Neste momento, o mercado da construção civil assiste a uma revolução, com a chegada de novas tecnologias e a implementação de novos sistemas. De fato, muitas construtoras inovam em métodos construtivos, especialmente em processos que garantem mais segurança, qualidade e sustentabilidade. Imponentes e luxuosos arranha-céus são construídos em diversas cidades no Brasil, especialmente em cidades como Balneário Camboriú. E em algumas obras deste porte podemos ver a utilização da tecnologia Gang Forms. Descubra o que é isso no texto a seguir!
O que são as Gang Forms?
O termo 'Gang Forms' significa algo como 'Formas Trepantes'. Resumidamente, seriam grandes elementos de arquitetura e engenharia utilizados em edificações cuja planta baixa se repete mais ou menos da base até o topo. O que isso significa? Que muitas soluções de estruturas e fachadas também são repetidas, como um carimbo, um padrão, facilitando e tornando mais veloz o processo de construção dos pavimentos.
Confira: Engenharia Civil – O que é e para que serve?
Um exemplo de construção onde é empregado o sistema Gang Forms é o empreendimento Aurora Exclusive Home, da empresa Embraed. O edifício, com 230,87 m² e 160 metros de altura - total de 50 pavimentos - está localizado em frente à famosa Praia Central de Balneário Camboriú (SC). Ele apresenta estilo arquitetônico neoclássico, com uma imponente fachada. E seu projeto foi assinado pelos arquitetos Flavio Schiavon e Allan Malouf.
"O sistema melhora a geometria das torres, que são cada vez mais altas, de forma a garantir ainda mais qualidade e velocidade na produção. Reduz até 20% do tempo para concretagem de cada pavimento."
- o diretor de engenharia da Embraed, Emerson Pompeo, em reportagem de Tem Sustentável.
Como funciona o sistema Gang Forms?
O sistema Gang Forms é bastante utilizado em construções na Europa e já está sendo difundido no mercado brasileiro. Pode funcionar como um conjunto de gaiolas de andaime para a instalação e desmontagem de fôrmas externas, reboco e decoração como sistema único e integrado. E pode-se dizer ser um jeito de construir bastante eficiente e sustentável! Por exemplo, os módulos de alumínio podem ser reutilizados em diversos empreendimentos, dispensando praticamente o uso de painéis e escoras de madeira.
Para que é utilizado o Gang Forms na construção civil?
Certamente, a utilização desses módulos de alumínio requer um grande implemento de tecnologia embarcada na obra, com avançados sistemas de controles específicos exigidos. No caso, faz-se necessária a utilização de um concreto especial para evitar a sua retração. Mas, por outro lado, a precisão resultante é incrível! O encaixe das fôrmas praticamente resulta em elementos de arquitetura e engenharia "espelhados", ou seja, idênticos em todos os andares - o que bate com a ideia de repetição do pavimento modelo.
Vantagens apresentadas pelo sistema
- Permite excelente qualidade de execução e acabamento;
- Facilita a repetição nas fachadas de elaboradas decorações especiais, independente da altura da edificação;
- Colabora para uma rápida execução dos pavimentos, pois as Gang Forms não precisam ser removidas até a conclusão do trabalho;
- A instalação e desmonte dos elementos é feito com mais segurança, reduzindo a mão-de-obra - e aumentando a taxa de participação de trabalhadores de baixa qualificação, reduzindo custos trabalhistas;
- Garante maior precisão horizontal e vertical das construções;
- Qualidade de conexão superior entre painéis com menor tempo de decoração;
- Melhora a qualidade da construção e desempenho do conjunto, diminuindo o tempo de trabalho dos operários;
- Diminui custo com re-trabalho;
- E os refugos da construção podem ser diminuídos reduzindo o uso de recursos limitados como chapas e vigas de madeira.
Então, o que achou do sistema tecnológico das Gang Forms? Saiba que esta técnica de construção deve ser aplicada em muitos dos novos empreendimentos pelo Brasil - sempre que a geometria permitir, claro. Por isso, se estuda ou trabalha com arquitetura e engenharia civil, busque mais informações sobre o assunto!
Veja Também: Arquitetura desmontável e reaproveitável: saiba como podem ser as estruturas no futuro
Fontes: Tem Sustentável, s-form.co.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.