Engenharia 360

MAXITURBO: Gerador Eólico Vertical Brasileiro Revolucionando a Engenharia de Energia

Engenharia 360
por Redação 360
| 19/01/2024 3 min
Imagem divulgação MAXITURBO via Ekkogreen

MAXITURBO: Gerador Eólico Vertical Brasileiro Revolucionando a Engenharia de Energia

por Redação 360 | 19/01/2024
Imagem divulgação MAXITURBO via Ekkogreen
Engenharia 360

Há tempos o Brasil já se destaca no cenário da produção de energia eólica, liderando o setor na América junto dos EUA e México segundo dados do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) e tendo como capacidade instalada total 135 GW. As perspectivas são muito positivas. Há um crescente interesse nesse modelo de fonte limpa e sustentável, inspirando projetos como o MAXITURBO, um gerador eólico vertical 100% brasileiro.

De fato, o Brasil está na vanguarda da energia na América do Sul, com 8% da nossa matriz de energia eólica - destaque para o Nordeste, que responde à 85% da capacidade total. Impressionante! E a determinação do nosso país em explorar seu clima tropical, de ventos fortes e constantes, é tanta que, apesar de ser uma atividade relativamente nova por aqui, impulsionou a criatividade de José Francisco de Aguiar, de Tubarão, Santa Catarina, para o desenvolver do MAXITURBO. Saiba mais sobre esta tecnologia no texto a seguir, do Engenharia 360!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Gerador Eólico Vertical Brasileiro MAXITURBO
Imagem divulgação MAXITURBO via Ekkogreen

Conhecendo o gerador eólico vertical brasileiro MAXITURBO

O MAXITURBO é, em resumo, um sistema de geração de energia eólica de design compacto e versátil, pesando apenas 60 kg - o que facilita na hora da sua instalação em diversas estruturas, de edifícios residenciais a indústrias e embarcações. Destaque para seus pés telescópicos e extensores laterais de fixação, que oferecem uma montagem fácil e econômica.

Além disso, a engenharia eficiente desse gerador incorpora tecnologias de turbinas eólicas verticais e um sistema de exaustão, resultando em uma capacidade impressionante de geração de até 20 KVAh.

Resultados em testes

Percebe-se uma notável sensibilidade do sistema MAXITURBO aos ventos. Inclusive, em testes, o protótipo '3000 W' apresentou uma capacidade de rotação com ventos tão baixos quanto 0,5 m/s, diferenciando-o significativamente de outros aerogeradores no mercado. Essa característica permite uma geração eficaz de energia, mesmo em condições de ventos leves.

Por exemplo, foi medido em áreas de ventos médios geração aproximada de 50 vezes mais energia por metro quadrado com o MAXITURBO do que com geradores solares. Senso assim, seu desempenho se revelou consistente, superando limitações de outros modelos similares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Principais vantagens técnicas e econômicas do MAXITURBO

Comparado aos geradores fotovoltaicos, o MAXITURBO possui vantagens técnicas e econômicas notáveis.

No tópico anterior já adiantamos que uma das vantagens do MAXITURBO é a sensibilidade excepcional aos ventos, iniciando a rotação com ventos tão baixos quanto 0,5 m/s. Isso indica que essa engenharia é, portanto, uma boa opção para locais com baixa velocidade do vento.

Outra informação positiva é que o MAXITURBO também seria capaz de desempenhar um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar em ambientes fechados. Ele simplesmente poderia exaurir gases tóxicos, odores e vapores, fazendo reduzir a temperatura ambiente em até 8°C. Esses benefícios tornam o gerador eólico vertical brasileiro apenas uma solução energética, mas também uma resposta integrada para desafios ambientais.

Gerador Eólico Vertical Brasileiro MAXITURBO
Imagem divulgação MAXITURBO via Ekkogreen

Veja Também: Parque eólico SunZia, o Maior Projeto de Energia Limpa do Ocidente, ganha Investimento de US$ 11 Bilhões

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Perspectivas para a energia eólica brasileira

Podemos, portanto, afirmar que, com um olhar super visionário, as boas ideias de engenheiros como José Francisco de Aguiar podem moldar o futuro da energia renovável no Brasil, ainda contribuindo para um mundo mais verde e sustentável.

O MAXITURBO é um invento louvável, marcando um avanço na ciência nacional. E, agora, esse dispositivo poderoso se junta a outros projetos inovadores, como Airborne Wind Energy (AWE), liderado por engenheiros da Escola Politécnica da USP e da Universidade Federal de Santa Catarina.

Veja Também:


Fontes: Click Petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo