Montadora americana cria veículo elétrico mais rápido do mundo.
Segundo a montadora Detroit Electric, o lançamento chamado de SP: 01 poderá atingir a velocidade de 250 km/h, uma marca inédita até então para carros elétricos. Baseado no Lotus Elise, o novo modelo alcança a velocidade de 100 km/h em apenas 3,7 segundos, mesma marca atingida pelo Tesla Roadster.
Por possuir um peso de apenas 1070 kg, seu chassi é coberto com fibra de carbono e sua suspensão independente nas quatro rodas suporta um peso extra da bateria, cuja energia fornece o correspondente a 37 kWh, possibilitando uma autonomia de 306 km com uma carga completa. Seu motor elétrico com 150 kW, o equivalente a 201 cavalos de potência , produz um torque de 22,9 kgfm.
Sua transmissão é manual, com cinco marchas. Há ainda a opção de câmbio automático com duas velocidades, pois motores elétricos não necessitam de muitas marchas, podendo ser operados até mesmo com transmissão direta.
Para os adeptos à tecnologia, o mesmo possui um smartphone integrado, possibilitando ao condutor escolher músicas e realizar chamadas.
Suas rodas dianteiras possuem 16 polegadas e suas rodas traseiras, 17 polegadas. O veículo ainda conta com o sistema de freios ABS, um controle de estabilidade (ESP) e com um sistema que torna possível carregar sua bateria com a energia realizada na frenagem. Outro fator diferencial neste esportivo é o seu sistema 360 Powerback, que o torna possível realizar a recarga de sua bateria em uma tomada qualquer (cada carga demora cerca de 4h30), utilizada até mesmo como gerador de energia para uma residência. Seu interior é feito de couro e fibra de carbono.
Seu valor de venda será de US$ 135 000, um valor próximo a 275 mil reais. A montadora prevê uma produção de aproximadamente 2500 unidades por ano. Em agosto serão lançados 1000 modelos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
A marca estuda a possibilidade de lançar modelos hatchs e sedãs elétricos até o final de 2014.
Veja Também: Veículos elétricos em um mundo pós-pandemia
Fonte: Detroit Electric.