Engenharia 360

É possível viajar de graça no Brasil com o documento ID jovem [Veja como!]

Engenharia 360
por Redação 360
| 07/07/2022 | Atualizado em 23/01/2023 3 min

É possível viajar de graça no Brasil com o documento ID jovem [Veja como!]

por Redação 360 | 07/07/2022 | Atualizado em 23/01/2023
Engenharia 360

Parece até uma pegadinha, não é mesmo? Mas é verdade! Para alguns cidadãos, seria possível, desde 1994, viajar de graça no Brasil – em rotas interestaduais e em ônibus convencionais -, com isenção ou desconto de pagamentos – só não incluindo coisas como taxa de embarque. E isso é possível graças ao ID jovem! Acontece que pouca gente sabe disso. Por isso, resolvemos trazer essa questão aqui para o Engenharia 360!

descontos viagens | ID jovem
Imagem reproduzida de Prefeitura de Xique-Xique
descontos viagens
Imagem reproduzida de O Estado do Maranhão

Até onde vai a obrigação das empresas?

Pode ser comum você ouvir das empresas que elas não são obrigadas a emitir passagens com gratuidade. Em parte, elas estão certas, pois a obrigatoriedade existe apenas quando as compras são feitas em guichês e apenas direto nos terminais. Na verdade, são reservadas, por exemplo, 4 vagas ID em cada veículo, sendo apenas duas com 100% e duas com 50% de desconto – obtido por ordem de chegada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E se o benefício for negado?! Bem, então você deve exigir da empresa um documento oficial revelando o motivo da recusa, hora, local e data; depois é preciso encaminhar esse registro junto da sua reclamação à Agência Nacional de Transportes Terrestres – vale procurar os contatos oficiais do órgão na internet – ou ligando para o número 166.

Mas calma aí! Precisamos destacar que o benefício dessas passagens gratuitas só é concedido a certos perfis de pessoas. Primeiro idosos e pessoas com deficiência. Depois, jovens de renda baixa – renda familiar de até 2 salários mínimos – e entre 15 e 29 anos, cadastrados no programa Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – há pelo menos 24 meses -, com Número de Identificação Social (NIS) e ID Jovem ou Identidade Jovem emitida – não sendo necessário comprovar nenhum tipo de vínculo estudantil. Com isso, é possível conseguir até mais do que descontos em compra de passagens, mas em shows, cinemas, teatros e outros eventos artísticos, culturais e esportivos.

descontos viagens
Imagem reproduzida de ID Jovem

Como obter o ID Jovem?

O ID Jovem é um documento gratuito fornecido pelo Governo Federal – de acordo com o Decreto nº 8.537 e o que é instituído o Estatuto da Juventude desde 2015 – e que pode ser emitido online. A saber, só em 2020 foram emitidas mais de um milhão de carteirinhas.

Etapa 1

Realizar o Cadastro Único procurando um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade. Na verdade, o cadastro prévio pode ser feito no site ou app do governo – uma etapa que não é obrigatória, apenas indicada

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Etapa 2

Depois de cerca de 120 dias, será preciso comparecer ao posto de atendimento do Cadastro Único para apresentação dos documentos de identificação, que inclui: Certidão de Nascimento e de Casamento (se houver), CPF, RG, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (também, se houver) e Título de Eleitor.

Etapa 3

Com o Cadastro Único finalizado, já será possível fazer a solicitação do ID Jovem em local específico no site do governo federal. No endereço eletrônico, é preciso clicar em “Gerar ID Jovem” para preencher seus dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e NIS. Feito isso, logo você já terá seu ID jovem gerado e poderá aproveitar todos os benefícios possíveis que vêm com ele.

descontos viagens
Imagem reproduzida de Diário do Litoral
descontos viagens
Imagem reproduzida de Viajala

Veja Também: Geração Z: sabia que atuar no Home Office pode comprometer a sua carreira?


Fontes: Seu Crédito Digital, Voo por aí, Sempre em Movimento, World Packers.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo