Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Entenda de uma vez por todas os benefícios do vidro refletivo

por Engenharia 360 | 16/06/2019
Copiado!

É muito comum vermos nos centros urbanos edifícios cada vez mais espelhados. Este é o vidro refletivo, ou também chamado de “vidro inteligente“. Isso porque são instalados não apenas para proporcionar uma aparência bonita e moderna, mas principalmente para bloquear parte das radiações solares que seriam absorvidas e melhorar a eficiência energética do prédio, diminuindo a utilização de ar-condicionado, por exemplo.

Imagem de prédio comercial com vidros refletivos Imagem: Arco Web

Mas como é possível, apenas com um vidro, bloquear a incidência dos raios solares, inclusive os raios UV? Qualquer vidro funciona da mesma forma? Primeiramente, para a reflexão o vidro é fabricado com algumas diferenças do processo padronizado. São adicionados óxidos ou sais que não se desprendem do vidro, eles que serão os responsáveis por proporcionar a capacidade de reflexão ao material.

Vidros Refletivos

Para tanto, podem ser aplicados dois tipos de processos: o pirolítico ou em câmara a vácuo. No primeiro, é feita a aplicação da camada reflexiva antes do esfriamento completo da placa. Com a chapa ainda quente, e em estado plástico, os óxidos penetram na superfície, tornando o material resistente. Já no processo de câmara a vácuo, a camada refletiva é depositada em câmaras de alto vácuo após o vidro sair da linha de produção e ser resfriado. Estes, mesmo tendo uma camada refletiva mais superficial, apresentam melhor desempenho na proteção solar.

A absorção e a reflexão

Os vidros inteligentes absorvem parte do calor do sol, transmitindo-o tanto para seu interior como exterior. Quanto maior o poder refletivo do vidro, menos calor será transferido para o interior do ambiente, tornando a parte interna dos prédios mais fresca – e havendo menor necessidade  de utilização de sistemas de resfriamento, como o ar condicionado.

Ilustração de esquema da absorção dos raios solares pelo vidro refletivo

O nível de raios solares que são transmitidos para o interior do prédio é medido pelo que se chama Fator Solar (FS), conforme o grau de absorção dos raios solares, em porcentagem. O Fator Solar nada mais é do que a fração de ganho térmico devido à radiação solar transmitida para o interior da edificação.

As vantagens do vidro refletivo e a tecnologia hoje

Entre as vantagens de utilização do vidro refletivo, e que explicam o motivo de os prédios, principalmente os comerciais, serem construídos com mais frequência a partir deste material, destacamos: a privacidade proporcionada por esse vidro, o controle de luminosidade, o isolamento térmico e o controle energético.

Vidro Refletivo

Vidro Refletivo Habitat Champanhe na Casa do Jardim, do Arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo, na Casa Cor MG 2013

E cada vez mais os vidros são desenvolvidos com alta tecnologia e padrão de acabamento. Um exemplo são os vidros refletivos Habitat, da Cebrace, voltados para a redução de calor e dos raios UV nos ambientes. Eles bloqueiam até 99% dos raios UV e reduzem em até 70% a temperatura interna do ambiente, inclusive nos dias mais quentes – com o verão chegando, há quem agradeça por residir ou trabalhar em um edifício com vidros espelhados e com um ambiente mais fresco.

Vidro Refletivo Havitat Campanhe na Casa Bossa Nova, projetada pela arquitetaIzilda Moraes na Casa Cor Campinas 2016

Vidro Refletivo Havitat Campanhe na Casa Bossa Nova, projetada pela arquitetaIzilda Moraes na Casa Cor Campinas 2016

Além disso, e empresa se preocupa com o acabamento e design moderno, dando a opção de diferentes cores de vidros – podendo ser combinados com as cores das fachadas e que apresentam diferentes níveis de proteção. Outra preocupação é com a segurança após a aplicação, na utilização de vidros laminados ou temperados. E tudo isso se reflete ainda na sustentabilidade e na economia de recursos financeiros, com menos uso da iluminação artificial, de ventiladores e de ar-condicionado. A conta de energia elétrica vai chegar mais enxuta!

Vidro Refletivo Habitat

Espaço na Casa Cor Paraná 2014 usou o Vidro Refletivo Habitat Champanhe, o que garantiu charme ao design e redução de 50% do calor no ambiente.

A Habitat, da Cebrace conta hoje com um portfolio de mais de 1 milhão de metros quadrados de vidros de proteção solar já foram instalados no País. Para conhecer os vidros refletivos Habitat e saber onde encontrá-los, acesse o site da empresa e fale com um consultor online.

Referências: Vidros Habitat, Arco Web, Feitos para Durar, “Determinação do fator Solar em Vidros e Elementos de sombreamento para janelas”, de Fabrício Pereira – UFSC (2010)

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários