É muito comum vermos nos centros urbanos edifícios cada vez mais espelhados. Este é o vidro refletivo, ou também chamado de "vidro inteligente". Isso porque são instalados não apenas para proporcionar uma aparência bonita e moderna, mas principalmente para bloquear parte das radiações solares que seriam absorvidas e melhorar a eficiência energética do prédio, diminuindo a utilização de ar-condicionado, por exemplo.
Imagem: Arco Web
Mas como é possível, apenas com um vidro, bloquear a incidência dos raios solares, inclusive os raios UV? Qualquer vidro funciona da mesma forma? Primeiramente, para a reflexão o vidro é fabricado com algumas diferenças do processo padronizado. São adicionados óxidos ou sais que não se desprendem do vidro, eles que serão os responsáveis por proporcionar a capacidade de reflexão ao material.
Para tanto, podem ser aplicados dois tipos de processos: o pirolítico ou em câmara a vácuo. No primeiro, é feita a aplicação da camada reflexiva antes do esfriamento completo da placa. Com a chapa ainda quente, e em estado plástico, os óxidos penetram na superfície, tornando o material resistente. Já no processo de câmara a vácuo, a camada refletiva é depositada em câmaras de alto vácuo após o vidro sair da linha de produção e ser resfriado. Estes, mesmo tendo uma camada refletiva mais superficial, apresentam melhor desempenho na proteção solar.
A absorção e a reflexão
Os vidros inteligentes absorvem parte do calor do sol, transmitindo-o tanto para seu interior como exterior. Quanto maior o poder refletivo do vidro, menos calor será transferido para o interior do ambiente, tornando a parte interna dos prédios mais fresca – e havendo menor necessidade de utilização de sistemas de resfriamento, como o ar condicionado.
O nível de raios solares que são transmitidos para o interior do prédio é medido pelo que se chama Fator Solar (FS), conforme o grau de absorção dos raios solares, em porcentagem. O Fator Solar nada mais é do que a fração de ganho térmico devido à radiação solar transmitida para o interior da edificação.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
As vantagens do vidro refletivo e a tecnologia hoje
Entre as vantagens de utilização do vidro refletivo, e que explicam o motivo de os prédios, principalmente os comerciais, serem construídos com mais frequência a partir deste material, destacamos: a privacidade proporcionada por esse vidro, o controle de luminosidade, o isolamento térmico e o controle energético.
E cada vez mais os vidros são desenvolvidos com alta tecnologia e padrão de acabamento. Um exemplo são os vidros refletivos Habitat, da Cebrace, voltados para a redução de calor e dos raios UV nos ambientes. Eles bloqueiam até 99% dos raios UV e reduzem em até 70% a temperatura interna do ambiente, inclusive nos dias mais quentes – com o verão chegando, há quem agradeça por residir ou trabalhar em um edifício com vidros espelhados e com um ambiente mais fresco.
Além disso, e empresa se preocupa com o acabamento e design moderno, dando a opção de diferentes cores de vidros - podendo ser combinados com as cores das fachadas e que apresentam diferentes níveis de proteção. Outra preocupação é com a segurança após a aplicação, na utilização de vidros laminados ou temperados. E tudo isso se reflete ainda na sustentabilidade e na economia de recursos financeiros, com menos uso da iluminação artificial, de ventiladores e de ar-condicionado. A conta de energia elétrica vai chegar mais enxuta!
A Habitat, da Cebrace conta hoje com um portfolio de mais de 1 milhão de metros quadrados de vidros de proteção solar já foram instalados no País. Para conhecer os vidros refletivos Habitat e saber onde encontrá-los, acesse o site da empresa e fale com um consultor online.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Referências: Vidros Habitat, Arco Web, Feitos para Durar, “Determinação do fator Solar em Vidros e Elementos de sombreamento para janelas”, de Fabrício Pereira – UFSC (2010)
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.