Com certeza você já precisou realizar uma construção ou uma simples reforma, mas não teve condições de pagar um profissional especializado. Além disso, tem coisas que são tão práticas que a gente mesmo acaba fazendo, só precisa de uma ajudinha ou orientação para realizar a tarefa sem problemas e da melhor forma. Foi pensando nessa necessidade que uma universitária criou um canal na internet para ensinar serviços de pedreiro.
Passar massa corrida, lixar uma porta, entre outros procedimentos. Tudo isso é descrito passo a passo na página da de Paloma Cipriano, de 23 anos. Essa mineira da cidade de Sete Lagoas usa o Youtube para postar tutorias que ajudam muitas pessoas na execução das tarefas, gerando uma grande economia e muito aprendizado.
A ideia surgiu a partir de uma necessidade. Na construção da casa da mãe, sobravam materiais, mas faltava dinheiro. Foi aí que Paloma decidiu botar a mão na massa e começou a fazer os serviços de pedreiro por ela mesma. Um dia, enquanto assentava pisos, a mãe sugeriu que ela gravasse o processo para divulgar na internet.
“No início, fiquei com receio de publicar porque tinha vergonha. Mas a reação das pessoas foi tão boa que resolvi gravar e divulgar tudo o que fazia em casa”, contou Paloma ao jornal Folha de São Paulo.
As práticas de alvenaria foram aprendidas pela moça em um curso e na prática. Com milhões de visualizações, o canal é um sucesso. “A internet se tornou uma facilitadora para as pessoas. Eu, por exemplo, tudo que não sei fazer procuro na internet e aprendo. É também uma forma de economizar um bom dinheiro'', disse ela, que pretende se profissionalizar ainda mais e inspirar as mulheres a realizar esse trabalho, para acabar com a história de que serviços de pedreiro são exclusividade masculina.
Atualmente cursando Publicidade, Paloma até chegou a estudar Engenharia Civil, mas não se deu muito bem com o curso, por incrível que pareça. ''Troquei para publicidade e não me arrependo porque é o que eu gosto”, revelou.
Uma proposta bem legal, não é? Para conhecer, assista um vídeos do canal de Paloma:
Para ver todos os vídeos, acesse o canal.
Referência: Folha de SP