Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

6 dicas sobre somo salvar um celular molhado [+Bônus]

por Larissa Fereguetti | 23/02/2015
Copiado!

Vamos começar com duas situações muito comuns. Primeiro, você está caminhando alegremente pela rua quando pela Lei de Murphy o céu azul fica cinza e começa chover. Qual o seu primeiro reflexo? Procurar um local coberto e proteger seu precioso aparelho celular da chuva custe o que custar, certo? No segundo caso você acidentalmente deixa seu celular cair no vaso sanitário e o retira de lá ensopado, quando retira. Enfim, há várias outras situações em que seu celular pode acabar molhado e, caso aconteça, como proceder? Para nossa felicidade, ainda há maneiras de salvar um celular ensopado e vamos descobrir algumas agora.
molhado-blog-da-engenharia

1.Retire o celular da água

Primeiro, respire fundo! O resgate é fácil se ele caiu em uma pequena poça de água na rua. Se ele caiu no vaso sanitário e você prefere comprar um novo, vou logo avisando que seu celular pode entupir o encanamento e será pior, então, mesmo que seja para jogar fora, retire-o de lá ao invés de usar a descarga.  AVISO IMPORTANTE: Não tente retirar da água caso ele esteja conectado a tomada, primeiro interrompa o fornecimento de energia da casa e só retire-o da água após ter certeza que interrompeu.


2.Não tente ligar o aparelho

Sabemos que esse é o primeiro impulso para saber se houve dano ou não, porém,  fazendo isso você poderá causar um curto circuito. Se ele não desligou, desligue imediatamente!


3. Retire o excesso de água

Primeiro, retire o que conseguir: bateria, chip e cartão de memória. Depois tente secar o aparelho e os acessórios com um papel toalha ou guardanapo. Você não vai conseguir retirar a água que já está no interior do aparelho, mas pode impedir que entre mais.

4.Hora de secar

Vi várias dicas sobre como secar um celular e cheguei a conclusão de que há alternativas para quem gosta de viver radicalmente e alternativas mais tranquilas. É preciso deixar o celular secar em um local que não vá piorar a situação, ou seja, não exponha diretamente ao sol. Também não acredito que o secador de cabelo seja uma ideia tão apropriada, porque se você o colocar muito perto do celular ou então muito quente pode acabar danificando mais. A alternativa menos radical é deixar secar no meio do arroz, que absorve a umidade, ou então deixar secar naturalmente em um ambiente ventilado.
molhado-blog-da-engenharia3


5.Teste de paciência

Se você tentar ligar o seu celular rápido demais, vai acabar zerando as chances de salvação. Isso significa que você deve esperar uns dois ou três dias até que ele seque por dentro. Eu sei, é um verdadeiro desafio e hora de procurar aquele velho celular abandonado na gaveta para colocar o chip provisoriamente.


6. Religando

Depois de alguns dias de sofrimento aguardando o seu celular secar você pode recolocar tudo e tentar ligar. Mas, o fato de ter ligado não garante que o funcionamento será perfeito. A tela pode ficar embaçada, a bateria pode não ser tão eficiente e algumas outras funções podem estar danificadas. Ao menos você tentou.


Leia também: Testamos a case LifeProof, o seu celular à prova d’água


7. Bônus!

Se você tentou tudo que poderia e descobriu seu querido celular não tem mais jeito,  após chorar e reclamar por gastar comprando outro é hora ar um fim digno ao mesmo. Nunca descarte a bateria em lixo comum, ela pode causar vários danos ao ambiente. Procure um lugar que receba este tipo de resíduo. O resto do aparelho também pode ser descartado em um local adequado ou você pode tentar doar ou vender alguma peça funcional, há empresas que recebem o material e uma busca simples na internet pode te ajudar a encontrar uma.
molhado-blog-da-engenharia2
Referências: Tecmundo, G1
Imagens:  Shutterstock

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários