Engenharia 360

Será que vale a pena comprar um gerador de energia?

Engenharia 360
por Redação 360
| 22/01/2024 | Atualizado em 30/01/2024 5 min
Imagem reproduzida de Toyama

Será que vale a pena comprar um gerador de energia?

por Redação 360 | 22/01/2024 | Atualizado em 30/01/2024
Imagem reproduzida de Toyama
Engenharia 360

Gerador de energia é um equipamento que converte energia mecânica em energia elétrica. Em resumo, ele é utilizado para fornecer eletricidade em situações de apagões, em locais remotos ou onde a rede de distribuição é escassa.

geradores de energia
Imagem reproduzida de Toyama

Dito isso, vale refletir sobre a situação atual do mundo. Vivemos hoje grandes transformações por conta das mudanças climáticas. Uma delas são os eventos extremos, incluindo chuvas e ventos fortes, que podem impactar demais os sistemas de geração, armazenamento e distribuição de energia. Como consequência, várias cidades brasileiras já viveram episódios de apagão nas suas redes elétricas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Diante dos transtornos, do desconforto de ficar sem luz até prejuízos financeiros, vem a pergunta se vale a pena investir na compra de gerador de energia, principalmente para residências. Esse é o tema do artigo a seguir, do Engenharia 360!

Como funciona um gerador de energia?

A transformação de energia mecânica em energia elétrica dentro de um transformador acontece por conta de um motor, que pode ser movido à gasolina, diesel ou gás. O mesmo faz um giro de um eixo conectado a um alternador, responsável por gerar a corrente elétrica transmitida aos aparelhos elétricos conectados ao gerador. Enfim, a tensão dessa corrente pode ser regulada por um regulador de voltagem.

geradores de energia
Imagem reproduzida de Tecnogera

Veja Também:

Definição de circuitos elétricos: o que são, elementos e tipos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como são classificados os geradores de energia?

Os geradores de energia podem ser classificados do seguinte modo:

  • Combustível: Os geradores a gasolina são mais silenciosos e poluentes, mas mais baratos. Os geradores a diesel são mais silenciosos e poluentes, mas mais potentes e duráveis. Os geradores a gás são os mais silenciosos e econômicos, mas também os mais caros.
  • Potência: A potência do gerador deve ser escolhida de acordo com a demanda de consumo dos aparelhos elétricos que serão conectados ao gerador.
  • Tamanho: Por fim, os geradores podem ser portáteis ou estacionários. Os geradores portáteis são menores e mais fáceis de transportar, mas têm potência menor. Os geradores estacionários são maiores e mais potentes, mas também mais difíceis de transportar.

Vale destacar ainda neste tópico do texto que os geradores a diesel podem ser pequenos ou robustos, destinados a grandes prédios, ideais para quem precisa ficar o dia todo utilizando a energia do gerador, por exemplo. Já os geradores a gasolina são indicados para residências, emitindo menos ruído e sendo menos poluentes; porém, estes consomem mais combustível para funcionar.

geradores de energia
Imagem reproduzida de Blog Superbid

Atualmente, já existem modelos de gerador de energia eólico e solar, de maior ou menor potência. Especialmente o gerador solar, parte de um sistema fotovoltaico, precisará estar acompanhado de um kit contendo painel captador de energia solar. Nesse caso, a energia é armazenada em uma bateria e distribuída no local onde está instalada.

Veja Também: MAXITURBO: Gerador Eólico Vertical Brasileiro Revolucionando a Engenharia de Energia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Características adicionais

Alguns geradores de energia oferecem características adicionais, como:

  • Partida elétrica: permite ligar o gerador sem precisar puxar a corda.
  • Regulador de voltagem: mantém a voltagem da corrente elétrica constante.
  • Inversor de frequência: converte a corrente elétrica CA em corrente elétrica CC.

A escolha das características adicionais deve ser feita de acordo com as necessidades do usuário.

Quais as vantagens de fazer uso de geradores de energia?

Comprar um gerador de energia residencial é algo bastante vantajoso. Em caso de queda de energia na rede elétrica na zona de cobertura do seu endereço, por exemplo, você garantirá energia para sua casa. Nesse caso, será possível manter sistemas essenciais funcionando, incluindo para conservação de alimentos refrigerados, além daqueles para segurança, como alarmes e câmeras de vigilância.

Ademais, os geradores também ajudam a evitar que os aparelhos elétricos sejam danificados por quedas de energia ou oscilações de voltagem. E podem fazer a diferença em hospitais, escolas e outros equipamentos urbanos fundamentais de atendimento à população em regiões mais remotas, onde a rede elétrica não chega, o gerador de energia é essencial para ter acesso à energia elétrica.

geradores de energia
Imagem reproduzida de BRG Geradores

Quais os principais tipos de geradores de energia residencial?

Aqui estão alguns exemplos de modelos de geradores de energia residencial:

  • Gerador a gasolina:
    • CSM GG 2200: 2.200W, portátil, partida manual, 4 tempos, motor Honda.
    • Toyama TG 3500: 3.500W, portátil, partida manual, 4 tempos, motor Toyama.
  • Gerador a diesel:
    • Generac GP2200E: 2.200W, portátil, partida elétrica, 4 tempos, motor Kohler.
    • Cummins Onan KP2000: 2.000W, portátil, partida elétrica, 4 tempos, motor Cummins.
  • Gerador a gás:
    • Generac GP2200G: 2.200W, portátil, partida elétrica, 4 tempos, motor Kohler.
    • Cummins Onan GP2000G: 2.000W, portátil, partida elétrica, 4 tempos, motor Cummins.

Observação: Dentre as principais marcas de geradores de energia residencial no mercado, podemos destacar, por exemplo, Toyama, Honda, Yamaha, Kawasaki e Generac.

geradores de energia
Imagem reproduzida de Inocom Geradores

Como calcular a potência de um gerador de energia residencial?

Antes de tudo, precisamos destacar que as potências dos geradores de energia residencial variam de 1.000W a 10.000W.

Para sua casa, saiba que a potência necessária deverá ser aquela adequada para responder à demanda de consumo dos aparelhos elétricos que serão conectados ao gerador. Sendo assim, no momento do cálculo, some todas as potências desses aparelhos (considere o que consta nas descrições das embalagens ou no manual do fabricante) - em sites de concessionárias ou distribuidoras de energia é possível conferir o consumo dos mais comuns aparelhos domésticos que usam eletricidade para funcionar.

Por exemplo, se você deseja ligar uma geladeira de 1.000W, um fogão de 2.000W e uma TV de 3.000W ao gerador, a potência necessária é de 6.000W.

Observação: Lembre-se que os equipamentos que têm motor elétrico consomem 4 vezes a sua potência. Então um eletrodoméstico que consome 100 watts, precisará de 400 watts para ligar.

Como escolher um gerador de energia para sua casa?

Como dissemos antes, a primeira coisa que você deve considerar no momento de adquirir um gerador de energia para sua casa é a potência total. Afinal, quanto gasta de energia os eletrodomésticos da sua residência? A resposta ajudará a dimensionar o consumo. Depois, é preciso ir ao mercado e buscar mais informações sobre os produtos disponíveis, como se precisam de reguladores de voltagem, para evitar a sobrecarga.

Geralmente, o que você vai encontrar nas lojas são geradores compostos por capacitor (regulador de voltagem) e AVR (regulador de energia). Mas, na dúvida, consulte um vendedor técnico que consiga distinguir esses recursos e lhe passar mais informações.

Observação: Realize manutenções periódicas no gerador de energia de sua casa. Enquanto não estiver usando, guarde-o em local ventilado e seco, longe de fontes de calor e umidade. E siga as instruções do fabricante para evitar danos ao equipamento.

Veja Também:


Fontes: Folha de São Paulo, O Tempo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo