, que envolvem diferentes tipos de pessoas.

engenheiro líder
Imagem: infineon.com

5| Possuir vários tipos de inteligência

liderançaSe você era muito bom em matemática quando era pequeno, é bem provável que tenha recebido o título de inteligente. Porém, inteligência vai muito além de matemática e lógica. Atualmente, nós sabemos que há vários tipos de inteligência e que cada pessoa pode ter algumas que se destacam.

Um bom engenheiro líder possui características de várias inteligências, desde a lógica para resolver os problemas de forma analítica até a intrapessoal, que envolve entender o que os outros estão sentindo e a interpessoal, e a interpessoal, que é muito ligada à capacidade de liderança em si.

engenheiro líder
Imagem: online.norwich.edu

É claro que há outras características, já que cada líder tem seu próprio jeito de agir. A boa notícia é que você pode se monitorar para desenvolver algumas dessas habilidades, como começar a prestar mais atenção nas necessidades das pessoas que fazem parte do seu círculo de convivência, identificando como e qual o motivo de agirem de determinada forma, aprimorando sua capacidade de comunicação, observando os diferentes vieses de um problema e mais.

Referências: Plato; Engineering Managem Institute.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Matérias Relacionadas

Entenda a importância de compartilhar conhecimento

por Giovanna Teodoro | 11/09/2020

Empreendedorismo: como abrir uma empresa no Brasil?

por Luana Espindola Ribeiro Aguiar | 02/07/2020

Por que engenheiros trabalham em equipe?

por Larissa Fereguetti | 29/05/2019

Comentários