Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Você aceita um copo de água... Reciclada?

Engenharia 360

3 min

POR Larissa Fereguetti 13/07/2015

“Eca, que nojo!”

Provavelmente foi isso que você pensou. Se não pensou, vai pensar agora:  essa água reciclada veio do esgoto.

É nojento, admitimos. Porém, não é nojento para a ciência, que prova que essa água está livre de todas as impurezas.

A situação fica um pouco menos nojenta se você lembrar que a mesma molécula de água que está agora na sua garrafinha pode ter sido parte da urina de dinossauro há muito tempo atrás.

Imagem: grandforksherald.com

Imagem: grandforksherald.com

Quarenta e cinco minutos. Esse é o tempo que o esgoto leva para ser transformado em água pura na Califórnia. A seca não é uma novidade e o estado americano sofre deste problema assim como São Paulo. Claro, não necessariamente pelos mesmos motivos ou na mesma proporção.

Entretanto, , todos os recursos tecnológicos estão sendo utilizados para obter água potável.

Dessalinizar a água dos oceanos talvez seja mais aceitável que purificar a água do esgoto, na visão de quem consome. Ou seja, o maior problema não é a tecnologia ou o custo, é convencer a população a tomar uma água que saiu do esgoto.

Diversas cidades da californianas utilizam a água de reciclagem para irrigação ou outros usos, passando por meio de tubulações roxas. Mas no Condado de Orange a situação começou a mudar.

Imagem: water-technology.net

Imagem: water-technology.net

Desde 2008, o Condado incentiva as pessoas a beber água reciclada. A água não é diretamente bombeada para estações de tratamento de água, ela é enviada para o subsolo, para abastecer aquíferos e voltar depois no bombeamento.

A ideia de ter o solo como um meio intermediário tranquiliza os moradores, embora saibamos que nem sempre o solo é um meio filtrante eficaz. Isso varia de acordo com algumas características.

Tudo começou em uma seca, quando 481 milhões de dólares foram investidos para abrir o projeto. Agora, concluiu-se a expansão de 142 milhões de dólares, que proporcionará um aumento em mais de 40% da capacidade. Depois, planeja-se uma expansão para 492 milhões de litros por dia.

O tratamento consiste em uma microfiltração que é capaz de reter tudo que mede mais de 0,2 mícrons, removendo a maioria dos sólidos suspensos, bactérias e protozoários. Depois o líquido passa por osmose reversa, em que é submetido a uma membrana que remove as impurezas, incluindo vírus, produtos farmacêuticos e minerais dissolvidos. Luz ultravioleta e peróxido de hidrogênio finalizam o processo, desinfetando e neutralizando compostos químicos.

Membranas filtrantes no Condado de Orange. Imagem: nytimes.com

Membranas filtrantes no Condado de Orange. Imagem: nytimes.com


Leia também: Fezes, a nova matéria-prima da engenharia


Para a ciência essa água é mais pura que a que sai da sua torneira. Para você, ela ainda é nojenta. Ninguém é mais adequado para provar que esta água é limpa que um astronauta, que passa o tempo todo no espaço bebendo água reciclada. Já mostramos aqui no BDE o Bill Gates bebendo água reciclada do Omniprocessor, uma engenhoca que transforma esgoto em água potável. A questão resume-se a um ponto: existem várias tecnologias diferentes disponíveis para purificar a água do esgoto, só resta mudarmos nossos hábitos.

Referências: Orange County Sanitation District; The New York Times; BNC Los Angeles.

água potável
água reciclada
Esgoto
tratamento de água

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
ENEL realiza consumo médio de energia durante a pandemia: aprenda a fazer a medição
Saiba como medir a capacidade produtiva
Volkswagen lança seu novo modelo CUV, o Nivus
Lançamento da primeira missão tripulada da SpaceX em parceria com a NASA é adiado por mau tempo
Conheça a cidade de Seattle nos Estados Unidos
3 programas para visualização de todos os seus aplicativos sociais em um só lugar | Lista 360
Podcast 360

Ouça ou baixe podcasts exclusivos da engenharia

Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ