Engenharia 360

Vale a pena ser professor de Engenharia?

Engenharia 360
por Redação 360
| 29/10/2021 | Atualizado em 17/01/2023 4 min

Gostaria de compartilhar o seu conhecimento e experiência com outras pessoas? Ganhar dinheiro extra? Mudar o mundo através da sociedade? Seja professor!

Vale a pena ser professor de Engenharia?

por Redação 360 | 29/10/2021 | Atualizado em 17/01/2023

Gostaria de compartilhar o seu conhecimento e experiência com outras pessoas? Ganhar dinheiro extra? Mudar o mundo através da sociedade? Seja professor!

Engenharia 360

O mercado de trabalho atual está bem mais complicado. Se você se formou já há algum tempo em uma das áreas da Engenharia, pode estar buscando se reinventar e aproveitar diferentes oportunidades de ganhar dinheiro. Uma das possibilidades é ser professor. Já considerou isto? Olha, essa pode ser uma grande chance de seguir um caminho bem diferente. Lembre-se que a sua formação acadêmica permite uma grande diversidade de escolhas! Então, aproveite esta!

engenheiro professor
Imagem reproduzida de Freepik

Para quem engenheiro pode dar aulas?

Engenheiros podem, sim, ministrar aulas – claro que dentro das suas especializações. Aliás, a oferta de vagas para professores com as suas qualificações até é bem grande – ainda que os salários sejam pouco atrativos, você pode considerar. Óbvio que é preciso realizar alguns procedimentos específicos para se adequar a cada nível. É maravilhoso ter conhecimentos de matemática e ser bem comunicativo, com ótima capacidade de transmitir conhecimento. Mas isso não basta!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para o nível médio, você deverá dominar matemática, física ou química. Além disso, pode lhe ser exigido o curso de pedagogia, se quiser dar aulas para 1ª a 5ª séries, e licenciatura, se quiser dar aulas para 6ª a 9ª séries. Para o nível médio aí já é realmente necessário que você tenha cumprido um bacharelado de complementação pedagógica. Para o Ensino Superior, as exigências são ainda maiores; sendo necessário pós-graduação scricto sensu – mestrado e doutorado. E, para finalizar, os cursos de capacitação disponibilizados por muitas empresas exigem, de seus instrutores, pós-graduação lato sensu – que é a especialização.

A saber, conforme o Ministério da Educação, universidades e centros universitários precisam ter ao menos um terço de seus corpos docentes com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado.

engenheiro professor
Imagem reproduzida de Freepik

Veja Também: Acredite se quiser – essa universidade não tem professores!

Quais habilidades extras o engenheiro professor precisa ter?

Como professor de níveis básico, fundamental e médio, será bastante comum ter que enfrentar situações de falta de atenção, resistência à autoridade e mais, sendo necessário ter alguns conhecimentos até mesmo de psicologia infantil. Ao mesmo tempo, para qualquer nível, será essencial saber conseguir transmitir toda a sua sabedoria para os alunos. Só que não se colocando em posição autoritária, mas de aprendiz também. Sempre ser capaz de se atualizar e reaprender constantemente. Sim, pois lecionar não é um ‘bico’ de trabalho, mas uma linha profissional que você manterá paralelamente ao seu trabalho principal como engenheiro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você também deverá conseguir lidar com as tecnologias de comunicação – por exemplo, ferramentas de aulas ead, pensando principalmente neste momento pós-pandemia. E nem seria necessário dizer, mas faremos mesmo assim, que empatia é TUDO! Claro que vale a experiência e facilidade de linkar assuntos teóricos à prática, comparando teoria com prática. E… COMPROMETIMENTO! Se ainda estiver na dúvida se seu perfil combina com o de um professor, experimente o mercado de trabalho antes de ir se especializar com um mestrado, por exemplo!

“Uma dificuldade grande que se tem dentro da docência são professores que não são capazes de fazer o que o trabalho propõe. Você coloca alguém para ensinar administração, mas não confia que ele consiga performar bem como gerente, por exemplo. Praticar a profissão é muito bom e ajuda até na hora de dar aula. E, como as pessoas se formam muito jovens, esse período permite o amadurecimento também.”

– Dércio Santiago da Silva Júnior, em reportagem de Na Prática.

engenheiro professor
Imagem reproduzida de Freepik

Não esqueça da sua missão

Decidiu que sim? Agora você é engenheiro e engenheiro professor! Não esqueça de nutrir este sentimento de pertencimento dentro de si! De agora em diante irá desempenhar um papel muito importante dentro da sociedade, acompanhando e inspirando pessoas em etapas importantes de sua formação – da mais básica à mais avançada. Lembre-se: professores deixam um legado para o seu país e, dependendo do desempenho, lembrados por seus alunos a vida inteira! Ou seja, como professor, esta pode ser sua maior chance de ajudar a mudar o mundo, ajudando a educar seres humanos para fazer o bem! Além disso, nesta caminhada, você terá lindas experiências, ganhará novas amizades e passará a enxergar a vida com um novo olhar, em meio a uma rotina dinâmica e variada.


Fontes: Na prática, IBEC.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Redação 360

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo