Engenharia 360

E-mails pessoais e corporativos: o que é e qual a importância da ferramenta 'alias'?

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/06/2022 2 min

E-mails pessoais e corporativos: o que é e qual a importância da ferramenta 'alias'?

por Redação 360 | 22/06/2022

Você já ouviu falar nessa expressão ‘alias’? A tradução dela quer dizer “pseudônimo” ou “apelido”. Mas, na prática, trata-se de um comando em computação que permite substituir uma palavra por outra ou por uma cadeia de caracteres. Quanto o ‘alias’, é um endereço de e-mail virtual alternativo associado à certa conta de e-mail padrão.

Qual a função do ‘alias’?

e-mails alias
Imagem reproduzida de Showmetech

Esse novo e-mail, ‘alias’, tem uma função muito importante, reencaminhar mensagens para uma conta oficial, original. Por exemplo, sua empresa tem o seguinte endereço eletrônico: [email protected] Depois, de acordo com o surgimento de novos setores, você precisa ter endereços adicionais diferentes, como [email protected]; [email protected]; [email protected]; etc. Inclusive, nesse processo, seria possível mandar, por e-mail pessoal, mensagens profissionais com o endereço que achar mais adequado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual o motivo de criar um e-mail ‘alias’?

É necessário ter um e-mail ‘alias’? Não! É uma boa ideia? Sim! Pense desse jeito, quantas vezes o mercado exige que você preencha campos de sites, pesquisas e além com o endereço de e-mail? E qual você fornece? O seu profissional? Tomara que não! E sem contar as ações de marketing, rastreadores e hackers que simplesmente “roubam” o seu endereço sem você perceber. Imagina o risco que isso representa!

Resumindo, os “e-mails aliases” podem ajudar as empresas a gerenciar melhor toda essa situação, de monitoramento das mensagens indesejadas, como spam, que chegam para seus endereços eletrônicos.

Como fazer um e-mail ‘alias’?

e-mails alias
Imagem reproduzida de Business Insider

Cada provedor de e-mail indica um caminho para a criação de ‘aliases’ que podem ser associados a uma única conta escolhida para receber todas as mensagens. Vamos analisar, como exemplo, como funciona o sistema de criação de ‘alias’ no Gmail, da Google. Certo?

  • Passo 1: abra o gmail no PC; vá em ‘Configurações’, depois ‘Ver todas as configurações’, ‘Contas e importação’ ou ‘Contas’ e ‘Enviar e-mail como’; e, por fim, ‘Adicionar outro endereço de e-mail’.
  • Passo 2: digite o nome e o endereço que deseja usar para enviar mensagens, deixando marcada a opção ‘Tratar como um alias’; não esqueça de digitar o servidir SMTP (como “gmail.com” ou “edu”).
  • Passo 3: clique em ‘Enviar conformação’.
  • Passo 4: faça login na nova conta adicionada e abra a mensagem de confirmação encaminhada pelo Gmail – encontrada na caixa de mensagens – e clique no link.
  • Passo 5: na linha da mensagem onde está escrito “De”, clique no espaço ao lado do e-mail do destinatário e selecione o endereço de envio; pronto, agora você tem seu e-mail ‘alias’!

Veja Também: 7 dicas para conseguir um estágio usando o LinkedIn

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: TecnoBlog.

Comentários

Engenharia 360

Redação 360

Engenharia para todos.