Engenharia 360

Horário de Verão: entenda porque o governo brasileiro encerrou e estuda retomá-lo

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/09/2022 | Atualizado em 03/05/2024 4 min
Imagem reproduzida de economiasc

Horário de Verão: entenda porque o governo brasileiro encerrou e estuda retomá-lo

por Redação 360 | 08/09/2022 | Atualizado em 03/05/2024
Imagem reproduzida de economiasc
Engenharia 360

Mais uma vez, os brasileiros estão discutindo sobre o horário de verão. Mas saiba que esta prática não é apenas nossa. Diversos países também adotam o sistema pensando no aproveitamento da luz solar e, ao mesmo tempo, na redução do consumo de energia elétrica. Isso, por sua vez, mexe demais com os hábitos e rotinas das pessoas. Alguns gostam e outros não, o que sempre gera intensos debates - sobretudo entre os estudiosos e a população. Então, será que há mesmo benefícios no horário de verão? Veja no texto a seguir!

Horário do Brasil
Imagem reproduzida de O Globo

Quando surgiu o horário de verão?

Estados Unidos

Não se sabe ao certo quando o horário de verão foi estipulado pela primeira vez. Alguns acreditam que o primeiro governante que mencionou a adoção do mesmo foi Benjamim Franklin, nos Estados Unidos, em 1874. Ele percebeu que, em algumas localidades do país, o sol nascia antes do despertar das pessoas. Então, elas poderiam acordar mais cedo e aproveitar melhor o luz do sol para realizar as suas atividades. Isso, naquela época, faria reduzir o consumo de velas, depois de energia elétrica dos equipamentos ligados quando a iluminação noturna era acionada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Horário do Brasil
Imagem reproduzida de El Hombre

Europa

Na Europa, em países como Alemanha e França, o horário de verão foi adotado pela primeira vez durante o período da Primeira Guerra Mundial. Com o fim da guerra, muitos países deixaram de adotar o horário de verão. Mas, durante a década de 70, o horário de verão foi adotado novamente, como resposta à crise energética vivida naquele período.

Horário do Brasil
Imagem reproduzida de BuzzFeed

Brasil

Já aqui, no Brasil, o horário de verão foi instituído em 1931, durante o governo de Getúlio Vergas, por meio do Decreto nº. 20.466. A ideia era que as pessoas reduzissem o uso de lâmpadas, chuveiros e outros aparelhos elétricos no período do dia. Mas isso foi logo revogado, em 1933; retomado só de 1949 a 1953, de 1963 a 1968, e de 1985 até 2019. Nem todos os estados adoraram a regra nesses anos. A explicação era de que o horário de verão é mais eficiente nas regiões mais distantes da linha do Equador, ou seja, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, visto que há uma maior diferença de luminosidade do dia entre as estações de verão e inverno.

Horário do Brasil
Imagem reproduzida de Acervo O GLOBO

Por que o horário de verão foi extinto no governo atual?

Sabemos que, hoje em dia, nossa rotina pessoal e profissional está diferente. Por exemplo, usamos aparelhos mais econômicos, como as lâmpadas de LED. E, pensando bem, equipamentos como ar-condicionado são ligados hoje em plena luz do dia. Novos modelos de trabalho fazem as pessoas ligarem computadores e mais em horários aleatórios, sem uma regra. Então, redução do consumo de energia praticamente deixou de existir.

Em 2019, o governo avaliou qual medida serviria para a economia de energia naquele momento. Houve uma avaliação técnica do ponto de vista do setor elétrico. Só que, de lá para cá, houve a pandemia e mais. Outra vez, a economia do país ficou bastante abalada, como em muitos momentos da história. Acabou que se teve uma mudança no perfil de geração e de consumo de energia. E pode ser que, agora, de novo, o horário de verão faça sentido para a geração de economia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Horário do Brasil
Imagem reproduzida de Conservadorismo do Brasil

Como o governo avalia a volta do horário de verão no Brasil?

Então, a volta do horário de verão no Brasil em 2022 é uma possibilidade, sim! Essa discussão começou entre o Palácio do Planalto, o Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ambas as entidades vêm realizando estudos, pesquisas e avaliações técnicas das medidas possíveis, de acordo com o contexto energético vigente. Porém, o foco é a segurança energética e a modicidade tarifária ao consumidor brasileiro.

O retorno do horário de verão agora pode acontecer, pois, nos últimos anos, houve um aumento significativo na geração de energia solar. A explicação dos técnicos é de que, com isso, a correlação entre carga e consumo também teria se alterado. Diante desse cenário, ter essa mudança representaria um aumento no uso desse tipo de energia em um horário maior de consumo, o que reduziria a pressão por outras fontes, que impacta nossos reservatórios e hidrelétricas.

Horário do Brasil
Imagem reproduzida de Meio Norte

A saber, em caso de retorno, o horário de verão seria implementado para os seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.


Fontes: O Globo, Globo, UOL, Wikipédia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo