Engenharia 360

E-mails pessoais e corporativos: o que é e qual a importância da ferramenta 'alias'?

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/06/2022 | Atualizado em 23/01/2023 2 min

E-mails pessoais e corporativos: o que é e qual a importância da ferramenta 'alias'?

por Redação 360 | 22/06/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Engenharia 360

Você já ouviu falar nessa expressão ‘alias’? A tradução dela quer dizer “pseudônimo” ou “apelido”. Mas, na prática, trata-se de um comando em computação que permite substituir uma palavra por outra ou por uma cadeia de caracteres. Quanto o ‘alias’, é um endereço de e-mail virtual alternativo associado à certa conta de e-mail padrão.

Qual a função do ‘alias’?

e-mails alias
Imagem reproduzida de Showmetech

Esse novo e-mail, ‘alias’, tem uma função muito importante, reencaminhar mensagens para uma conta oficial, original. Por exemplo, sua empresa tem o seguinte endereço eletrônico: [email protected] Depois, de acordo com o surgimento de novos setores, você precisa ter endereços adicionais diferentes, como [email protected]; [email protected]; [email protected]; etc. Inclusive, nesse processo, seria possível mandar, por e-mail pessoal, mensagens profissionais com o endereço que achar mais adequado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual o motivo de criar um e-mail ‘alias’?

É necessário ter um e-mail ‘alias’? Não! É uma boa ideia? Sim! Pense desse jeito, quantas vezes o mercado exige que você preencha campos de sites, pesquisas e além com o endereço de e-mail? E qual você fornece? O seu profissional? Tomara que não! E sem contar as ações de marketing, rastreadores e hackers que simplesmente “roubam” o seu endereço sem você perceber. Imagina o risco que isso representa!

Resumindo, os “e-mails aliases” podem ajudar as empresas a gerenciar melhor toda essa situação, de monitoramento das mensagens indesejadas, como spam, que chegam para seus endereços eletrônicos.

Como fazer um e-mail ‘alias’?

e-mails alias
Imagem reproduzida de Business Insider

Cada provedor de e-mail indica um caminho para a criação de ‘aliases’ que podem ser associados a uma única conta escolhida para receber todas as mensagens. Vamos analisar, como exemplo, como funciona o sistema de criação de ‘alias’ no Gmail, da Google. Certo?

  • Passo 1: abra o gmail no PC; vá em ‘Configurações’, depois ‘Ver todas as configurações’, ‘Contas e importação’ ou ‘Contas’ e ‘Enviar e-mail como’; e, por fim, ‘Adicionar outro endereço de e-mail’.
  • Passo 2: digite o nome e o endereço que deseja usar para enviar mensagens, deixando marcada a opção ‘Tratar como um alias’; não esqueça de digitar o servidir SMTP (como “gmail.com” ou “edu”).
  • Passo 3: clique em ‘Enviar conformação’.
  • Passo 4: faça login na nova conta adicionada e abra a mensagem de confirmação encaminhada pelo Gmail – encontrada na caixa de mensagens – e clique no link.
  • Passo 5: na linha da mensagem onde está escrito “De”, clique no espaço ao lado do e-mail do destinatário e selecione o endereço de envio; pronto, agora você tem seu e-mail ‘alias’!

Veja Também: 7 dicas para conseguir um estágio usando o LinkedIn

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Fontes: TecnoBlog.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo