Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

3DEXPERIENCE WORLD 2020: tudo o que aconteceu no evento | Cobertura 360

por Eduardo Mikail | 18/02/2020
Copiado!

O 3DEXPERIENCE WORLD 2020 é um evento de Engenharia, Tecnologia e Inovação que reúne fabricantes, designers, engenheiros e empreendedores do mundo todo. Até o ano passado, ele era chamado SOLIDWORKS WORLD.

Neste ano, ele aconteceu entre os dias 09 a 12 de Fevereiro e o Engenharia 360 foi até lá conferir de perto o que rolou e trazer todo esse conteúdo para vocês.

Primeiro dia

Na verdade, no dia 09 foi só a abertura oficial e o credenciamento. Então, a gente considera o primeiro dia do 3DEXPERIENCE WORLD 2020 como o dia 10. Nossa aventura começou com a General Session, que falou sobre a Plataforma 3DExperience e sobre como os clientes estão usando esse recurso para transformar a vida das pessoas.

Um exemplo é da Magic Wheelchair, que cria fantasias para cadeira de rodas para crianças sem custo para as famílias. A cadeira de rodas passa de um equipamento e é transformada em tanques de guerra, dragões, carrinhos e muito mais, mudando a vida das crianças.

wheelchair 3DExperience World 2020
Imagem: @eduardomikail

Outro exemplo é das próteses biônicas da BioDapt. Em 2008, o snowboarder Mike Schultz, fundador da empresa, perdeu a perna em um acidente durante uma corrida na neve. Ele queria voltar aos esportes que amava, mas percebeu que não havia nada que permitia andar como antes. Com experiência em fabricação, ele criou o que precisava e foi aí que surgiu a empresa.

Atualmente, a BioDapt é uma empresa que projeta, fabrica e distribui componentes protéticos de membros inferiores de alto desempenho usados para esportes de ação e outras atividades similares. Schultz é medalhista em várias modalidades e segue treinando e competindo.

biodapt 3DExperience World 2020
Imagem: @eduardomikail

Nós também vimos sobre engenharia colaborativa. Charles Adler, um dos fundadores do Kickstarter, falou sobre como o site já foi uma via para transformar milhares de projetos em realidade.

Por último, nós também conferimos um pouco sobre como a Engenharia 4.0, a Indústria 4.0 e a Inovação 4.0 permitem a ampliação da conectividade entre dados, transformações e pessoas na resolução de problemas. Você pode conferir nossa cobertura completa do primeiro dia do 3DEXPERIENCE WORLD neste link.

Segundo dia

No segundo dia nós aprofundamos um pouco mais na plataforma 3DExperience e vimos como projetistas podem concentrar e centralizar as todas as informações e dados relacionados ao seu projeto. Ela também permite envolver o cliente e acompanhar a nova tendência de não fazer produtos para os clientes, mas com os clientes.

Nesse sentido, a 3DExperience é uma plataforma aliada no gerenciamento de dados do produto, conhecido como PDM. Em um mundo conectado e automatizado, ter esse gerenciamento é essencial para as empresas que querem conquistar mercado.

homem jovem experimentando realidade virtual no 3DExperience World 2020
Imagem: @eduardomikail

Nós também vimos muitos exemplos de como os usuários da 3DExperience usam a plataforma para desenvolver seus produtos e inovar no mercado. A Awake Boards, por exemplo fabrica pranchas elétricas e o projeto é feito na 3DExperience. O relógio Watch X também é projetado na mesma plataforma, mas quem faz isso são os próprios clientes. Eles também podem compartilhar seus projetos com outros usuários, melhorando sua experiência.

Já o YouTuber Brad Thompson usa a 3DExperience para construir figurinos e acessórios. Durante a apresentação ele mostrou uma armadura do Iron Man construída usando a plataforma 3DExperience e postou no YouTube um vídeo de todo o processo. Na descrição do vídeo há um link para quem quer testar a 3DExperience de forma gratuita por 7 dias.

Confira nossa cobertura completa do segundo dia do 3DEXPERIENCE WORLD 2020 neste link.

Terceiro dia

O último dia do 3DEXPERIENCE WORLD 2020 não foi menos emocionante. Nele a gente viu como os estudantes do mundo inteiro estão usando a plataforma para criar projetos e promover soluções, colocando a Engenharia em prática.

A educadora Danielle Boyer, por exemplo, contou como usa a plataforma para ensinar robótica para crianças, inspirando-as na área de ciência, tecnologia e Engenharia. Em concordância, Dean Kamen, fundador da DEKA e da organização FIRST, fez uma apresentação tocante sobre como aproveitou as oportunidades que surgiram em sua vida para criar soluções.

Kamen também falou bastante sobre como inspirar os estudantes e as crianças de modo geral vai fazer a diferença lá na frente. Afinal, são eles quem vão construir o futuro.

apresentação terceiro dia 3DExperience World 2020
Imagem: @eduardomikail

Eric Haddad, do canal 3DAeroventures no YouTube, falou sobre como deu vida a uma aeronave impressa em 3D e Sam Rogers, da Gravity Industries, mostrou muitos detalhes do Gravity Jet Suit, um traje impresso em 3D que te permite dar pequenos voos como o Homem de Ferro.

Ainda, Michael Mendonça falou sobre as próteses de mão projetadas na plataforma 3DExperience. Durante todo o evento rolou um Hackathon para que as equipes trabalhassem em próteses de mão. O resultado foi anunciado por Mendonça.

Nós também fizemos uma cobertura completa do terceiro dia do 3DEXPERIENCE WORLD 2020, a qual você confere neste link.

O que nós achamos do 3DEXPERIENCE WORLD 2020?

Participar de grandes eventos de Engenharia é importante para ficar por dentro de todas as novidades do mercado. Porém, também é mais que isso: ver a Engenharia ser aplicada em cada detalhe para transformar a vida das pessoas é emocionante.

Durante o evento, praticamente tudo que nós vimos tinha o objetivo de ser transformador, de solucionar algum problema para fazer aquilo que a Engenharia faz em sua essência: melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Então, voltamos para casa com as energias renovadas e um propósito de levar cada vez mais a Engenharia para todos. Esse também é nosso objetivo ao transmitir tudo que acontece em eventos como esse.

Vale ressaltar que, no ano que vem, o 3DEXPERIENCE WORLD 2020 acontecerá também em Nashville, entre os dias 07 e 10 de Fevereiro.

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil, empresário e empreendedor digital. É fundador do Engenharia 360 e sócio-fundador da Bronks content., produtora de conteúdo e projetos digitais. Formado em Engenharia Civil e Administração com especialização em Marketing pela ESPM, já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje está à frente da Mikail Arquitetura e Engenharia. Interessado por tecnologia, iGadgets e nas horas vagas curte viagens, música e fotografia. Segue lá no Instagram @eduardomikail

Comentários