Engenharia 360

Será mesmo possível? Faculdade de Engenharia de Produção à distância

Engenharia 360
por Redação 360
| 15/03/2022 | Atualizado em 18/01/2023 4 min
Imagem reprodução de Unopar

Será mesmo possível? Faculdade de Engenharia de Produção à distância

por Redação 360 | 15/03/2022 | Atualizado em 18/01/2023
Imagem reprodução de Unopar
Engenharia 360

Um dos cursos de Ensino Superior mais buscados atualmente pelos vestibulandos é o de Produção. A duração média da faculdade, nível bacharelado, é de cinco anos. Mas as dúvidas que muitos têm é se é possível cursar Engenharia de Produção à distância e como o profissional, formado ou não por esta modalidade, pode atuar dentro do mercado de trabalho depois da diplomação. Respondemos essas e outras perguntas no texto a seguir!

Engenharia de Produção
Imagem reprodução de Unicesumar

O que é Engenharia de Produção?

Claro que não podemos falar em universidades ou carreira no mercado de trabalho sem esclarecer, antes, o que é exatamente a Engenharia de Produção. Bem, trata-se de uma grande área do conhecimento que abraça uma série de disciplinas voltadas ao sistema produtivo - projeto de produto, viabilização, planejamento de fabricação e distribuição de insumos. Mas é claro que, além disso, essa Engenharia vai além, combinando conhecimentos científicos, tecnológicos e humanos para atingir melhores resultados em determinada produção. Ou seja, para atuar bem no mercado, esse engenheiro precisa ter visão global e domínio de vários processos e gestão de várias empresas. Saiba tudo que ele sabe fazer no tópico seguinte!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia de Produção
Imagem reprodução de Faculdade Multivix

Veja Também:

Como é o mercado de trabalho para os engenheiros de produção?

Hoje em dia, o mercado de trabalho apresenta boas oportunidades para os engenheiros de produção - de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, neste momento, ele tem potencial para dar lugar a 1,15 milhão de profissionais graduados. Os setores que mais podem empregar, conforme a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, são: financeiro - como bancos e seguradoras -; de serviços - como construção civil, telefonia e hospitais -; industrial - em diversos portes e ramos -; e público - incluindo empresas e instituições de todas as áreas. Ademais, os engenheiros de produção podem focar a sua carreira nas seguintes especialidades:

  • engenharia de produto, com pesquisas de viabilidade;
  • desenvolvimento de projetos;
  • cálculo de custos de produção;
  • planejamento e controle de produção em fábricas e indústrias - como metalúrgicas, químicas, alimentícias e mais;
  • aplicação de métodos gerenciais;
  • controle de compra e estoque;
  • programação de máquinas e gerenciamento de equipes;
  • acompanhamento de recursos utilizados;
  • acompanhamento da cadeia produtiva - do começo ao fim;
  • controle de ergonomia e segurança no trabalho;
  • logística e distribuição de produtos.
curso de engenharia
Imagem reprodução de Orientu

"Por ter formação bastante abrangente, que alia conhecimentos de Engenharia, Administração e Economia,
o engenheiro de produção tem espaço em organizações de diversos setores em cargos com grande
responsabilidade e boa remuneração. Pesquisas recentes apontam que esta carreira está entre as mais
promissoras do Brasil."
- trecho reportagem de Guia da Carreira.

E é possível fazer curso de Engenharia de Produção à distância?

Sim, é possível! O curso superior de Engenharia de Produção a distância tem grande concentração de disciplinas das
Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química. No início da faculdade, meio que num caminho inverso do que muitas outras graduações fazem, o aluno terá mais contato com disciplinas básicas das engenharias e atividades práticas em laboratórios - como de Química, Física e Resistência de Materiais, Desenho Técnico, Eletricidade e Automação. Já ao final da caminhada estudantil, o foco são as disciplinas teóricas, como Administração e Economia. E até há instituições que oferecem especializações para pós-graduação com foco em habilitações específicas, como em Mecânica, Engenharia Automotiva, Elétrica, Agroindústria e mais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia de Produção
Imagem reprodução de UniAcademia

É importante destacar que mesmo cursando EAD, o estudante receberá, ao concluir a faculdade, um diploma superior reconhecido do mesmo modo como seria se fosse um curso presencial. A diferença mais perceptível está na metodologia de ensino, onde boa parte das atividades são apenas online, apesar dos alunos e professores conseguirem interagir de algum modo via plataforma na web. A vantagem maior é realmente a flexibilidade de horários. Basta que sejam cumpridas todas as horas mínimas de login, avaliações de provas e atividades presenciais na unidade de campus da universidade mais próxima.

Opções de faculdades

O Ministério da Educação (MEC) confirma que existem instituições com cursos reconhecidos de Engenharia de Produção EAD no Brasil. São exemplos:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  • Universidade de Franca (UNIFRAN);
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
  • Centro Universitário UNIBTA.

Veja Também: Engenharia de produção no agronegócio: logística e supply chain


Fontes: Guia da Carreira, Portal UnigranRio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo